Principais preocupações de segurança relacionadas aos pagamentos on-line
Os pagamentos online são muito comuns hoje em dia porque as pessoas compram cada vez mais pela internet, mas para que eles aconteçam tranquilamente, os negócios precisam buscar a segurança on-line constantemente.
Isso porque existem diversos riscos nesses procedimentos e eles podem expor dados e informações sensíveis dos clientes e da própria empresa. Além do fato de que a segurança é essencial para que a experiência de compra seja positiva.
O consumidor moderno gosta de comprar dessa forma porque encontra produtos e serviços com preços mais acessíveis e recebe aquilo que precisa no conforto do lar. Não é necessário enfrentar filas ou ter que sair de casa.
O papel dos negócios que querem vender dessa forma é oferecer métodos de pagamento variados e garantir a segurança de todas as informações passadas pelos consumidores durante as transações.
Isso é fundamental tendo em vista que existem muitos criminosos à espreita e prontos para roubar dados em seu próprio benefício.
Para evitar esses problemas, este artigo vai me falar um pouco sobre segurança em pagamento online, como é o roubo de dados, como evitá-lo, como garantir a segurança no pagamento e os ataques cibernéticos que podem acontecer.
Entendendo a segurança do pagamento on-line
A tecnologia está tão presente no dia a dia das empresas que é praticamente impossível voltar a atuar da maneira como acontecia antigamente, tanto é que alguns procedimentos simplesmente foram esquecidos.
Um exemplo disso é a emissão manual de notas fiscais que ficou no passado da maioria das organizações. Também surgiram práticas que facilitaram muito a vida dos clientes e das organizações, como no caso do pagamento on-line.
Até mesmo uma loja física de regador com cabo pode fazer vendas remotamente usando os pagamentos on-line para receber os valores.
Mas mesmo diante de todos os benefícios que essa opção oferece, a segurança precisa ser uma preocupação e estar em primeiro lugar, pois sua ausência pode ser sentida tanto por quem faz pagamento quanto por quem recebe.
O pagamento on-line pode ser feito por meio de diversas ferramentas de recebimento como um software de gateway. Trata-se de um sistema que intermedia a transação entre o cliente e a administradora do cartão.
Também é possível implementar um plug-in de soluções de pagamento para fazer transferências bancárias pela internet e usar opções variadas, como:
- Boleto bancário;
- Carteiras digitais;
- Troca de pontos;
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Transferência.
A segurança no pagamento digital deve estar de acordo com todos os meios oferecidos pela organização, de modo a garantir que as transações sejam realmente seguras.
Roubo de dados: definição
O roubo de dados acontece de várias maneiras, e uma das mais comuns é por conta de senhas fracas. A senha de acesso ao site de uma confecção de camisa jeans masculina uniforme não pode ser simples ou igual à senha de outros sistemas.
Mas esses roubos também podem acontecer por conta de ameaças internas, como no caso de funcionários desonestos ou insatisfeitos que podem copiar, alterar ou roubar dados de clientes.
Downloads comprometidos também facilitam o roubo de dados, algo muito comum quando alguém baixa programas ou informações de plataformas infectadas por vírus.
Se a organização responsável por armazenar as informações da loja for atacada por conta de um problema no banco de dados ou de seu servidor, o hacker terá acesso a todas as informações pessoais dos clientes.
Existem várias outras situações que podem levar ao roubo de dados, mas quando ele ocorre, a primeira coisa é manter a calma e lembrar que infelizmente essa situação ainda é frequente.
Em seguida, o profissional de TI precisa entender o que aconteceu, quando aconteceu e se ainda está acontecendo. Depois, é necessário avaliar a extensão do problema e quais foram as informações vazadas.
O ideal é fazer como um fabricante de cabine de força primária e tomar ações que previnem essa situação, mas se não foi possível e algumas credenciais tenham vazado, a primeira coisa é trocar as senhas.
Também é necessário ativar a verificação em 2 etapas nas contas e usar todos os mecanismos disponíveis para analisar os registros de acesso e denunciar tentativas.
Agora, se houver vazamento de cartão de crédito ou débito, é fundamental avisar as instituições emissoras de cartão, revisar os extratos e contestar qualquer lançamento irregular identificado posteriormente.
