Benefício do INSS bloqueado para empréstimo, o que fazer?
Você deseja realizar um empréstimo, mas não sabe como desbloquear o benefício do INSS? Entenda o que deve ser feito nesses casos!
Alguns segurados do INSS têm direito a solicitar empréstimo consignado ao benefício. Entretanto, quando muito precisam solicitar este crédito, descobrem que o benefício está bloqueado.
O bloqueio de benefícios do INSS é uma medida tomada pelo governo para proteger os beneficiários do INSS e garantir que não haja abuso dos seguros.
Nesse artigo, vamos explicar quais são as consequências do bloqueio e o que você pode fazer para contornar esse problema. Então, continue lendo para descobrir como desbloquear o benefício do INSS!
Quais benefícios podem ser bloqueados pelo INSS?
Todos os benefícios referentes à aposentadoria ou pensão por morte do INSS podem ser bloqueados para a realização de empréstimos consignados.
Para isso, somente o titular da aposentadoria ou da pensão e o seu representante legal (desde que haja um termo de representação legal) podem realizar o bloqueio ou desbloqueio do benefício.
Importante: Procuradores não podem solicitar este serviço. Desta forma, aqueles benefícios que possuem procurador cadastrado não podem realizar empréstimo consignado.
Portanto, todos aqueles benefícios consignáveis (que podem solicitar o empréstimo consignado) podem ser bloqueados pelo INSS.
Entenda porque o INSS bloqueia benefícios para empréstimo consignado
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirma que o bloqueio dos benefícios para empréstimos consignados visa, exclusivamente, à segurança dos aposentados e pensionistas da Previdência Social.
Consequentemente, como o desbloqueio é feito somente pelo titular do benefício ou seu representante legal, a incidência de golpes diminui, sendo que os aposentados e pensionistas correm menores riscos de terem o seu seguro envolvido em uma fraude.
Como realizar o desbloqueio de benefício do INSS para empréstimo?
Para solicitar o desbloqueio, é muito fácil. Você pode realizar a solicitação pela plataforma Meu INSS ou pelo serviço Gov.br.
Confira um passo a passo para realizar a solicitação através da plataforma Meu INSS:
- Entre no seu aplicativo “Meu INSS” ou no site e acesse com seu CPF e senha cadastrada;
- Clique no botão da lupa, que aparece na parte superior da tela e escreva: “Novo Pedido”;
- Digite: “Desbloquear Benefício para Empréstimo”;
- Em seguida clique em AVANÇAR no canto inferior inferior da tela;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Após a solicitação, quanto tempo leva para o INSS realizar o desbloqueio ?
Após fazer a solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimos consignados e enviar toda a documentação solicitada para o INSS, é preciso aguardar o prazo do instituto.
A Previdência informa que o processo de desbloqueio pode demorar até 30 dias corridos após a solicitação.
Por isso, você pode solicitar o desbloqueio e acompanhar pela Plataforma Meu INSS. O passo a passo para acompanhar o andamento é:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Consultar Pedidos”;
- Encontre seu processo na lista;
- Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.
Agora que você já sabe porque acontece o bloqueio e como realizar o desbloqueio do benefício do INSS pode compartilhar com um colega que também precise saber da informação!