O portfólio digital profissional é uma excelente maneira de apresentar seus serviços aos clientes. Então, se você está buscando por uma oportunidade de emprego ou quer alavancar sua carreira, a criação dessa ferramenta é essencial. 

Além disso, ao criar um portfólio digital, os seus possíveis clientes têm mais facilidade para encontrar seus serviços. Essa também é a melhor maneira de mostrar profissionalismo e passar confiança para as pessoas. 

Portanto, se você ainda não possui um portfólio digital profissional, é essencial seguir dicas para a sua criação. Dessa maneira, você aumenta a confiabilidade de seu serviço, diminuindo o risco de rejeição. Veja como criá-lo.

O que é um portfólio digital profissional? 

Antes de mais nada, um portfolio é uma compilação de seus melhores trabalhos. Essa ferramenta é essencial para passar confiabilidade e profissionalismo para os seus possíveis clientes, aumentando as chances de obter novas contratações. 

Porém, diferente de um currículo tradicional, ele serve para mostrar às pessoas que você é o melhor profissional para um tipo de trabalho. Dependendo do nicho que você atua, ele pode ser criado de diferentes maneiras. 

Atualmente, os portfólios ganharam força no mundo profissional, já que podem ser replicados ou acessados por diferentes pessoas ao mesmo tempo. E, como a maioria das pessoas está presente na internet, essa ferramenta funciona como um currículo. 

Porém, os benefícios de criar um portfólio digital profissional não acabam por aí, mas o principal deles ainda é o alcance. E, se você quer criar o melhor portfólio para a sua área de atuação, é essencial descobrir como alcançar esse objetivo. 

Qual é a importância de ter um portfólio digital? 

Atualmente, como a maioria das pessoas está presente na internet, é fundamental apresentar o seu trabalho até elas. E é justamente esse o principal objetivo de um portfólio: alcance. 

Os profissionais de todas as áreas podem criar um portfólio para apresentar seus trabalhos concluídos. Porém, para alcançar o seu objetivo, é essencial descobrir como criar um portfólio digital profissional. 

Afinal, o portfólio funciona como um currículo tradicional, mostrando os seus melhores trabalhos para seus possíveis clientes. E, dessa maneira, eles decidem se querem ou não contratar os seus serviços. 

Vale ressaltar que é importante publicar o seu portfólio digital profissional na internet para ter esse alcance. Afinal, mesmo que você tenha essa compilação, ela não servirá muito se não estiver disponível na internet. 

Como criar um portfólio digital profissional? 

Agora que você sabe da importância de criar um portfólio digital profissional, provavelmente está se perguntando a melhor maneira de criá-lo. Para fazer algo personalizado, basta seguir o passo a passo. 

1. Escolha um formato e uma plataforma

Primeiramente, criar um portfólio digital é um grande desafio, pois a maioria dos profissionais pensa que criar um site e publicar os seus conteúdos relevantes é o objetivo central. Mas o que diferencia os seus conteúdos dos demais, é justamente a apresentação. 

Assim que criar uma plataforma com a sua identidade, melhor será a sua marca. Então, antes de criar qualquer coisa, lembre-se de escolher o melhor formato e uma plataforma ideal para o seu portfólio digital. 

2. Escolha seus melhores trabalhos

Mesmo que você considere todos os seus trabalhos importantes, seu portfólio só precisa apresentar os melhores de sua carreira. Portanto, escolha aqueles que melhor te representam, mas que ao mesmo tempo transmitem a qualidade de seu trabalho. 

Lembre-se que seu portfólio deve possuir o máximo de informações possíveis. Ou seja, as melhores fotos, premiações, notas e, até mesmo, vídeos, se houver. Caso não tenha fotos para apresentar, trabalhe em uma boa legenda. 

3. Apresente seus melhores trabalhos acadêmicos 

Se você ainda está na faculdade, ou já concluiu o curso, mas está em busca da primeira oportunidade de emprego, apresente seus melhores trabalhos acadêmicos. Lembre-se de solicitar feedbacks para os seus tutores sempre que finalizar algo importante. 

Assim que tiver a opinião dos tutores, inclua em seu portfólio somente os conteúdos que achar relevantes. Além disso, vale a pena conversar com esses tutores e perguntar sobre o tipo de conteúdo que eles gostariam de ver em um portfólio. 

Por fim, é essencial que você sempre mantenha a honestidade, deixando claro que seus trabalhos ainda não são profissionais, mas sim “ensaios”. Essa é a melhor maneira de passar confiança para as pessoas. 

4. Estabeleça o seu objetivo 

Por fim, antes de começar a criar o seu portfólio digital profissional, deixe claro qual é o seu objetivo. É essencial descobrir quais informações pretende comunicar aos clientes através dessa ferramenta, antes de começar a criá-la. 

Além disso, quando você tem um objetivo em mente, será mais fácil encontrar uma plataforma que atenda aos seus requisitos de criação. Isso porque, existem muitas alternativas no mercado, sendo difícil escolher sem estar preparado. 

Sendo assim, antes de iniciar o seu portfólio, lembre-se de criar um planejamento. Essa é a melhor maneira de melhorar o seu alcance, garantindo que seus serviços sejam contratados por mais clientes.

Comentários