Criptomoedas

Bitcoin para iniciantes: tudo o que você precisa saber sobre a moeda virtual

16 de August de 2020
Bitcoin para iniciantes: tudo o que você precisa saber sobre a moeda virtual<

O universo de bitcoin para iniciantes costuma ser um misto de empolgação e ansiedade. Por um lado, a valorização da moeda chama atenção, em especial diante de uma crise econômica. Por outro, as movimentações online geram insegurança naqueles que nunca investiram nessa modalidade. 

Porém, após seu ápice em 2017, o bitcoin está ganhando força novamente. De acordo com Ricardo Da Ros, country manager da Ripio, os bancos nos Estados Unidos passaram a ser autorizados a realizar a custódia das moedas para seus clientes. Além disso, a Visa e a MasterCard anunciaram que têm planos para utilizar bitcoin em seus respectivos modelos de negócio. 

Então, como começar a investir nessa modalidade que está ganhando força dia após dia? Veja a seguir!

O que é bitcoin?

Criada em 2008, bitcoin é uma moeda virtual que existe apenas no mundo digital e que não depende de bancos para que as transações sejam realizadas, o que justifica as taxas de operação mais baixas.

Além disso, a moeda pode ser usada em qualquer país, não havendo nenhum restrição para contas internacionais. 

Como o bitcoin funciona?

Para quem não está acostumado com esse universo, em um primeiro momento pode parecer complexo entender o sistema de bitcoin, mas não se assuste. 

As moedas são controladas por uma rede de computadores, na qual cada um deles é um “ponto” que pode ser tanto um cliente quanto um servidor. Assim, como não existe um Banco Central responsável pela emissão da moeda, são os próprios usuários que controlam esse processo. 

Para começar a utilizar bitcoin, é preciso que você tenha um endereço bitcoin, o qual terá uma chave pública e uma chave privada. Você pode interpretar o endereço como o banco, a chave pública como o número de conta-corrente que você fornece para terceiros para receber transferências e a chave privada como a senha da sua conta. 

Bitcoin é seguro?

O fato de todas as transações serem feitas virtualmente faz muitas pessoas se questionarem sobre a segurança para usar bitcoin. 

Nesse sentido, você pode ficar tranquilo: todas as operações são criptografadas por meio de um sistema chamado blockchain, uma “cadeira de blocos de informações” que registra todas as transações feitas ao redor do mundo. 

Assim, tal cadeia depende da existência de todos os usuários e é justamente isso que torna todo o processo seguro: para hackear esse sistema seria necessário que toda a rede fosse derrubada, o que é praticamente impossível de acontecer. 

Além disso, para que tal ação fosse possível, o computador utilizado teria que ser mais potente do que todos os outros da cadeia inteira, o que nem sequer existe. 

Quer entender melhor sobre esse sistema de segurança? Veja aqui por que bitcoin é seguro

Bitcoin para iniciantes: como aprender sobre a moeda virtual

Whitepaper de Satoshi Nakamoto

Um primeiro ponto de partida pode ser ler o whitepaper escrito pelo criador da moeda virtual, Satoshi Nakamoto. Nele você encontrará informações importantes sobre como as transações são realizadas, a importância da privacidade, como os cálculos são realizados e muito mais. 

Cursos sobre bitcoin

Outra importante alternativa é se tornar uma autoridade no assunto e, para isso, lance mão de diversos cursos. Dentre eles, aposte no Segredos do Bitcoin”, curso que já conta com mais de 10 mil alunos e que apresenta o passo a passo na prática sobre bitcoin para novatos. 

Bitcoin para iniciantes
Fonte: Segredos do Bitcoin

Confira aqui todos os detalhes do curso e inscreva-se agora mesmo

Vídeos sobre bitcoin

No YouTube você encontra uma série de canais com informações úteis sobre o universo das bitcoins. Dentre esses canais, destaque para:

Livros sobre bitcoin

Tão importantes quanto as outras opções mostradas acima estão os livros. É possível encontrar diversos materiais tanto sobre bitcoin para iniciantes quanto conteúdos mais avançados. Abaixo selecionamos algumas opções para você:

Principais corretoras de bitcoin

Existem inúmeros caminhos pelos quais você pode seguir para obter bitcoins e um deles é comprar por meio de corretoras. No Brasil há diferentes sites que vendem a moeda virtual, mas é preciso ter atenção pois nem todos são confiáveis. 

Por isso, uma alternativa a ser considerada é fazer essa operação por meio de corretoras. No site bitValor você encontra uma série de informações sobre as transações realizadas com as principais corretoras do país, tais como: 

Bitcoin para iniciantes
Fonte: bitValor

Preparado para começar a investir em bitcoin? 

O fato é que começar a transacionar com bitcoin pode parecer um grande desafio em um primeiro momento, mas com muito estudo, treino e prática você aprenderá a entender as movimentações do mercado e fazer operações mais seguras e assertivas

Então, que tal começar fazendo o curso “Segredos do Bitcoin” para se sentir ainda mais confiante na hora de começar a investir na moeda virtual? O curso de bitcoin para iniciantes é ideal para aqueles que estão começando a se interessar por esse universo. Aqui você confere todas as informações sobre o curso e pode começar a assistir às aulas hoje mesmo. 

Depois conte para a gente nos comentários sobre como está sendo sua experiência com a moeda. Além disso, assine nossa newsletter para receber os conteúdos da Fintech em primeira mão por email.