Bancos Digitais

Banco Inter é fintech?

12 de July de 2023
Banco Inter é fintech?<

A importância das startups de finanças no mundo dos negócios faz aumentar cada vez mais o número de fintechs no Brasil. E, com isso, surgem as dúvidas, como, por exemplo, o banco Inter é fintech ou instituição tradicional?

O questionamento acontece no momento em que os bancos digitais fortalecem o seu relacionamento com os clientes. O banco Inter, por exemplo, tem 24 anos de existência e se consagra por buscar melhorar e automatiza a entrega dos serviços financeiros.

Mas o banco Inter é banco ou fintech? A resposta está neste artigo. Aqui trazemos o conceito, a proposta e outros elementos importantes da história da startup brasileira.

Afinal, o banco Inter é fintech?

Antes de explicarmos se o banco Inter é banco ou fintech, vamos entender o que significa fintch.

Em primeiro lugar, fintech representa um recurso útil que fortalece o desenvolvimento das empresas, dos empresários e do consumidor a gerenciar suas operações com a utilização de softwares específicos.

Assim, ela se diferencia dos bancos tradicionais por vários motivos, mas o fator principal é a velocidade dos sistemas. Enquanto os bancos tradicionais lutam para se modernizar, as fintechs já nasceram mais rápidas e flexíveis. 

Em outras palavras, é como se colocássemos um veterano e uma pessoa nascida há pouco mais de uma década em uma competição tecnológica. A tendência é que os mais jovens tenham maior poder de persuasão e agilidade porque acompanham as novidades do ramo durante o próprio crescimento.

De forma geral, as fintechs observaram que empréstimos, transferências, investimentos e pagamentos necessitavam se adaptar ao fluxo do dia a dia dos clientes, transformações as ações físicas em formato digital.

Mas então, por que o banco Inter é uma fintech?

Três fatores demonstram porque o banco Inter é uma Fintech. Vamos a eles:

1. História

Em 1994, a Fundação Intermedium Financeira foi fundada pela construtora MRV Engenharia. Três anos depois ela recebeu o nome de Inter. 

Dessa forma, a instituição ganhou notoriedade pela multiplicidade com capital aberto. Mesmo quando atendia pelo antigo nome, já disponibilizava aos correntistas depósitos, transferências gratuitas, pagamento de contas, saques na Rede Banco24Horas e cartão de crédito sem anuidade.

2. Proposta

Qual é o objetivo de uma fintech? Resolver os problemas financeiros dos seus clientes com recursos digitalizados.

Então não há dúvida! O banco Inter é fintech porque disponibiliza um serviço eficiente que facilita a vida do usuário com dificuldade de se deslocar até uma agência para realizar transações. Hoje elas são realizadas de forma eletrônica, de qualquer dispositivo e em qualquer horário.

Portanto, a proposta do banco Inter é melhorar a troca de experiência com os clientes, de maneira simples, protegida e clara.

3. Facilidade para a abertura de conta

Uma razão que comprova que o Banco Inter é fintech é possibilitar a isenção de taxas aos correntistas. Como uma fintech é totalmente digital, seus custos também são reduzidos e, por isso, os valores também são inferiores em relação aos bancos tradicionais. 

O Banco Inter é uma fintech que oferece:

  • Cartão de crédito sem anuidade;
  • TEDs ilimitadas;
  • Saques nas rede Banco24h ;
  • Compras e transferências via QR code;
  • Depósito de dinheiro por boleto;
  • Depósito de cheque por imagem;
  • Plataforma completa de investimentos;
  • Empréstimos e financiamentos;
  • Pagamentos de contas;
  • Seguros;
  • Recarga de celular.

E se as transações são facilitadas, a abertura de conta não seria diferente. A propósito, ela é de forma gratuita.

Para realizá-la, faça um cadastro com seus dados pessoais seguindo o passo a passo recomendando pela fintech. Depois, baixe o app para finalizar o cadastro.

Ou você pode fazer diretamente pelo app. É só baixar o aplicativo do Banco Inter, disponível na App Store e Google Play, seguir as instruções de cadastro e fotografar os documentos solicitados, usando o próprio App.

Caso a imagem não seja útil, isto é, o enquadramento, o fundo, as cores ou outros elementos contradizem com que o banco Inter pede, você será alertado para corrigir esses problemas tirando outra foto.

Rapidamente, sua conta digital estará aberta para você solicitar o seu cartão. O Banco Inter vai avaliar seu perfil e sua renda antes de aprová-lo. Em seguida, baixe o app do Banco Inter na Apple Store ou Google Play, e pronto!

Será que o banco Inter é confiável? Saiba mais neste vídeo:

Agora que você já sabe tudo sobre a história e viu porque o Banco Inter é uma fintech, veja também se o Nubank é uma fintech. Faça pesquisas, consulte o serviço gratuito de home broker do banco e se mantenha por dentro do universo das fintechs. 

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão conteúdos sobre investimentos, bancos digitais e finanças pessoais. Boa leitura!