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Planejamento estratégico empresarial: o que é, qual a importância + 4 dicas para desenvolver o seu!

12 de July de 2022
Planejamento estratégico empresarial: o que é, qual a importância + 4 dicas para desenvolver o seu!<

Como você sabe se as atividades da sua empresa estão a levando para o caminho certo?

Os empreendedores que se percebem sem parâmetros para medir a evolução do seu negócio podem apresentar dificuldade em desenvolver estratégias que promovam o crescimento da sua organização.

Uma ferramenta crucial no mundo dos negócios e que previne esse tipo de problema é o planejamento estratégico empresarial.

Sabemos que essa ferramenta não deve ser estranha para você, mas você realmente compreende como ela se estende?

Se este conceito ainda está um pouco nebuloso para você, comece esclarecendo-o por este artigo.

Aqui, você vai entender exatamente o que é planejamento estratégico empresarial, sua importância, e 4 dicas para desenvolvê-lo na sua empresa. Confira!

O que é planejamento estratégico empresarial?

O planejamento estratégico empresarial é um documento que centraliza as estratégias que serão utilizadas pela empresa como um todo para que ela possa atingir determinado objetivo, que possui relação direta com o sucesso financeiro do negócio.

No plano devem estar inclusos:

  • declarações de visão, missão e valores da organização;
  • estudo do cenário atual do ambiente interno;
  • estudo do cenário atual do ambiente externo;
  • definição de metas;
  • definição de indicadores para monitoramento dos resultados;
  • processo de tomada de decisão;
  • ações ou mudanças que serão realizadas.

Em síntese, o planejamento estratégico empresarial é uma bússola que aponta a direção que uma empresa deve seguir se quiser atingir o sucesso almejado.

Por essa razão, o plano desenvolvido deve ser de longo prazo. Afinal, não se constrói um negócio de sucesso de um dia para o outro.

O período proposto no planejamento estratégico empresarial pode ser de 5 anos para mais. No entanto, este é um aspecto que varia de empresa para empresa, já que alguns fatores precisam ser considerados, como:

  • o tamanho da organização;
  • objetivo apresentado;
  • capital investido para as estratégias;
  • possíveis obstáculos.

Qual é a importância do planejamento estratégico empresarial?

O planejamento estratégico empresarial faz muito mais do que simplesmente apontar a direção para o sucesso de uma empresa.

Ele constrói a ponte entre esses dois elementos.

Então, para além de uma bússola, o planejamento estratégico também funciona como um mapa.

Ao desenvolver este plano, você terá em mãos um destino, e o caminho para esse destino. Agora, é preciso entender que o planejamento estratégico empresarial não é um plano que deve se limitar ao conhecimento das lideranças, e aí está a real relevância desse documento.

Depois de desenvolver o planejamento estratégico empresarial, você deve compartilhá-lo com todos os colaboradores da organização. E mais: se necessário, deixe-o exposto em algum local do escritório.

A finalidade disso é deixar todos na mesma página. Assim, os funcionários poderão entender, de fato, onde a empresa se encontra no momento, aonde quer chegar, e como atingirá esse objetivo.

A falta de clareza sobre os objetivos da empresa é motivo de estresse. E não é exagero. De acordo com um estudo da Comparably, este é um dos aspectos que prejudicam a saúde emocional dos colaboradores.

Além disso, sem um objetivo evidente, as equipes simplesmente não poderão gerar os resultados esperados, e por isso o planejamento estratégico empresarial é tão essencial para as organizações, em todos os níveis possíveis.

Portanto, aí está mais um grande benefício do plano: maior alinhamento com o propósito da empresa.

Confira outras vantagens do planejamento estratégico empresarial:

  • promove o engajamento dos colaboradores;
  • eleva a vantagem competitiva da empresa;
  • organiza a gestão dos departamentos;
  • aumenta a produtividade da equipe;
  • proporciona desenvolvimento contínuo;
  • oportunidade ações mais ágeis.

