Criptomoedas

O que é uma wallet bitcoin? Como ela funciona e quais seus principais tipos?

20 de January de 2022
O que é uma wallet bitcoin? Como ela funciona e quais seus principais tipos?<

O que você faz quando recebe dinheiro físico ou saca em um caixa eletrônico? Geralmente, a primeira atitude é guardá-lo em uma carteira. Isso facilita o uso do dinheiro em pequenas compras e pagamentos do dia a dia. 

Não é diferente quando o assunto é dinheiro virtual. É importante que as criptomoedas sejam armazenadas em wallets, também conhecidas como carteiras virtuais. Afinal, elas são softwares que, mais do que guardar o seu dinheiro digital, permitem que você realize o envio, o recebimento e a consulta de valores de moedas virtuais. 

É possível, por exemplo, que essa carteira seja instalada no seu computador particular (desktop) ou então no seu celular.

Quer entender melhor o que é uma wallet bitcoin? Continue a leitura deste artigo até o final!

O que é uma wallet bitcoin?

o que é uma wallet bitcoin

A carteira digital é um elemento fundamental no universo das criptomoedas e da tecnologia blockchain, para que os investidores possam administrar seus ativos.

O termo wallet significa carteira em inglês, e é justamente essa a sua funcionalidade, guardar os nossos ativos digitais para que possamos gerí-los. 

Projetadas exclusivamente para armazenar e gerir as chaves públicas e privadas das criptomoedas, as wallets são softwares ou hardwares que dão aos usuários o meio para realizarem suas operações de recepção e envio através da rede blockchain de cada moeda digital. 

Mas isso não é tudo, elas também tornam possível o envio dos ativos sem que haja a necessidade de intermediários.

Então,  o que é uma wallet bitcoin na prática? Apesar de semelhantes às contas bancárias, há uma grande diferença entre elas: quem é o responsável pela posse e segurança dos ativos é o próprio dono e não o banco. 

O uso da wallet bitcoin é fundamental para a gestão dos ativos digitais, por isso é tão importante entender como elas funcionam e escolher uma carteira adequada que atenda às suas necessidades. 

Como funciona uma wallet bitcoin?

Apesar do termo carteira nos remeter ao modelo tradicional de uso para armazenamento de dinheiro físico, a verdade é que no caso das wallet bitcoin o que é realmente armazenado são chaves públicas e privadas e não criptomoedas.

À primeira vista, o funcionamento pode parecer complexo, mas se você comparar com outros serviços como o próprio PIX ou transferência bancária, você percebe que não é nenhum bicho de sete cabeças e que, na verdade, é bem simples.

O que é uma wallet bitcoin você já sabe, confira a seguir detalhes do seu funcionamento:

Ao criar uma wallet bitcoin, uma seed é gerada. Seed (que significa semente em inglês) é uma sequência de 12 a 24 palavras que serve como uma senha de recuperação do sistema. Guarde em um local seguro e não compartilhe com ninguém, se você perder esse código, perderá o acesso aos seus ativos.

Após a criação da seed, a carteira digital libera 3 informações:

  • uma chave privada;
  • uma chave pública;
  • um endereço

Seguindo a nossa analogia com uma transferência bancária, é como se a chave privada fosse a senha da sua conta no banco. Não compartilhe com ninguém, é por meio dela que se tem acesso às criptomoedas.

Já a chave pública, é como se fosse a própria conta bancária. É lá que suas criptomoedas ficam guardadas, e para serem liberadas é necessário o uso da chave privada. Como dito em seu nome, a chave é pública, e por isso qualquer um pode ver, mas ninguém além de você pode movimentar os fundos dela.

Por fim, e não menos importante, temos o endereço, que funciona como o número da sua conta no banco – ou, para os mais moderninhos, pode ser comparado também com seu PIX. É esse endereço, originado a partir da chave pública, que deve ser informado em casos de transferências de moedas digitais. Ele é basicamente uma sequência alfanumérica, bem como a chave de PIX aleatória.

O que é uma wallet bitcoin?: Ttipos de Wallets

Agora que já sabemos o que é uma wallet bitcoin e como ela funciona, está na hora de conhecer os seus principais tipos e formatos.

Atualmente, existem duas categorias principais de wallet bitcoin no Brasil:

  • online, também conhecidas como carteiras quentes 
  • offline, as carteiras frias. 

Essas duas categorias se subdividem em mais cinco tipos, são eles:

  • carteiras online: carteiras da web; carteiras móveis; e carteiras para desktop
  • carteiras offline: carteiras de hardware e carteiras de papel.

Cada um dos modelos oferece funcionalidades variadas e ajuda a tornar a vida do investidor mais fácil, até mesmo daqueles que só querem fazer um day trade. 

Confira também: Qual a melhor wallet de bitcoin? Descubra a mais segura para diversos tipos de investidores

Mobile

Essas carteiras digitais podem ser facilmente baixadas em lojas de aplicativos de celular. Os apps são super práticos, principalmente para quem faz uso diário de suas criptomoedas.

Esse tipo de wallet armazena suas chaves privadas e permite as transações por meio de um QR Code. Isso faz com que você precise ter cuidado, se perder seu celular, perderá seus bitcoins armazenados nele. Mantenha nesse tipo de wallet apenas valores que serão usados no seu cotidiano.

