Criptomoedas

Blockchain Descomplicado: Entendendo a Tecnologia por Trás das Criptomoedas

11 de December de 2023
Blockchain Descomplicado: Entendendo a Tecnologia por Trás das Criptomoedas<

Blockchain é uma tecnologia que começou a se destacar nos anos 2000 e ficou bem conhecida em 2008. Ela tem a pretensão de mudar bastante a área de tecnologia e também o mundo das finanças. Cada dia mais, ela está mais presente e nos fazendo refletir sobre como a gente faz e entende transações pela internet.

 

Blockchain não é só importante para as criptomoedas, mas também pode ajudar a criar novos tipos de investimentos. Segundo o Gartner Group, até 2025, o mercado de blockchain podem movimentar quase 180 bilhões de dólares.

Para te deixar a par dessa inovação, vamos te explicar o blockchain de um jeito simples e direto. Saiba como o blockchain foi crescendo com o tempo e como ele está mudando o futuro das transações online, abrindo novas possibilidades no mundo da tecnologia e das finanças agora.

O Que é Blockchain?

O blockchain, com sua estrutura única, traz uma nova dimensão para o armazenamento e a verificação de informações em um ambiente digital. Cada bloco no blockchain contém um conjunto de transações, e uma vez que um bloco é completado, ele é adicionado à cadeia de forma cronológica. O processo é continuamente validado pela rede de computadores participantes, conhecidos como nós ou nodes.

Essa abordagem descentralizada, onde não existe uma autoridade central controlando as transações, destaca a resiliência e a segurança do sistema. Cada participante, ou nó, mantém uma cópia do livro contábil, o que significa que as informações são distribuídas e não podem ser controladas por uma única entidade.

Isso também ajuda a prevenir fraudes e a modificar registros, pois a alteração de um bloco exigiria a modificação de todos os blocos subsequentes na cadeia, uma tarefa quase impossível devido à complexidade criptográfica envolvida.

Como Funciona o Blockchain?

O funcionamento do blockchain se baseia em três princípios: miners (mineradores), blocos e nós (ou nodes). Cada bloco contém um conjunto de transações, que são validadas e adicionadas ao blockchain por meio de um processo chamado mineração. Os mineradores usam poder computacional para resolver problemas matemáticos complexos e, ao fazê-lo, validam as transações e criam novos blocos.

Cada bloco contém um código único chamado hash, que o conecta ao bloco anterior, formando uma cadeia. Isso torna quase impossível alterar informações de um bloco sem modificar todos os blocos subsequentes, garantindo a segurança das transações.

E, por último, os nós são computadores conectados à rede do blockchain, responsáveis por manter e atualizar constantemente o livro contábil. Eles verificam e transmitem transações, mantendo a rede funcionando de maneira eficiente e segura.

Impacto e Futuro do Blockchain

O blockchain é uma tecnologia nova e bem interessante que está mudando muita coisa, não só em moedas digitais como o Bitcoin. Como por exemplo, no mercado financeiro, ele ajuda a fazer tudo mais descentralizado e rápido. Mas também, na área da saúde, o blockchain pode proteger as informações dos pacientes, tornando tudo mais seguro e privado.

Diversos governos pelo mundo estão usando o blockchain para fazer eleições também, ajudando a prevenir trapaças. Outro caso da diversidade de seu uso é no Brasil, a Receita Federal está testando o blockchain para cuidar dos dados do CPF dos usuários.

O blockchain também está mudando como fazemos contratos, usando algo chamado contratos inteligentes. A plataforma Ethereum é um exemplo famoso disso, e está sendo usada no mundo todo para fazer contratos que funcionam sozinhos, sem precisar de alguém para intermediar.

Todas essas formas de usar o blockchain mostram que ele tem muitas possibilidades. Mas, também há precauções.

Cuidados a se pensar sobre o Blockchain

Embora o blockchain ofereça inúmeros benefícios, é crucial estar ciente de suas limitações e desafios. A complexidade da tecnologia subjacente representa um dos principais obstáculos. Já que ela pode dificultar a compreensão e a manipulação eficaz do blockchain, apesar dos esforços contínuos para simplificar a tecnologia.

Além disso, existem outros fatores que merecem atenção. O tamanho da rede e o custo associado às transações podem variar significativamente, impactando a eficiência em diferentes contextos. O erro humano também é uma preocupação: a precisão e confiabilidade das informações inseridas no blockchain são essenciais para manter a integridade dos registros.