Como memorizar texto: 6 Dicas infalíveis
Com o intuito de facilitar a sua prática em como memorizar texto, escrevemos esse texto. Por essa razão, aqui você encontrará um guia rápido para desenvolver a sua capacidade para a memorização de textos de uma forma mais segura e eficaz.
Inegavelmente esta habilidade é um sonho de muitas pessoas que precisam nas suas práticas sociais se colocarem como bons oradores e intérpretes.
Então, tenha uma boa leitura e leve com você os nossos ensinamentos.
Por que não consigo memorizar o texto que estudo? Entenda os motivos!
Certamente, a maioria da população tem enormes dificuldades com a leitura intensiva. E é a falta dela que leva a ausência de treino para com a memorização de texto.
Infelizmente a maioria dos brasileiros não têm costumes com o exercício da leitura. O número de leitores no Brasil é pequeno demais, não há incentivo, então, é algo que precisamos desenvolver mais o hábito da leitura na população no geral, e especificamente, nas crianças, para elas serem os novos leitores.
Conforme essa realidade há uma dificuldade enorme para se entender o texto e consequentemente, a sua memorização. Para sermos bons em algo precisamos estar em contato com aquilo constantemente. Não precisamos focar apenas na leitura na escola. É hora de mudar o quadro estatístico do nosso país.
Então vamos avançar para o próximo passo? Confira nossas dicas de memorização do texto.
Confira 6 Dicas para memorizar texto de forma simples e rápida:
Se você quer ter uma memória capaz de recitar poesias, citar trechos de livros, memorizar leis importantes, ou qualquer texto para realizar aquela apresentação, chegou ao lugar certo. Propondo isso, apresentaremos algumas dicas abaixo e você pode aplicar a partir de agora. Elas serão úteis na sua vida!
Lembrando: o método para uma prática da memorização de um texto, precisa se adequar ao jeito de aprender da pessoa, então, você precisa apenas descobrir qual forma se ajusta às suas formas de aprendizagem.
1. Crie fichas de leitura
A ficha de leitura, conhecida também como fichamento, é uma ferramenta de extrema importância para ajudar uma pessoa a contextualizar e compreender melhor um texto que foi lido. Nele você pode escrever os pontos principais da obra (livro) ou qualquer texto (artigo, leis, etc.), que foi lido. Para você que precisa memorizar uma determinada citação ou parte importante, ter esse fichamento em mãos facilita bastante para a sua memorização. Ele serve de arquivo e você poderá consultá-lo a qualquer momento.
Não sabe fazer fichas de leitura? Então veja o artigo: Como Fazer Fichas de Leitura, escrito pela doutoranda em Ciências da Educação, Katty Oliveira, para o site Como Gabaritar, da pedagoga e empreendedora digital Laizia Santana. Nele você aprenderá de vez como produzir um fichamento para te ajudar no processo de memorização. Antes continue vendo nossas próximas dicas!
2. Escreva resumo depois da leitura
Sabemos que para a memorização de um texto a escrita é um meio propício para isto. Fazer um resumo sobre o que acabamos de ler faz toda a diferença para desvendar o texto. Diferente do fichamento, no resumo você precisa elaborar uma síntese mais rápida e, isso exige uma compressão maior do texto. Algumas pessoas procuram elaborar o resumo com as suas próprias palavras. Você precisa entender qual é a ideia principal, para depois ir para as secundárias. Caso ache necessário elabore um mapa mental, diagrama ou um esquema.
Uma dica: coloque as iniciais da primeira vogal ou consoante do texto e tente memorizar a partir dessas colas.
3. Não tente memorizar o texto literalmente, entenda o assunto
Da mesma forma, que colocamos aqui a importância da escrita, da gravação e da repetição da leitura do mesmo texto para a memorização. Do mesmo modo, colocamos a importância que tem você entender o assunto. O sentido e os significados que o autor quis passar quando escreveu, sem necessariamente usar as mesmas palavras já escritas. Isso é muito importante, inclusive, pode ser melhor do que apenas decorar. Pois, você terá como argumentar sem precisar, necessariamente, fazer uma repetição igual ao que foi escrito. É importante entender a história, contexto e momento quando o texto foi escrito para você poder aprendê-lo melhor.
4. Leia várias vezes o mesmo texto
Em princípio, sempre recomendamos a repetição da leitura, da gravação, e por fim, escrever o texto. Ou pode ler primeiro, depois escrever e por último gravar e tentar memorizá-lo. Você fazendo isso várias vezes chega ao resultado satisfatório. Você pode ler o texto no formato virtual ou no seu caderno com as suas próprias letras. Fazer esse exercício de ler o mesmo texto pode ter uma facilidade muito maior para memorizar.
Dica: É importante você separar por segmentos, por exemplo, se for para memorizar um poema, aplique um método de memorizá-lo por versos e depois estrofes para depois recitar o poema todo.
5. Realize leitura em voz alta
A leitura em voz alta apreende (ajuda a fixar aquilo que foi lido). Esse exercício é capaz de estimular a sua memória de longo prazo. A pessoa usa a própria expressão na entonação das palavras, ajuda a musculatura facial e corporal com gestos e atuação, há um controle do sentido da palavra, então, você termina memorizando mais as palavras. É uma forma de aprender a ler melhor para falar melhor e isso, em algumas, prática social é exigido, para ser bom orador ou leitor você precisa de treinamento.
Certamente esse sonho é aquele dos poetas que precisam vender suas palavras aos quatro cantos do mundo. Então, coloque emoção na hora de ler o texto.
6. Grave o texto e escute
Inegavelmente, toda pessoa sabe algo memorizado, seja uma música, o hino nacional, um poema ou trechos de citações de livros. Mas, como a pessoa memorizou? Ela deve ter escrito e ouvido muito aquelas palavras ou o próprio som dela cantando, lendo e musicando algo para poder fixar na sua mente. A repetição para memorização é necessária. Você deve treinar em qualquer lugar. Quando gravado no seu celular, só precisa consultá-lo nos momentos de intervalos, por exemplo, no ônibus, no metrô, na fila do banco. Quando escutamos a nossa própria voz a tendência é para uma melhor fixação.
Uma dica: Preste atenção na intensidade e sonoridade das palavras que você usa, assim, vai caminhando, escute e repita para assim memorizá-la melhor.
Conclusão
Desse modo, pretendemos aqui, deixar um guia rápido para você aplicar nos seus estudos do dia-dia. Aprender o conteúdo de um texto para poder contá-lo naturalmente ao seu melhor amigo é demais. Então, isso pode ocorrer, pois, quando fixamos uma experiência através do aprendizado, o estruturamos mentalmente, e compartilhamos de forma espontânea e com prazer.
Da mesma forma, você pode viver uma experiência maravilhosa com a leitura de um texto, redação ou poema, e por fim, conseguir memorizá-lo. Mas, lembre-se de entender o que está lendo, assim, vai facilitar na hora de falar. Sem dúvida, quando você estiver conduzindo aquela bela apresentação do texto, perceberá o quando foi importante o treino e a repetição.
Portanto, treine bastante. E se quiser compartilhar tudo que escrevemos, basta ficar à vontade.
Boa sorte!