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[TOP 5] Vantagens do marketplace para incrementar a receita

24 de November de 2021
[TOP 5] Vantagens do marketplace para incrementar a receita<

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, o número de consumidores online cresceu bruscamente. Logo, para quem já anunciava na internet, as vantagens do marketplace ficaram ainda mais claras.

O ano de 2020 foi contemplado com um dado significativo para os comerciantes: aumento das vendas em marketplace em 52%, segundo pesquisa realizada pela  Ebit | Nielsen.

Poderíamos contar esse dado como uma das cinco vantagens do marketplace, mas podemos citar muitas outras coisas boas por aí:

  1. Investimento mais modesto
  2. Ideal para iniciantes no comércio online
  3. Público diverso e em grande número
  4. Base de consumidores consolidada
  5. Grandes campanhas de marketing

E sobre cada uma dessas vantagens, compartilhamos mais detalhes a seguir.

Está empolgado para saber mais e começar o seu negócio no marketplace? Então continue nos acompanhando!

Quais são as vantagens do marketplace?

O marketplace é um enorme shopping virtual que facilita tanto a vida dos compradores quanto dos vendedores. Ele oferece muitos benefícios aos lojistas, principalmente para quem está pensando em investir no comércio virtual.

Se você não sabe o que é um marketplace, separamos um vídeo bem instrutivo. Confira!

Diferententemente de lojas físicas, os marketplaces oferecem os seguintes benefícios:

  • Sua loja virtual fica aberta 24 horas por dia, 7 dias na semana
  • Seu fluxo de vendas é mais intenso
  • Seu público será maior e mais diversificado

Não sabe como anunciar em marketplace? Bem, existem dois caminhos para quem é novo na área. Um deles consiste em fazer seu cadastro por conta, aguardar aprovação e começar a anunciar.

Nesse caso, você pode encarar esse modelo como um jogo: você começa sem experiência e vai construindo seu personagem – sua loja –, deixando-o mais forte ao longo do tempo. 

No marketplace, você começa sem experiência (sem reputação). Dessa forma, quando anuncia uma mercadoria, ela compete com outras iguais, vendidas por outros lojistas. As de melhor reputação e com mais índice de vendas aparecem entre os primeiros resultados.

Já a segunda forma de entrar em um marketplace é por meio de plataformas de venda completas, como olist store. Entre as vantagens desse modelo estão:

  • Anunciar em vários marketplaces ao mesmo tempo
  • Administrar tudo por uma única plataforma
  • Melhor visibilidade
  • Apoio no atendimento aos clientes
  • Condições logísticas mais competitivas

Com olist store, o vendedor vende seus produtos usando a vitrine do olist. Dessa forma, aproveita a alta reputação da empresa nos marketplaces e, assim, conquista as melhores posições nos canais. O resultado é ganho de visibilidade, alta conversão e mais vendas! Acesso o site do olist para saber mais.

Agora que você já sabe o que é marketplace e como anunciar por lá, vamos conhecer mais a fundo as cinco principais vantagens dessa plataforma:

  1. Economia é a alma do negócio

A maioria dos jovens vendedores tem um orçamento bem restrito para montar seu e-commerce. Por isso, a vantagem do marketplace em relação à loja física é a seguinte:

  • Não há necessidade de alugar um espaço físico
  • Não precisa pagar água, luz e telefone
  • Não há limpeza e manutenção predial

Já em relação ao e-commerce, a loja virtual propriamente dita, as vantagens do marketplace são outras:

  • Não precisa registrar domínio
  • Sem necessidade de contratar hospedagem
  • Não é necessário contratar web designer e nem programador para desenvolver a sua loja

Portanto, quem está com o orçamento restrito e não quer deixar de vender, apostar em marketplaces é uma ótima saída para economizar e ver o negócio prosperar.

  1. Iniciantes, esse é o seu lugar

Como falamos no tópico anterior, o marketplace é um ótimo canal de vendas por não precisar de um investimento inicial muito alto. Além disso, é muito mais simples de operar e fácil de controlar.

Claro, a diversidade de produtos é um diferencial para quem quer vender mais, mas você pode começar com um estoque baixo e ir aumentando aos poucos. Com calma e muito trabalho, você vai ganhando seu espaço e os próprios clientes.

  1. Público diverso

Se em sua loja física você atendia cerca de 90% de clientes locais, em um marketplace qualquer pessoa com acesso à internet é um potencial consumidor.

Seu público terá origens e idades diversas. Sendo assim, prepare-se para trabalhar muito, já que suas vendas e renda irão aumentar.

  1. Base de consumidores consolidada

Já ouviu falar no Mercado Livre? E em Americanas, Submarino e Amazon? Esses sites são marketplaces muito conhecidos e com uma base de consumidores consolidada. Sendo assim, nem precisamos dizer o quanto isso é benéfico para o seu negócio, não é mesmo?

Ao anunciar nesses canais, você aproveita a autoridade e o tráfego qualificado dos maiores sites de venda do Brasil!

  1. Marketing pronto

Você pode “surfar a onda” das grandes campanhas sem se preocupar com estratégias de marketing, pois o próprio marketplace fará isso por você.

Ou seja, o aumento de visitas a essas plataformas em datas sazonais – como Black Friday, Natal e Dia das Mães – está embasado em campanhas desenvolvidas por elas mesmas.

Você deve apenas se preocupar em evitar os erros mais comuns de quem anuncia e ter seu estoque preparado para ser consumido.

Está curioso sobre os erros? Nem precisa pesquisar sobre, pois separamos um vídeo que mostrará o que não fazer em sua loja de marketplace.

[BÔNUS] Dicas para vender mais!

Achou que iríamos só mostrar as vantagens sem dar dicas de como aumentar as vendas? Como desejamos que você tenha sucesso, listamos algumas informações importantes para sua loja aumentar o faturamento! Olha só:

  • Conheça o mercado e invista em produtos que são os mais procurados.
  • Atenda bem o cliente. Não demore para responder as dúvidas e facilite a vida do consumidor deixando uma FAQ pronta.
  • Tenha preços competitivos. Isso não significa descontos o tempo todo. Preste atenção na concorrência e tenha uma boa gestão financeira.
  • Crie anúncios chamativos, informativos e de qualidade. Invista em textos com SEO, boas fotos dos produtos e descrições completas.
  • Cuide da sua reputação. Isso quer dizer que você deve oferecer um serviço e produtos de qualidade. Assim, as avaliações sobre sua loja serão cada vez melhores.

Por fim, esperamos que essa matéria tenha ajudado a mostrar as vantagens do marketplace quando o assunto é vendas online. Coloque as dicas em prática e fature muito mais!

Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.