4 dicas para desenvolver um planejamento estratégico empresarial

Diante de tantos benefícios, ficou tentado para começar a desenvolver seu planejamento estratégico empresarial? Está mais do que na hora de iniciar!

Mas antes de tudo, confira a seguir 4 dicas para desenvolver seu plano!

  1. Tenha clara a missão, visão e valores do seu negócio

Ao definir esses elementos, você gera identidade para o seu negócio. Quando sua empresa tem uma personalidade, as pessoas conseguem se identificar com ela.

Dessa forma, os colaboradores podem se relacionar com seu propósito e se manter engajados nas estratégias, performando melhor.

Tudo isso se trata de construir uma cultura organizacional. Ela é o DNA da empresa e é determinante para o progresso do planejamento estratégico.

Como já dizia Peter Drucker, o pai da administração moderna: “A cultura come a estratégia no café da manhã”.

Em outras palavras, se sua organização não possui a essência do propósito que você deseja atingir, não conseguirá aderir ao planejamento estratégico empresarial.

  1. Faça um estudo sobre os ambientes internos e externos

Para desenvolver um planejamento estratégico empresarial que seja realista, é preciso fazer uma análise aprofundada sobre os ambientes internos e externos.

Por que?

Porque é preciso encontrar as oportunidades de crescimento do seu negócio, e as ameaças existentes para o sucesso.

Uma ferramenta que pode te ajudar a entender essas singularidades é a Análise SWOT.

Veja um exemplo de Análise SWOT para bancos neste infográfico:

matriz swot banco

A partir dessa ferramenta, você encontrará a oportunidade de desenvolver sua empresa e estará preparado para as possíveis ameaças que possam surgir. Com isso, basta elaborar estratégias para ir em direção ao sucesso, isto é, criar seu planejamento estratégico empresarial.

  1. Estabeleça metas e objetivos

Um planejamento estratégico empresarial sem metas é simplesmente uma declaração daquilo que a organização gostaria de alcançar.

Com as metas e objetivos estabelecidos, a empresa tem foco e consegue enxergar um caminho para seguir.

Contudo, criar esses indicadores pode ser motivo de frio na barriga dos empreendedores, já que ninguém quer estipular metas inalcançáveis e deixar a empresa “correndo atrás do próprio rabo”, não é mesmo?

Para evitar isso, experimente utilizar a metodologia SMART Vendas que auxilia na criação de metas alcançáveis e desafiadoras. Para isso, consideram-se cinco aspectos, provenientes das letras que formam a palavra SMART:

  • specific (específicos): as metas devem ser objetivas
  • measurable (mensuráveis): as metas devem ser mensuráveis;
  • attainable (atingíveis): as metas devem ser alcançáveis;
  • realistic (realistas): as metas devem ser realistas;
  • time-bound (com tempo limite): as metas devem ter um prazo.

Ao seguir isso, você não corre o risco de estabelecer metas impossíveis para os colaboradores, mas continua mantendo o objetivo desafiador.

E não se esqueça do principal: acompanhe os resultados para monitorar o progresso do planejamento estratégico empresarial! E para esses casos, sistema de CRM e plataformas de gestão são grandes aliados para otimizar as atividades e relatórios da equipe.

A atenção aos indicadores é primordial para ter controle do que está sendo feito e pensar em soluções ou táticas que revertam algum cenário que não represente o ideal.

  1. Desenvolva um plano de ação

Agora é hora de colocar a mão na massa. E, afinal, o que deverá ser feito para alcançar os objetivos e metas desejados?

Este é o momento em que é necessário definir o que cada área deve fazer para que a empresa, como um todo, se desenvolva.

Desse modo, uma reunião com todos os líderes de departamento deve ser feita para alinhar todas as áreas da organização.

Quando este plano de ação for construído, se certifique de que ele será compartilhado para todos os funcionários.

Assim, você garante que todos estão trabalhando para um mesmo objetivo. É como fiz a famosa frase de Henry Ford: “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória”.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.