Uncategorized

O que é uma criptomoeda e como comprar?

1 de February de 2022
O que é uma criptomoeda e como comprar?<

As criptomoedas são moedas que funcionam no meio digital. Elas não são emitidas por nenhum órgão ou país específico. 

Elas são produzidas em uma rede blockchain, que tem como missão guardar com segurança vários tipos de informações. 

Dentre as mais comuns, encontram-se: transações financeiras, registros e os dados das pessoas que estão envolvidas nessas transações. 

As criptomoedas, que são geradas no blockchain, contém um valor que, em determinadas situações, podem ser convertidas para outras moedas, entre as quais: dólar e real. 

Por esse motivo, as moedas digitais podem ser utilizadas como moeda de troca para aquisição de produtos e até consumo de determinados serviços. 

Com o desenvolvimento das criptomoedas no Brasil e no mundo, muitas empresas têm aceitado utilizá-las como forma de pagamento. 

A partir de agora, explicaremos como funciona uma criptomoeda, onde utilizar, como comprar, entre outras questões. Acompanhe! 

Como funcionam as criptomoedas? 

O primeiro passo é compreender que as criptomoedas são moedas virtuais. Diante desse contexto, não é permitido fazer uma troca física. 

Assim, elas só têm validade na internet, não sendo permitido o armazenamento na conta corrente, corretoras comuns ou em cofres. As moedas digitais são armazenadas em carteiras que funcionam no ambiente online e são denominadas de Exchanges. 

O surgimento das criptomoedas ocorre por meio da mineração produzida no blockchain. 

Quem ajuda no desenvolvimento dessa blockchain recebe o pagamento em criptomoedas que são colocados à disposição para as outras pessoas. 

As moedas digitais são negociáveis não só nas Exchanges, mas também em fundos de investimentos ou ETFs, com o apoio de corretoras de investimentos. 

Para que servem as criptomoedas? 

No início, o papel das criptomoedas era atuar como pagamento para mineradores na blockchain. 

Hoje, elas podem ser utilizadas como meio de troca tanto na aquisição de produtos como no consumo de serviços. 

As criptomoedas também são avaliadas como uma ótima opção de investimentos, uma vez que os especialistas acreditam que elas podem ser uma interessante reserva de valor. 

Com esse cenário, aparecem companhias que aceitam criptomoedas como forma de pagamentos, além de fundos de investimento em criptomoedas e várias oportunidades para que as criptomoedas se desenvolvam no mercado. 

Quais são as principais criptomoedas do mercado? 

A moeda mais popular do mercado é o Bitcoin (BTC). Ela surgiu em meados de 2008. De lá pra cá, conquistou-se muita valorização. Em 2020, valia cerca de 60 mil reais, alcançando 350 mil reais em 2021. 

Surgiu em meados de 2008, já valeu em torno de 60 mil reais em 2020, chegando aos incríveis 350 mil reais em 2021.

Existem ainda outras opções disponíveis no mercado, como: Ethereum (Ether); Dogecoin (DOGE); Litecoin (LTC), entre outros. 

Vale a pena investir em criptomoedas? 

Sim. A moeda digital oferece diversos benefícios, como: potencial de rentabilidade, diversificação da carteira de investimento, fácil acessibilidade para investimento, segurança da blockchain e privacidade. 

É fundamental deixar claro que, apesar da moeda digital ser bastante comum no ambiente online, ela é segura. Os seus dados não são compartilhados com outras pessoas na internet. 

Como comprar criptomoedas?

Você pode adquirir cotas de fundos de criptomoedas, fazer uma negociação direta em uma corretora especializada (denominada de exchange), aceitando as criptomoedas como meio de pagamento em um negócio ou fazendo a mineração. 

Comprar cotas de fundos é um dos meios mais práticos e eficientes. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou, em 2018, que os fundos brasileiros aplicassem investimentos indiretos em criptomoedas fora do Brasil – adquirindo derivativos ou cotas de outros fundos. 

Engana-se quem pensa que bitcoin para iniciantes é um processo complicado. Pelo contrário, existem diversos conteúdos gratuitos na internet que ajudam a deixar o conhecimento mais prático. 

Após descobrir as principais informações sobre criptomoeda, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas essenciais em relação ao mundo dos investimentos, controle financeiro e muito mais!