Criptomoedas

Qual a melhor wallet de bitcoin? Descubra a mais segura para diversos tipos de investidores

29 de October de 2021
Qual a melhor wallet de bitcoin? Descubra a mais segura para diversos tipos de investidores<

Você já viu alguém andando por aí com dinheiro à mostra? O mesmo acontece com quem investe em bitcoins ou em outras criptomoedas. É extremamente necessário pesquisar a melhor wallet de bitcoin para guardar sua renda em uma carteira digital que seja confiável, segura e com taxas que caibam no seu bolso.

O bitcoin, a mais conhecida moeda digital, mantém-se como uma fonte muito rentável para investir sua grana, mesmo com seus altos e baixos no mercado. O seu crescimento movimenta bilhões mundo afora e diversas empresas aceitam bitcoin como forma de pagamento.

Não é à toa! Afinal, essa moeda já valorizou 900% ao ano, como mostrou uma matéria do G1. 

Ou seja: acredite nele ou não, o bitcoin é uma realidade como investimento, meio de pagamento e troca de valores entre pessoas. E sua credibilidade no Brasil não para de aumentar. Olha só alguns dados constatados no estudo encomendado pela Sherlock Communications, feito pela plataforma Toluna:

  • 48% da população acha que o Brasil deveria adotar o bitcoin como moeda oficial;
  • 55% dos brasileiros compram bitcoins para diversificar seus investimentos;
  • 92% deles conhecem a moeda digital bitcoin.

Se você chegou até aqui, já deve investir ou tem grande interesse em comprar bitcoins, certo? Então prepare-se, pois, neste texto, você saberá qual é a melhor wallet de bitcoin para guardar o seu dinheiro virtual em segurança.

Aprenda mais: Como abrir uma conta para bitcoin em 4 passos

O que é wallet de bitcoin?

Wallet de bitcoin nada mais é do que uma carteira digital que guarda criptomoedas por curtos a longos períodos. Ela contém uma chave pública e uma privada (longa sequências de números e letras) que permitem transações financeiras.

A chave pública pode ser enviada a outras pessoas para receber dinheiro. Já a chave privada, como o nome diz, não deve ser compartilhada, pois ela possibilita a compra ou a transferência de seus ativos virtuais.

Todas essas transações de criptomoedas ficam registradas em um tipo de livro contábil, chamado de blockchain. Ele funciona como um imenso banco de dados público que armazena todas as informações das transações realizadas dessas moedas virtuais.

A  sua interface permite a operação, o armazenamento e o monitoramento das suas moedas virtuais com maior segurança contra ataques de hackers.

No Brasil, existem duas principais categorias de wallet de bitcoin: on-line, conhecidas como carteiras quentes e offline, chamadas de carteiras frias. E elas se subdividem em mais cinco tipos:

  • carteiras quentes ou online: carteiras da web; carteiras móveis; e carteiras para desktop
  • carteiras frias ou offline: carteiras de hardware e carteiras de papel.

Cada uma delas oferece diversas funcionalidades e facilita a vida de quem quer investir a longo prazo ou apenas fazer day trade.

Comece agora: Bitcoin para iniciantes: tudo o que você precisa saber sobre a moeda virtual

melhor wallet de bitcoin
Fonte: Pixabay

Qual é a melhor wallet de bitcoin?

Escolher a melhor wallet de bitcoin pode parecer uma tarefa quase impossível. Mas, na verdade, cada carteira digital possui suas vantagens e desvantagens. Ou melhor: cada categoria oferece funcionalidades mais interessantes para diversos tipos de investidores.

Em meio a tantas opções no mercado, separamos as principais carteiras digitais de cada categoria para você analisar e escolher qual a melhor wallet para bitcoin encaixa no seu perfil. Vamos lá?

Carteiras da web

Conhecidas também por software wallets, elas podem ser acessadas pelo computador ou pelo celular e, normalmente, vêm como uma extensão do navegador ou de um site. Uma de suas grandes vantagens é a possibilidade de fazer backup e recuperar as chaves. Veja as principais:

Coinbase

A Coinbase é uma das maiores e mais populares exchanges de moedas virtuais do mundo. Por tamanha experiência e credibilidade, ela também se firmou como uma confiável carteira digital, sendo considerada por muitos a melhor carteira digital da web.

Disponível para IOS e Android, ela possui uma navegação prática e amigável, oferecendo contas básicas e avançadas para os usuários. A principal desvantagem é que por ela ser on-line, ainda é muito vulnerável a ataques de hackers e malwares.

Blockchain

Com nome inspirado pela tecnologia por trás das criptomoedas, a Blockchain é uma carteira digital bastante popular. Fácil de usar, ela também se destaca pela segurança quando o assunto é carteira digital da web. 

Com código aberto, facilidade de navegação, multiassinatura e autenticação de dois fatores, ela também possui alguns contras, como reclamações de usuários sobre a qualidade do seu suporte e, como toda carteira web, a vulnerabilidade a ataques virtuais.

