Quais são os benefícios dos bancos digitais em comparação aos tradicionais?
Os bancos digitais têm um funcionamento muito semelhante aos bancos tradicionais, exceto por algumas características como conta corrente gratuita. Entretanto, muitos se perguntam se eles oferecem os mesmos serviços como cartão de crédito.
São dúvidas muito comuns entre pessoas que estão abertas a conhecer os serviços oferecidos pelas contas digitais, no entanto, ainda existe muita desconfiança pelo fato de que esses bancos não cobram tarifas, como geralmente acontece.
Essa ausência de cobrança faz com que os consumidores se questionem sobre a qualidade dos serviços oferecidos e de que maneira podem resolver problemas se não podem acessar o atendimento presencial.
A resposta para todas essas perguntas é que os melhores bancos digitais utilizam inovação e recursos tecnológicos para que possam operar com eficiência, e isso acaba barateando os custos.
São tecnologias que conseguem suprir a necessidade de uma agência e promovem um excelente atendimento pela internet. A conta digital é segura, com custos reduzidos e excelentes serviços.
Este artigo vai esclarecer as principais dúvidas relacionadas aos bancos digitais, como as diferenças entre eles e os bancos tradicionais, como identificar a melhor opção para cada pessoa e descobrir as vantagens e desvantagens dessa opção.
Pontos que os diferenciam
Os bancos digitais e os bancos tradicionais possuem diferenças relacionadas a várias características, dentre as quais estão:
- Movimentação do dinheiro;
- Serviços de movimentação financeira;
- Serviços complementares;
- Atendimento;
- Cobranças e tarifas de manutenção.
No caso da abertura de conta, em um banco digital isso é feito totalmente online, enquanto no banco tradicional pode ser pela internet ou presencial.
Em uma conta digital, é possível fazer saques nos caixas eletrônicos de bancos 24 horas, existe um cartão de movimentação da conta, é possível fazer PIX, TED E DOC, emitir boletos e fazer depósitos por boleto.
Muitas empresas, como uma de instalação de tela de proteção para janela de banheiro, utilizam os bancos tradicionais porque é possível fazer saques em agências do próprio banco ou caixas eletrônicos 24 horas.
Existe o cartão de movimentação da conta, a possibilidade de fazer PIX, TED e DOC e depósito por envelope nas agências bancárias.
Já no banco digital, é possível fazer aplicação automática do saldo, pagar contas de consumo e impostos e cadastrar débito automático, situações que também podem ser realizadas em um banco tradicional.
Os bancos digitais oferecem cartão de crédito e uma oferta básica de crédito, como empréstimos e financiamentos, ao contrário dos bancos tradicionais que fazem ofertas diversificadas.
As contas tradicionais permitem serviços básicos a serviços moderados em investimentos, algo um pouco diferente dos bancos tradicionais, visto que eles oferecem outros tipos e opções.
É possível usar o cartão de uma conta digital para comprar porta corta fogo P60, assim como acontece com as contas tradicionais.
Quanto ao atendimento, os bancos digitais oferecem integralmente pelos canais digitais, usando recursos como aplicativos, chat, call center, e-mail, entre outros. Não existe um gerente da conta, por isso também não existe uma referência para suporte.
Já nas agências tradicionais, o atendimento pode ser presencial, pelos correspondentes bancários, lotérica e canais digitais. Também existe um gerente de conta para oferecer suporte.
O maior benefício dos bancos digitais é que eles não cobram manutenção da conta, assim como as taxas de juros e tarifas podem ser um pouco mais caras do que os bancos tradicionais.
Estes, por sua vez, costumam cobrar manutenção da conta e as taxas de juros e tarifas costumam ser mais competitivas.
Optando pela melhor solução
Não é novidade para ninguém que a maneira como o ser humano vive e se relaciona mudou muito por conta dos avanços tecnológicos. Hoje em dia, já existe trabalho remoto, relacionamento pela internet e até opções para lidar com o dinheiro na web.
Uma clínica pode contratar serviços de manutenção equipamentos médicos diretamente no site da organização e diante dessas mudanças, os bancos também perceberam a necessidade de inovar.
Ao mesmo tempo, surgiram os bancos digitais e muitos consumidores não sabem como escolher entre um e outro.
A grande diferença entre as instituições são os serviços, pois enquanto o banco tradicional investe em atendimento presencial com as agências físicas, os bancos digitais resolvem tudo pela internet.