Coinomi, Trust Wallet e Exodus são exemplos de mobile wallet.

Web

As web wallet são aquelas que podem ser acessadas direto pelo navegador. A única ação que o usuário precisa fazer para poder movimentar suas moedas digitais é entrar na página da wallet e fazer o seu login. 

Tão práticas quanto às mobile wallet, elas também são mais sensíveis a ataques de hackers já que estão sempre conectadas à internet. 

As carteiras mais conhecidas nesse formato são a MetaMask e a Blockchain.com. 

Desktop

 Esse tipo de carteira funciona como um programa que pode ser baixado e instalado no HD do computador. Ao contrário das web e mobile wallets, nas desktop wallets as informações do usuário ficam armazenadas no próprio PC, e não na internet.

Por esse motivo, geralmente elas são mais seguras que as wallets anteriores. Mas atenção, é importante que o usuário mantenha o equipamento longe de malwares, vírus e outros.

Dois exemplos desta carteira são a Electrum e a Exodus.

Hardware

Aqui, a sua carteira é como uma espécie de pendrive, onde ficam armazenadas suas chaves privadas. É uma carteira física e, por isso, sua principal vantagem é o fato de não estar conectada à Internet, o que a torna mais segura que as hot wallets. 

Em contrapartida, elas não são nada práticas, principalmente para quem precisa usar criptomoedas no dia a dia.

As principais hardware wallets são das marcas Ledger e Trezor.

Papel

Acredite que, mesmo com toda tecnologia atual, ainda é possível optar por uma carteira de papel. E essa é uma das maneiras mais eficazes de manter suas chaves privadas fora do alcance de hackers. 

Uma carteira de papel é um documento impresso que contém sua chave pública e privada, geralmente é um QR Code.

Saiba mais no vídeo:

Onde armazenar seus ativos digitais: em uma wallet ou na exchange?

No universo dos bitcoins é comum ouvir a máxima de que “exchange não é wallet”. E quem diz isso está coberto de razão.

O que é uma wallet bitcoin, todo mundo que chegou até aqui já sabe. Por outro lado, uma exchange é uma plataforma que permite negociações com criptomoedas, diferente de uma carteira. 

É claro que é possível deixar seus ativos digitais guardados ali, mas nesse caso suas chaves — tanto a pública quanto a privada — ficam em posse da corretora. Portanto, quem faz a custódia dos seus ativos é ela.

É comum que os investidores de criptomoedas se questionem sobre a melhor forma de armazenagem de seus ativos. Afinal, é melhor deixar as criptomoedas em wallets ou em exchanges? Ambas têm seus lados positivos e negativos, é claro.

A principal desvantagem de se deixar em corretoras é que, devido a alta movimentação de criptomoedas, elas são muito visadas por hackers. Há vários casos de exchanges que perderam os ativos dos investidores.

Apesar disso, mesmo que o mercado de criptomoedas não seja regulamentado, a grande maioria das corretoras que operam no Brasil costumam andar conforme manda a legislação. 

O que significa que, caso ocorra algum problema, como fraude ou falência, o usuário pode recorrer à Justiça. Agora, em caso de problemas com wallets, é um pouco mais complicado pedir apoio judiciário.

”Se é um investidor muito iniciante, eu aconselho a escolher uma boa corretora para não perder seus ativos. Para escolher uma boa exchange, basta checar a credibilidade. O primeiro ponto é verificar se clientes já tiveram algum problema relacionado a segurança. Depois, o tempo que ela atua no mercado”, diz Ney Pimenta, CEO da BitPreço, sobre quem ainda é leigo no assunto (Fonte: Estadão)

Já as wallets tem como um de seus lados positivos a possibilidade do usuário se tornar seu próprio banco.

“O melhor mundo é você fazer sua própria segurança, ou seja, ser o seu próprio banco. A grande magia do blockchain é justamente isso, transformar todo mundo em seu próprio banqueiro”, diz Bernardo Quintão, diplomata do Mercado Bitcoin. (Fonte: Estadão)

Qual das duas opções é a melhor? Cabe a você saber qual atende melhor às suas necessidades e fazer bom uso de sua escolha.

O que é uma wallet bitcoin? Confira suas vantagens

A seguir, confira as principais vantagens do uso de wallet bitcoin para o armazenamento e gerenciamento de seus ativos digitais:

  • autonomia: o próprio usuário fica responsável por cuidar de suas criptomoedas e fazer os cálculos das taxas de transferências;
  • isenção de taxas: não precisa pagar as taxas geralmente cobradas pelas corretoras;
  • segurança: tomando os devido cuidados em relação a vírus e programas maliciosos, oferece bastante segurança ao usuário. 

Após analisar o que são as wallets bitcoin, como funcionam e seus principais tipos, você já deve ter chegado à conclusão de como armazenar suas criptomoedas e qual carteira se encaixa melhor no seu perfil. 

Mas, se mesmo após a leitura ainda se sentir e engatinhando no universo das wallets, faça um curso de bitcoin e comece a testar as carteiras digitais mais simples e fáceis de usar.

O mais importante é saber que escolher a melhor wallet de bitcoin é um grande passo. Aproveite que muitas delas são gratuitas para downloads e uso, e faça testes.