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5 dicas infalíveis para escalar seu negócio digital!

26 de September de 2022
5 dicas infalíveis para escalar seu negócio digital!<

O empreendedorismo digital se tornou a solução para muitas pessoas que queriam ter o próprio negócio de forma prática e moderna. Não é à toa que o número de negócios digitais cresceu consideravelmente.

De acordo com a pesquisa de empreendedores do Brasil, feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o país é uma das nações com mais empreendedores do mundo. Em 2021, o Brasil ocupou o 5º lugar no ranking global na taxa de empreendedorismo. Nesse cenário, a internet teve um papel fundamental!

O Fórum Econômico Mundial (WEF) aponta que um dos motivos para essa tendência é a melhoria da infraestrutura digital devido à pandemia do novo coronavírus, que resultou na maior procura por ferramentas digitais. Apesar de ser uma excelente forma de empreender, muitas pessoas enfrentam dificuldades na hora de escalar o negócio digital.

Afinal, com o mercado em plena ascensão, a competitividade e o grande volume de informações na internet se tornam desafios. É por isso que preparamos esse post com X dicas infalíveis para você escalar seu negócio digital e bombar suas vendas!
O que é escalar um negócio?
No mercado digital, muito se fala sobre escalar o negócio. Mas você sabe o que realmente significa essa expressão? A escalabilidade é a possibilidade de crescimento no número de clientes ou faturamento, mas sem a necessidade de aumentar os gastos, sejam eles com anúncios, serviços terceirizados, etc.

Alcançar a escalabilidade é o objetivo de muitos empreendedores, já que representa uma organização do negócio digital que garante a funcionalidade dos processos, em pleno crescimento.
Escalando o negócio digital
Apesar de ser a meta de muitos empreendedores, a escalabilidade é um fator que exige a relação de vários aspectos. O negócio precisa estar realmente pronto para operar com o crescimento, sem perder a funcionalidade e a capacidade de entrega.

Um estudo do Startup Genome Report feito com cerca de 3200 startups, descobriu que a maioria dos negócios cresce muito antes de estar pronta, resultando em uma taxa de falha de 90%. Para que você evite o desgaste do seu empreendimento e alcance o crescimento pleno, confira essas dicas:
Foco na persona
Saber quem é o seu cliente ideal e manter em mente este perfil em todas as estratégias traçadas é um grande diferencial. Afinal, é essa a pessoa que você quer alcançar e impactar, e, portanto, deve ser a direção para qual suas ações são encaminhadas.

Ao fazer um planejamento, traçar estratégias de marketing ou construir anúncios, não se esqueça de considerar as dores, desafios, desejos e objetivos da persona. Com o tempo, é fácil acabar perdendo esse foco, se afastando do cliente ideal e diminuindo o valor do seu negócio diante de possíveis compradores.
Planeje com sabedoria
Não é segredo que um negócio sem planejamento enfrentará dificuldades. É preciso estabelecer um plano de ação para suas estratégias, desde o marketing até o financeiro. Porém, mais do que planejar, é preciso fazer isso com parcimônia.

Estabeleça metas que você quer alcançar a curto, médio e longo prazo. Mas, não se esqueça de fazer isso com foco em objetivos reais, condizentes com o cenário do seu negócio. Muitos empreendedores estabelecem metas mirabolantes, que muitas vezes não são alcançáveis. Ou então, conseguem atingi-las, mas a custo de prejuízos em outros segmentos do negócio.
Aposte nas redes sociais
A presença nas redes sociais é um pré-requisito para qualquer negócio digital. Afinal, é a melhor forma de alcançar leads e construir a imagem do seu empreendimento. Por isso, construir conteúdos atrativos, relacionados ao nicho em que você se encontra e que envolvam assuntos de interesse do seu público, é primordial.

Porém, mais do que isso, é preciso usar as redes sociais de forma estratégica. Para crescer seu negócio, é preciso alcançar o público certo. Assim, priorize as redes em que sua persona está mais inserida. Por exemplo, se você foca muito no Twitter, mas sua audiência está muito mais presente no Instagram, você provavelmente terá que se esforçar mais para alcançar leads.

Por isso, analise onde sua audiência está. Publicando conteúdos assertivos onde seus leads possam ver, o engajamento aumenta, e logo, seu perfil cresce de forma orgânica, contribuindo para a escalabilidade.
Terceirize e automatize processos
Enquanto seu negócio digital cresce, pode ser difícil dar conta de tudo. Tentar abraçar o mundo é, inclusive, um dos empecilhos para a escalabilidade. Por isso, não tenha medo de contar com profissionais para te ajudar em serviços que você pode delegar. Assim, você tem mais tempo para focar no desenvolvimento do seu negócio.

Analise as atividades que mais ocupam seu tempo ou que podem ser otimizadas. Para fazer a contabilidade, por exemplo, é uma boa ideia terceirizar e contar com o apoio de um contador. A emissão de notas fiscais também pode ser automatizada, usando soluções automáticas de emissão fiscal.
Fique de olho nas tendências
O mercado digital está em constante mudança e expansão, com novas tendências surgindo todos os dias. Por isso, é primordial saber o que está acontecendo, tanto no seu nicho de atuação, quanto no mercado em geral.

Isso ajuda você a identificar oportunidades de conteúdo, possibilidades de parceria e novas formas de impactar sua audiência. Além disso, com a mesma rapidez em que se tornam trends, redes sociais, soluções e ferramentas podem cair em desuso com facilidade. Acompanhar essas mudanças é essencial para não ficar para trás.

Por fim, lembre-se: busque atualizar seus conhecimentos e estratégias sempre que possível. A escalabilidade é fruto de muito esforço, mas também de sabedoria para tomar decisões assertivas.