A grande questão está relacionada aos custos tarifários, visto que nos bancos tradicionais costumam existir muitas taxas, enquanto os bancos digitais oferecem os principais serviços bancários gratuitamente.
Outra diferença entre a conta digital e a conta tradicional é que na primeira os depósitos são feitos por boleto, enquanto a segunda recebe esses depósitos por envelope nas agências.
No que diz respeito aos serviços complementares, os bancos digitais fazem ofertas básicas de crédito, enquanto os bancos tradicionais conseguem diversificar as opções.
Uma clínica especializada em tratamentos para síndrome de burnout pode optar pelo banco tradicional para ter acesso a opções de investimentos mais complexos, visto que nos bancos digitais as opções são mais básicas e moderadas.
Considerando todos esses aspectos, no fim das contas, o que realmente importa é analisar o perfil do usuário, visto que o público que está mais acostumado com o mundo digital adota bancos digitais facilmente.
Por outro lado, o público tradicional e que faz movimentações maiores pode preferir os bancos tradicionais para atender suas necessidades.
Pontos positivos dos bancos digitais
Os bancos digitais trazem muitas vantagens para os clientes, e uma delas é a praticidade, pois tudo o que a pessoa precisa é de seu celular para fazer as transações financeiras.
O atendimento também é virtual, pelo próprio aplicativo do banco, tornando o serviço muito mais eficiente e sem burocracias. Devido à ascensão desse tipo de banco, os custos e taxas costumam ser totalmente nulos.
Nem mesmo cobram anuidade ou taxa para fazer transferências como TED e DOC, por outro lado, os bancos tradicionais cobram altas taxas por isso.
Um fabricante de estação de trabalho linear pode administrar uma conta nas plataformas digitais porque essas instituições financeiras são regulamentadas pelo Banco Central, por isso, são totalmente seguras.
Elas também oferecem maneiras avançadas de fazer autenticações no aplicativo, como reconhecimento facial, impressão digital e reconhecimento de voz, tornando o acesso ainda mais seguro.
Outra coisa que facilita muito o serviço desses bancos é que não existem restrições de horário. Eles são digitais, por isso, as pessoas podem fazer as transações a qualquer momento do dia ou da noite.
Por fim, as contas digitais são uma excelente alternativa para quem quer fazer investimentos com facilidade, uma vez que essas instituições oferecem uma variedade de opções em investimento no próprio aplicativo.
Tanto uma pessoa quanto uma empresa, como no caso de um consultório de fisioterapia respiratória domiciliar, podem fazer esses investimentos e o próprio banco faz a intermediação.
Isso significa que não é necessário procurar uma corretora de valores, além do mais, todas as movimentações de rendimentos são fáceis de acompanhar pelo celular e o resgate pode ser enviado diretamente para a conta.
Pontos negativos
Assim como os bancos tradicionais, as instituições digitais também possuem suas desvantagens, e uma delas é a dependência da internet.
Para ter uma conta nesse tipo de banco, é necessário ter internet para acessar o aplicativo, só que no Brasil, muitas pessoas não possuem esse acesso ou não estão familiarizadas com a tecnologia, o que pode dificultar para o correntista.
Muita gente ainda prefere pagar as coisas com dinheiro, seja uma roupa ou até mudanças em uma fachada de padaria em acm. Quem prefere pagar em dinheiro vivo não encontra muitas vantagens nos bancos digitais, porque existem limitações de saques.
O que acontece é que essas instituições bancárias não possuem agência física e os saques devem ser feitos em caixas 24 horas, no entanto, nem todos os saques são gratuitos ou ilimitados.
Por fim, outra desvantagem que afasta muitos consumidores dos bancos digitais é a ausência de agência física. Embora o suporte pelo aplicativo e pelo telefone costume ser muito bom, alguns clientes sentem falta do espaço físico.
É por isso que tantas empresas, como uma especializada em pintura epóxi metal, possuem estabelecimento físico, pois elas sabem que muitos clientes ainda preferem comprar assim.
No caso dos bancos, o público idoso costuma ir até as agências para resolver problemas, mas não é possível resolver as coisas dessa forma com o banco digital, assim, essa característica deve ser considerada na hora de fazer a escolha.
Considerações finais
Bancos digitais e bancos tradicionais são semelhantes em alguns pontos e muito diferentes em outros, mas é inegável que os digitais são mais práticos e úteis para quem já está familiarizado com a internet e a tecnologia.
Para decidir entre eles, nada melhor do que conhecer seus aspectos e considerar as necessidades e a realidade de cada pessoa como correntista.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.