Comunicação empresarial e campanhas publicitárias: 4 dicas para planejamento
A comunicação empresarial é o combustível para que toda empresa se mantenha em movimento. Segundo a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) esse termo representa a forma como uma marca se apresenta para o seu público, clientes e colaboradores.
Para fazer isso, a empresa pode usar estratégias como as campanhas publicitárias para aumentar a credibilidade, fortalecer a presença no mercado e divulgar seus produtos e serviços. De acordo com algumas tendências apontadas por especialistas, a comunicação empresarial e as campanhas podem ganhar alguns aliados em 2025.
As novidades para o próximo ano podem servir de dicas para elaborar um planejamento anual eficaz capaz de auxiliar no crescimento da empresa. Os tópicos interessantes podem ser adicionados no Google Sheets da organização para que toda a equipe de marketing pense em estratégias para o novo ciclo.
Entre as tendências apontadas estão a integração de plataformas, monitoramento de dados em tempo real, inteligência artificial como aliada na personalização de conteúdo e marketing de influência com foco na autenticidade.
Use plataformas integradas
A tecnologia tem avançado de tal forma que muitas ferramentas estão se integrando para criar um ambiente unificado, facilitando o trabalho da comunicação empresarial. Conforme um artigo publicado pelo estrategista em marketing e vendas, Roberto Herrera Arbo, esse tipo de tecnologia é uma tendência que não só facilita a comunicação, mas também favorece o compartilhamento de dados e proporciona uma visão unificada dos projetos.
A integração de plataformas permite que e-mails, mensagens instantâneas, videoconferências e até sistemas de gerenciamento estejam interligados. Uma comunicação mais fluida e centralizada, reduzindo o tempo perdido na troca de diferentes aplicativos e diminuindo o risco da perda de informações, é o objetivo.
No aspecto das campanhas publicitárias, a integração de plataformas pode facilitar o acesso de informações e a colaboração entre equipes, sinaliza o autor, auxiliando na execução de projetos que tenham como objetivo a imagem da empresa.
Monitore de dados em tempo real
Um dos aspectos que devem continuar em alta em 2025 é o monitoramento de dados para fins de marketing digital em tempo real. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ao acompanhar métricas simultaneamente, as empresas acabam adquirindo ganhos de desempenho em um mundo digitalizado e competitivo.
Essa é, inclusive, uma das vantagens de usar dashboard, uma ferramenta gráfica que permite observar dados sincronicamente e organizar informações. Em campanhas publicitárias, esses quadros e outras ferramentas podem ajudar a aprimorar resultados de projetos anteriores e ainda auxiliar nas tomadas de decisão.
Personalize conteúdo com IA
Na comunicação, muito se fala sobre a possibilidade de a inteligência artificial (IA) substituir postos de trabalho, no entanto, a tendência para 2025 é que ela sirva de apoio para personalização de conteúdo.
Segundo o Sebrae, a principal vantagem da IA na produção de conteúdo é sua habilidade de gerar textos de forma rápida. Na personalização, a ferramenta permite que mensagens sejam adaptadas não apenas ao nome do destinatário, mas também ao comportamento, necessidades e preferências.
Por meio dela, é possível criar sugestões de conteúdos relevantes para campanhas de marketing ajustadas ao perfil de cada cliente.
Invista no marketing de influência autêntico
Dados da Goldman Sach Research mostram que o mercado de influenciadores digitais movimenta cerca de US$ 250 bilhões e tem potencial para crescer mais de 90% até 2027, resultando em um faturamento de US$ 470 bilhões.
Para 2025, o foco do marketing de influência deve ser a autenticidade, buscando por influenciadores que mantenham uma relação genuína com seu público e demonstrem alinhamento com os valores da marca.
Nas redes sociais da empresa e em campanhas publicitárias, os criadores de conteúdo podem produzir materiais que fortaleçam a imagem da organização e aumentem a visibilidade da marca para outros públicos.