Táticas para aplicar segurança a pagamentos digitais
Para garantir a segurança dos pagamentos on-line, existem algumas estratégias que não podem faltar no planejamento da plataforma. São elas:
Certificação digital
Para que as pessoas possam compartilhar informações na internet, como sua identificação e dados de pagamento, é necessário que a plataforma tenha um certificado digital SSL (Secure Sockets Layer).
Trata-se de uma importante ferramenta de segurança que faz a criptografia da comunicação entre o site e os usuários, dificultando o acesso de hackers às informações sensíveis e sigilosas.
Usar gateways confiáveis
O gateway de pagamento é como se fosse uma máquina de cartão usada nos estabelecimentos físicos.
Quando uma pessoa compra um ar-condicionado com uma empresa de climatização e refrigeração, em seguida recebe uma mensagem de que o pagamento está em processamento ou aguardando aprovação.
Quando isso acontece, é porque o gateway está ativado e verificando informações como a veracidade do cartão, se ele está dentro da data de validade, se tem limite suficiente e se as informações inseridas estão corretas.
Se tudo estiver ok, a compra é aprovada e o pedido avança para um novo status, mas todo esse processo só pode ser feito com segurança se o gateway de pagamento for confiável.
Usar sistema antifraude
Por conta da quantidade crescente de golpes, é cada vez mais importante adotar proteção eficiente, como no caso de um sistema antifraude.
Dentro do site de uma empresa de pintura eletrostática epóxi pó, ele estuda o comportamento do dono do cartão e verifica se a compra é compatível com seu histórico. Se houver algum tipo de inconsistência, a transação não acontece.
É uma forma inteligente de evitar fraudes e o consumidor precisa passar por vários processos burocráticos para reverter, algo que preserva a imagem da loja virtual e evita variações negativas, bem como processos judiciais.
Tipos de ataques que podem ocorrer
Existem diversos tipos de ataques cibernéticos que podem acontecer, como no caso do phishing, um crime recorde no Brasil. Por meio dessa estratégia, os golpistas conseguem ter acesso a dados confidenciais, como senhas e login.
São links que chegam em forma de e-mails, mensagens no WhatsApp, e outras plataformas convincentes que direcionam o usuário para sites maliciosos.
Para evitar, antes de acessar o site de uma empresa de catraca padaria ou qualquer outra plataforma para fazer uma compra, o ideal é usar um anti-spam.
Também existe o ransomware, um malware que rouba dados sensíveis e solicita resgate para sua devolução. Em 2021, o Brasil registrou um aumento considerável desse tipo de roubo de informações e ele traz muitos prejuízos.
Pode fazer com que a plataforma fique inoperante por vários dias, algo que prejudica a operação. Para evitar essa situação, além de usar boas ferramentas, é interessante seguir boas práticas de configuração.
As companhias precisam estar alertas por conta dos ataques DDoS, visto que tem como objetivo esgotar os recursos usados pela rede, aplicativo ou serviço, de modo que fique acessível aos usuários.
Hoje em dia, é uma das principais ameaças ao funcionamento das empresas, visto que só no primeiro semestre de 2021, houve o lançamento de cerca de 5,4 milhões de ataques.
Uma loja de estofado também precisa se proteger contra o port scanning attack, um tipo de ataque feito por um malware programado para buscar vulnerabilidades que possam ser exploradas por ele.
A partir do momento em que essa vulnerabilidade é encontrada, todo o sistema pode ser prejudicado e as informações contidas nele são roubadas.
Outro muito comum é o Cavalo de Tróia, e recebe esse nome por ser uma ameaça que precisa da permissão do usuário para atuar.
Ele chega disfarçado de programa legítimo e já existe há muito tempo, no entanto, continua fazendo vítimas e roubando muitas senhas.
Por fim, uma empresa de içamento precisa tomar cuidado com ataques de força bruta, que nada mais é do que uma tentativa de invasão que se baseia em erros.
Mesmo sendo um método antigo, é um ataque bastante comum e costuma ser rápido e eficiente. Os hackers usam ferramentas que descobrem nomes de usuário e senhas, além de descobrir chaves criptográficas para invadir contas.
Considerações finais
Os pagamentos on-line já fazem parte da realidade do consumidor moderno, mas precisam de bastante segurança para que possam funcionar adequadamente nas plataformas de vendas.
Conhecer os problemas que podem acontecer e como lidar com eles é a melhor forma de implementar formas de pagamento seguras e proteger as informações dos consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.