O que é um ERP e para que serve dentro da pequena empresa?
Você sabe o que é um ERP? Entende quais benefícios uma pequena empresa pode ter ao adotar a solução? Compreende como é possível melhorar seus resultados ao usar a ferramenta? Essas são algumas perguntas que vamos responder ao longo deste artigo.
Na prática, o ERP é um sistema que integra os processos da empresa, envolvendo setores variados como financeiro, recursos humanos, marketing e a área produtiva.
Sua proposta é elevar a facilidade de gerenciamento e acessibilidade às informações, centralizando dados de todas as áreas em uma única plataforma.
Como resultado, a organização é capaz de realizar diagnósticos aprofundados a respeito das medidas necessárias para aumentar a produtividade e reduzir os gastos, por exemplo.
Em suma, em um único canal é possível acessar conhecimentos coletados em múltiplas fontes, sobre diversas áreas do negócio.
O que é um ERP?
ERP, ou Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão capaz de integrar múltiplas áreas de um negócio e centralizar dados de diferentes setores em busca de tornar as informações mais acessíveis e facilitar a tomada de decisão e gestão estratégica do negócio.
Estamos falando de um tipo de software usado para centralizar atividades de departamentos como:
- contabilidade;
- compras;
- gerenciamento de projetos;
- qualidade;
- investimentos;
- finanças;
- recursos humanos;
- logística e mais.
Na prática, o ERP funciona como uma central de negócios que integra as informações do fluxo de trabalho de ponta a ponta, permitindo acesso aos dados de todos os departamentos.
Nesse sentido, os softwares ERP ajudam a implementar o planejamento integrando todos os processos necessários para administrar sua empresa, entre eles compras, marketing, finanças, RH e mais, tudo isso em um único sistema.
Como funciona?
O primeiro passo é a contratação de um sistema ERP. Uma vez que todos os departamentos estejam vinculados, os dados são coletados pela ferramenta e ficam disponíveis para aqueles com permissão para acessá-los.
Os relatórios podem ser gerados com métricas, gráficos ou outros recursos visuais para te ajudar a determinar o desempenho da empresa e de cada setor.
De maneira eficiente os softwares hoje podem ser visualizados por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, a partir de qualquer lugar do mundo, incluindo até mesmo versões mobile, controladas a partir do seu smartphone.
Quais as vantagens para as empresas?
Entendido o que é um ERP, seguimos em busca de observar suas vantagens.
Começamos pelo fato de que com um único sistema é possível centralizar a gestão do desempenho empresarial, facilitando etapas como:
- planejamento,
- orçamento,
- projeção;
- monitoramento de resultados.
Os sistemas ERP unem uma infinidade de processos e permitem o fluxo de dados entre eles, contribuindo para a gestão empresarial facilitada.
Ao coletar os dados da organização, vindos de múltiplas origens, os sistemas ERP eliminam a duplicação de resultados e fornecem integridade nas informações, ao oferecer com uma única fonte de verdade.
Essa capacidade faz com que a análise de dados, tão estratégica para as companhias, se torne mais eficaz e assertiva, impactando os diferentes setores da companhia.
Entre os benefícios que a integração de dados pode gerar para a organização está a capacidade de identificar desperdícios, que podem ser eliminados, e reconhecer oportunidades para alavancar seus efeitos.
Em outras palavras, um sistema ERP oferece mais inteligência às empresas, tornando-as capazes de avaliar de forma assertiva onde estão suas falhas e suas melhores perspectivas.
Com isso, facilitam a tomada de decisão assertiva, ampliando a capacidade competitiva de uma organização.
E se isso parece uma preocupação para grandes corporações, saiba que não! Todas as empresas, especialmente as menores, devem aproveitar as vantagens do que é ERP.
Outros benefícios do ERP
Melhora a produtividade
Integrar e automatizar processos e dados elimina fluxos de trabalho com etapas desnecessárias, melhorando a assertividade da execução das ações.
Maior produtividade
Departamentos com processos integrados podem sincronizar as atividades operacionais. Isso aumenta a velocidade de execução, permitindo que você faça mais em menos tempo.
Automação da geração de relatórios
Criar relatórios é o pesadelo de muitos profissionais de diferentes setores, desde vendas ao RH. Com um ERP é possível automatizar essa criação, evitando que o seu time perca tempo com esse tipo de tarefa.
Vale destacar que além da velocidade de acesso a dados, a automação também aumenta a assertividade dos resultados encontrados.
Afinal, ao eliminar a duplicidade dos dados e garantir o uso das informações de múltiplas áreas, o relatório se torna ainda mais seguro do que se fosse criado manualmente.
Em suma, além de reduzir o tempo que os profissionais da empresa gastam na confecção de relatórios, o ERP também melhora a qualidade desse documento e, consequentemente, ajuda na otimização do seu uso, facilitando a tomada de decisão eficiente e nos resultados associados a elas.
Satisfação de clientes
Pois é! Até a satisfação dos clientes está em jogo no uso de um ERP.
Os ERPs permitem que as empresas acessem rapidamente as informações solicitadas por clientes ou mesmo seu histórico, o que gera uma maior satisfação, a partir de melhorias na velocidade das respostas e na qualidade das mesmas.
Redução de custos
Uma empresa mais produtiva é capaz de:
- tomar decisões baseadas em dados;
- alcançar resultados como a redução de gastos;
- ampliar o retorno sobre investimento.
O que é um sistema ERP e para que serve em uma pequena empresa?
Por que, afinal, um sistema ERP é importante para uma pequena empresa?
A resposta é bastante simples: porque ele permite que ela interrompa gastos desnecessários, invista melhor seu capital e aproveite ao máximo seus – escassos – recursos.
Afinal, é natural que pequenas empresas possuam bens reduzidos quando comparados a grandes negócios, concorda?
Geralmente, uma operação limitada movimenta menos dinheiro e, consequentemente, faz com que as reservas de capital do negócio também sejam curtas.
Diante disso, as pequenas empresas precisam aproveitar ao máximo cada centavo que possuem, reduzindo a quase zero o desperdício.
Isso sem falar que, ao aproveitar seus recursos da maneira adequada, a empresa tem maiores chances de:
- alcançar bons resultados;
- vender mais;
- ampliar o faturamento;
- ampliar a lucratividade.
Tudo isso, permite que ela seja mais competitiva e tenha mais relevância, por exemplo, na negociação com fornecedores e na busca por melhores preços de matéria-prima.
Ao fazer compras mais baratas é possível vender com preços mais baixos e aumentar a atração de clientes.
Perceba que a capacidade da organização em tomar decisões assertivas reduz o gasto desnecessário e multiplica as chances de crescimento.
Ao contrário, quando há um grande desperdício de recursos, uma organização perde seu potencial competitivo.
Agora que você já sabe o que é um ERP e para que serve, é hora de considerar a adoção da ferramenta na busca por melhorar seus resultados internos e externos, ampliando a competitividade da empresa, seja ela grande ou pequena.
Este conteúdo foi escrito pelo Bling!, um sistema de gestão online que descomplica o seu negócio. Oferecemos um ERP que realiza a emissão de notas fiscais e boletos, além de realizar integrações com as principais plataformas de e-commerce e marketplaces.