Business

Os prós e contras do day trade

19 de April de 2023
Os prós e contras do day trade<

Day trade é uma operação que envolve a compra e venda de ativos ou derivativos em um único dia na bolsa de valores. Costuma ser realizado por players e seu objetivo é obter lucros com as oscilações de preço que acontecem durante o dia.

Os investidores querem lucrar com seus investimentos, nada mais natural, afinal, quem investe realmente tem o propósito de ganhar mais dinheiro. Mas quem se interessa pelo day trade, tem a intenção de obter lucros em curto prazo.

Quem se interessa por ações ou está aprendendo sobre a bolsa de valores, provavelmente já ouviu esse termo antes. Ele nada mais é do que uma estratégia de especulação que pode ser usada tanto em ações quanto em ativos e derivativos.

É um acontecimento na bolsa de valores, por meio de operações que são finalizadas no mesmo dia. Esta característica é o que diferencia o day trade de outras estratégias de negociação, como o position ou o swing trade.

São situações com prazos maiores, e também é por isso que o day trade é o sonho de muitas pessoas que compram ações na bolsa.

Mas para aproveitá-lo, é necessário compreender seu conceito, seu funcionamento, bem como suas vantagens e desvantagens.

Conceito e funcionamento de day trade

Day trade é uma operação de compra e venda de derivativos e ativos que acontece no mesmo dia na bolsa de valores. É praticado por investidores que têm o objetivo de obter lucro com a oscilação de preço, dentro de alguns minutos ou horas.

Além de compreender o conceito de day trade, também é muito importante saber diferenciar especulação e investimentos. Os investimentos na bolsa de valores envolvem objetivos de médio e longo prazo.

Por exemplo, se uma academia de pilates solo para gestantes investe na bolsa de valores, tem a intenção de comprar boas empresas e aumentar a rentabilidade de seu patrimônio em longo prazo.

Os traders não estão preocupados com a empresa que está operando os ativos e podem lucrar até mesmo se houver uma queda na bolsa de valores.

O foco deles é a volatilidade dos preços, uma vez que é possível realizar operações de compra e venda de maneira mais dinâmica.

Embora o conceito de especulação seja fácil de entender, ter sucesso com essa prática não é tão simples. Os investidores precisam saber o que é e como funciona o day trade, mas também devem montar uma estratégia eficaz.

Eles precisam compreender a teoria e a prática porque no mercado de capitais nem sempre o movimento acontece da maneira como se espera.

É justamente por isso que os riscos são tão altos, mesmo porque, a exposição à volatilidade e a alavancagem são perigosos porque podem fazer o mercado seguir o caminho contrário ao que é esperado pelos investidores.

Se isso acontecer, uma farmácia veterinária que faz investimentos terá poucos segundos para tomar decisões. Mas este cenário pode gerar prejuízos, por isso é muito importante saber manejar os riscos.

Quem faz day trade não realiza operações sem embasamento, visto que é possível analisar o mercado e observar padrões, ler tendências e analisar indicadores estatísticos.

Vantagens do day trade

O day trade traz muitos riscos para os investidores, tendo em vista que as operações realizadas acontecem em um prazo muito curto e não permitem análises detalhadas antes de tomar uma decisão, mas ele também traz vantagens como:

  • Fazer alavancagens;
  • Agilizar negociações;
  • Aumentar a liquidez;
  • Controlar prejuízos;
  • Ter mais ganhos.

As alavancagem são uma técnica que possibilita operações mesmo que o trader não tenha a quantia necessária para comprar o investimento. Ele pode simplesmente fazer um empréstimo para aumentar sua rentabilidade.

Se o investimento não der certo, terá de pagar pelas perdas. Mesmo assim, o day trade é uma operação extremamente ágil, uma vez que pode ser feita dentro de 24 horas.

Um especialista em oftalmologia veterinária que queira fazer esse tipo de investimento não precisa se dedicar muito ou ter muita paciência porque a negociação dura apenas algumas horas.

As ações são conhecidas como investimentos de alta liquidez, assim sendo, a partir do momento em que a venda é realizada, o lucro fica disponível em 24 horas.

Existem algumas técnicas que podem ser usadas, como o stop loss, que ajuda a controlar prejuízos da operação e atua como base de controle de risco, algo muito importante para negociar com renda variável.

