Criptomoedas

O que é carteira de criptomoedas? Entenda o conceito, os tipos e por que investir

15 de August de 2023
O que é carteira de criptomoedas? Entenda o conceito, os tipos e por que investir<

Qual sua atitude no momento em que recebe dinheiro físico? Guarda na carteira, não é mesmo? Pois bem, com o dinheiro virtual a situação não é diferente. Você precisa de uma carteira de criptomoedas para armazenar a sua renda, sendo que ela permite que você envie, receba e consulte os valores das moedas virtuais. 

Quando começamos a fazer novos investimentos, é comum surgirem dúvidas, principalmente quando se fala em criptomoedas. Portanto, se você está inserido neste mundo ou cogita entrar, estamos aqui para ajudá-lo. 

Ao longo deste artigo, vamos mostrar os tipos e como criar uma carteira de criptomoedas. 

Continue a leitura até o fim!

O que é carteira de criptomoedas? 

Uma carteira de criptomoedas, ou wallet, é um software ou dispositivo que gera acesso ao investidor para visualizar ou configurar seus ativos digitais. Com a carteira, é possível administrar, receber ou efetuar pagamentos de forma fácil e prática sem a ajuda de terceiros. 

Na prática, elas são idênticas às contas bancárias. A grande diferença é que o dono da carteira é o próprio responsável por manter seus ativos seguros. 

Como funciona uma carteira de criptomoedas?

As carteiras de criptomoedas necessitam de um mecanismo de criptografia para preservar a segurança da transação. 

O usuário recebe uma senha de acesso de recuperação do sistema ao criar uma carteira digital. Após,  ganha um código de acesso próprio para movimentar sua carteira individual. 

Desse modo, esta chave deve ser mantida segura, pois ela gera acesso à carteira e, consequentemente, possibilita a segurança dos criptoativos. 

Além desta chave, existe um modelo público que, por sua vez, é como uma conta bancária, e um endereço eletrônico que devem ser informados durante as transações, uma vez que é possível enviar e receber os ativos digitais.

Leia também: Qual é o melhor wallet de Bitcoin?

Quais são os tipos de carteira de criptomoedas? 

Existem diversos tipos de wallets no mercado, com modelos específicos. No geral, eles são divididos em dois grupos: hot wallets (carteiras quentes) e cold wallets (carteiras frias). Confira:

 

  • hot wallets (carteiras quentes): conectadas à internet, é possível encontrá-las em versões mobile, web e desktop. Você deve baixá-lo em lojas de aplicativos pelo celular, como Google Play ou Apple Store, e acessar diretamente pelo navegador ou instalar softwares específicos;
  • cold wallets (carteiras frias): diferentemente das hot wallets, elas não são ligadas à internet. Elas funcionam de forma física, conectadas ao computador, como um pen drive. Pode-se encontrá-las em um papel, no qual o usuário imprime as chaves pública e privada.

Dentre os dois grupos, existem as versões de uso de cada tipo. Sendo assim, podemos considerar:

  • carteiras quentes: mobile, web e desktop;
  • carteiras frias: hardware wallet e paper wallet.

Como criar uma carteira de criptomoedas? 

Para criar uma carteira de criptomoedas, você deve estar atento a alguns aspectos de segurança. Eles são imprescindíveis para você usar o modelo escolhido de wallet da melhor forma possível. Siga abaixo esses passos antes da criação da sua carteira.

Entenda o mercado: por ser um mercado volátil, com diversas possibilidades e transformações de baixo a alto risco, é fundamental conhecer os tipos de criptomoedas, por exemplo. 

O Bitcoin e o Ethereum são os mais conhecidos pelos investidores, por serem os mais consolidados e com maior liquidez. 

Conheça seu perfil de investidor: nem sempre é fácil definir um panorama sobre os ativos, por isso, é importante conhecer o seu modo de investir e seus objetivos. 

Por exemplo, se você deseja buscar lucros a curto prazo, aplicações de alto risco podem ser as mais eficazes; já os de longo prazo, você deve considerar ativos mais sólidos, com preços mais consistentes.

Faça comparações de carteiras: relacione-as para saber quais estão mais conectadas ao seu modelo de vida e que tragam segurança. Observe também a usabilidade e os tipos de proteção oferecidos. 

Pense na segurança: invista em programas de proteção nos seus dispositivos como forma de segurança. Outra dica é manter senhas e chaves em locais escondidos. 

Como configurar uma carteira de criptomoedas? 

A carteira de criptomoedas é um espaço onde você mantém seus ativos com segurança. Nesse sentido, as mais conhecidas no mercado são as hospedadas , autocustodiadas e físicas. 

Para decidir a de sua preferência, você deve escolher o que fazer com suas criptomoedas e o tipo de segurança escolhido. 

Abaixo, conheça cada uma delas e aprenda a configurá-las. Vamos lá?

Hospedadas

O termo “hospedada” se refere a um terceiro que cuida das suas criptomoedas para você, da mesma maneira que um banco guarda seu dinheiro em conta-corrente ou poupança. A principal vantagem de manter suas criptomoedas em uma carteira hospedada é que você não perderá os ativos se esquecer a senha. 

Como configurar:

  • defina uma plataforma de confiança;
  • crie sua conta (use a verificação em duas etapas (chamada 2FA) para ter uma proteção a mais;
  • compre ou transfira criptomoedas

Autocustodiadas 

Ela não depende de um terceiro para proteger suas criptomoedas, porém, caso você perca sua senha, não terá como acessar suas criptomoedas. 

Como configurar:

  • baixe um aplicativo de carteira, como, por exemplo, o Coinbase Wallet;
  • lembre-se de anotar sua chave privada;
  • transfira suas criptomoedas para a carteira digital

Físicas

É um dispositivo físico, semelhante a um pendrive, que armazena offline as chances privadas de suas criptomoedas. 

Como configurar:

  • compre e instale um hardware: cada marca tem seu software que deve ser configurado. Baixe o software no site oficial da empresa;
  • movimente as criptomoedas para sua carteira. 

Como proteger minha carteira de criptomoedas?

  • Reforce a segurança: como os dispositivos estão sujeitos a fraudes, a dica é: use senha mais fortes, faça backups com frequência, atualize as versões do seu software.
  • Compartilhe os ativos: crie múltiplas carteiras de criptomoedas, pois dessa forma é mais difícil ocorrer ataques cibernéticos.
  • Fique atento: tome cuidado para não clicar em links perigosos, pois eles podem ter vírus e roubar senhas. Se houver algum erro, o ativo pode ser enviado para outro destinatário. 

Veja também: Saiba tudo sobre a criptomoeda Bitcoin

Então, qual é a carteira de criptomoedas mais segura?

Após entender o que é carteira de criptomoedas e seus tipos, você já percebeu que deve escolher aquela que mais se encaixe no seu perfil de investidor. Tratando de segurança, todas podem ser confiáveis, mas o importante é que você proteja sua carteira seguindo nossas dicas. 

Se ainda está começando no universo das criptomoedas, faça um curso de bitcoin e comece pelas carteiras digitais mais simples e fáceis de usar.

Faça testes com as carteiras que mais gosta, pois muitas delas são gratuitas para downloads e uso. Apenas as transferências podem ter algum custo, como cobrança de taxas pelos mineradores.

Se você gostou do conteúdo sobre a melhor wallet de bitcoin, não deixe de acompanhar o nosso blog para dominar assuntos sobre fintechs, tecnologia e inovação.