Pode ser acessada pelo site ou pelo aplicativo para Android ou IOS. 

Carteiras móveis

A diferença das carteiras móveis para as carteiras web é simplesmente o fato de que as móveis podem ser acessadas pelos aplicativos de celular. Saiba quais são as principais:

BRD

Considerada a melhor wallet de bitcoin móvel, a BRD está disponível para Android e IOS e possibilita que você controle as suas chaves privadas e as suas taxas de transações, tenha privacidade básica, faça validação simplificada e controle totalmente o seu dinheiro.

A desvantagem é o fato de ela ter acesso constante à internet, tornando-a também exposta a ataques de hackers.

Carteira Samourai

Moderna, com transações privadas e ideal para anonimato, a Carteira Samourai é a melhor wallet para bitcoin em termos de segurança e privacidade. Além da mesma desvantagem das outras (vulnerabilidade on-line), ela está liberada apenas para Android.

Carteiras para desktop

Elas são carteiras digitais para instalar no seu notebook. Localizadas entre os tipos de carteiras quentes e frias, elas têm a vantagem de estarem conectadas ou não à internet. Saiba quais se destacam nessa categoria:

Bitcoin Core

A carteira oficial do bitcoin é antiga, tradicional e pode ser um pouco complexa para investidores iniciantes. É considerada a melhor wallet de bitcoin para desktop, destacando-se pela segurança e privacidade. 

A Bitcoin Core está disponível em todas as plataformas e tem suporte em vários idiomas. Suas desvantagens são:

  • navegação não é intuitiva;
  • o aplicativo é pesado e requer muita memória do PC;
  • por ser uma ferramenta pesada, fica mais lenta a navegação.

eToro

Plataforma premiada de negociação pelas criptomoedas e regulamentada pela FCA, a eToro é corretora de criptoativos e também carteira digital. 

A sua wallet bitcoin é patenteada, disponível para Windows, Mac e Linux e pode ser descarregada como aplicação móvel, sendo compatível com Android e IOS. 

Exodus

Considerada também como a melhor wallet de bitcoin para desktop. Conheça as vantagens e desvantagens da Exodus:

Vantagens:

  • disponível em todas as plataformas e também em dispositivos móveis;
  • não tem falhas constantes como outras carteiras de desktop;
  • conta com uma alta qualidade da equipe de desenvolvedores;
  • possui função integrada para trading;
  • é segura, intuitiva e fácil de usar.

Desvantagens:

  • taxas de câmbio mais caras;
  • reutilização dos mesmos endereços.

Carteiras de hardware

Esse tipo de carteira digital funciona como dispositivos físicos, semelhantes a pen drives. O equipamento guarda as chaves, o dinheiro virtual e também realiza transações offline, promovendo maior segurança a ataques virtuais.

São muito mais práticas, mas também são mais caras. Veja em quais investir:

Ledger

No mercado há mais de 6 anos, a Ledger ainda é referência quando se fala sobre a melhor wallet para criptomoedas. 

Até hoje, a melhor continua sendo a Ledger Nano S, que é controlada por um chip, que cria e armazena chaves privadas, com isolamento total da internet. Por isso, é bastante segura. Além disso, pode-se carregá-la o tempo todo com você!

As desvantagens? Bem, por ela não estar conectada à internet, ela não realiza negociação instantânea e é preciso acesso a um PC para fazer transações. 

Trezor

Esta outra carteira digital também é muitíssimo indicada por especialistas. Com recursos de segurança de uma armazenamento frio, a Trezor é compatível com várias plataformas e guarda variadas chaves em locais diferentes.

Apesar de ser referência e estar há mais de 8 anos no mercado, ela foi hackeada em 2017.

Carteira de papel: a melhor wallet para bitcoin?

Como nome já declara: é uma carteira impressa, que é adquirida on-line. Apesar de não poder gerenciar a sua conta pela internet, evitando perseguição de hackers, ela não pode ser considerada uma das mais seguras.

O motivo? Se você perder esse tão precioso papel, não há backup. Isto é: você perde o acesso ao seu dinheiro virtual. Saiba quais são as carteiras de papel mais conhecidas:

Afinal, qual a melhor wallet para bitcoin?

Após analisar algumas das principais carteiras digitais, você já deve ter tido uma noção de qual se encaixa melhor no seu perfil de investidor. Se já é avançado, invista em alguma com mais funcionalidades.

Se ainda está engatinhando no universo das criptomoedas, faça um curso de bitcoin e comece pelas carteiras digitais mais simples e fáceis de usar.

O importante é ter mente que escolher a melhor wallet de bitcoin é determinar como bloquear a sua própria moeda digital e torná-la mais segura. Faça testes, pois muitas delas são gratuitas para downloads e uso. Apenas as transferências podem ter algum custo, como cobrança de taxas pelos mineradores.

Se você gostou do conteúdo sobre a melhor wallet de bitcoin, não deixe de acompanhar o nosso blog para dominar assuntos sobre fintechs, tecnologia e inovação.