O day trade não traz nenhuma garantia de ganhos, por outro lado, existe a chance de receber muito mais dinheiro e de forma rápida, uma vez que se a operação for bem-sucedida, o ganho é imediato.

Desvantagens do day trade

Quem investe sabe muito bem que nem tudo são flores no mercado de investimentos, e com o day trade não é diferente. Algumas de suas desvantagens são:

Baixa probabilidade de êxito

Um fabricante de painel elétrico trifásico preciso estar atento porque de acordo com estudos sobre o assunto realizados no mundo todo, são poucos os day traders que conseguem ter sucesso em suas estratégias.

Em outras palavras, alguns investidores conseguem ter sucesso de maneira consistente, mas são poucos os que alcançam esse objetivo. Aliás, muitos só são bem-sucedidos em algumas ações por pura sorte.

Um dos maiores problemas do day trade é que os micro movimentos nos quais se apoia costumam apresentar muitos ruídos e são erráticos.

Mesmo que o investidor use muitos stop loss, a quantidade de operações que tomam prejuízo, mesmo que sejam pequenas perdas, são muito maiores do que os ganhos. No day trade, é muito mais comum errar do que acertar.

Monitoramento constante

Assim como um ortopedista para cachorro, ser day trader pode ser considerado um trabalho, visto que esses investidores praticamente possuem um emprego com horário de entrada e saída.

Embora a vida deles seja muito mais fácil hoje em dia do que antigamente, visto que existem plataformas sofisticadas, ainda assim, é algo que exige muito do investidor.

Ele pode contar com ferramentas e facilidades, mas elas são limitadas e nem sempre são confiáveis. Quando o investidor conhece esses recursos, acaba achando tudo muito simples, pois basta programar o robô que ele vai ficar ganhando dinheiro.

Mas as coisas não são bem assim, uma vez que essas plataformas não sabem executar corretamente o que é programado, existem muitas corretoras que deixam os investidores despreparados em momentos nos quais eles mais precisam de auxílio.

Principais estratégias de day trade

O day trade possui diferentes tipos de estratégias, e os estilos mais comuns são scalping, seguidor e reversão de tendência. Todas elas exigem muita atenção por parte do trader durante a sessão para monitorar os gráficos.

Supondo que o investidor queira comprar ações de uma marca de aparelho para ultrassom veterinário com doppler, pode usar a estratégia de scalping para alcançar pequenos lucros, considerando pequenas mudanças de preço que podem acontecer.

Os scalpers são focados em uma quantidade maior de operações e apresentam uma relação de risco ou de retorno pior, por isso, é necessário ter uma alta taxa de acerto para que o investimento seja lucrativo.

O maior desafio dessa estratégia é fechar as posições com prejuízo, antes que elas comecem a prejudicar os lucros.

Quanto à reversão de tendência, também conhecida como negociação contra a tendência, é uma estratégia que tenta lucrar com a reversão de tendências de mercados, considerando que um preço está muito caro ou muito barato.

Um exemplo disso é quando o preço das ações de um fabricante de rótulo transparente personalizado sofre uma queda e o trader identifica um sinal relacionado à compra ou venda desse indicador.

Se ele começar a operação por essa razão, pode obter lucros com a virada de movimento de baixa para alta, entretanto, é importante lembrar que esse estilo operacional é muito arriscado, embora possa trazer bons retornos.

Por fim, o seguidor de tendência é uma estratégia muito usada no day trade porque seu foco é encontrar movimentos de preços que se baseiam na direção vigente.

Ao usar essa estratégia, o trader que está interessado nas ações de um fabricante de rastreador e bloqueador veicular via celular vai buscar uma maneira de tirar vantagem do movimento do preço e sair apenas quando a tendência estiver no fim.

Considerações finais

Depois de entender um pouco mais sobre o day trade, já dá para ter uma ideia se ele realmente vale a pena para o investidor. Existem diferentes perfis de pessoas que investem e apenas algumas se adequam ao perfil de day trader.

A prática vale muito a pena, mas é necessário ter o perfil ideal, além de compreender os riscos e as necessidades desse tipo de atividade. Sem esse conhecimento, o indicado é não entrar no mercado ou adiar a entrada para quando estiver mais preparado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.