Criptomoedas

Como aprender a investir em Bitcoins: as principais dicas para iniciantes

10 de August de 2020
Como aprender a investir em Bitcoins: as principais dicas para iniciantes<

Se você se interessa por mercado financeiro e investimentos, provavelmente já ouviu falar sobre bitcoins. Mas, se você nunca chegou a investir, há muitas coisas que precisa saber.

No Brasil, principalmente, o mercado das moedas virtuais, ou criptomoedas, ainda é bastante novo. Por isso, a maioria dos investidores tem dúvidas sobre os procedimentos e as possibilidades de ganhos que eles oferecem.

Neste conteúdo você encontrará as principais informações e dicas de como aprender a investir em bitcoins e entender as suas oportunidades. Acompanhe!

O que é Bitcoin?

Antes de descobrir o passo a passo de como aprender a investir em bitcoins, é importante saber o que eles representam de fato.

O Bitcoin foi a primeira moeda virtual a ser criada (em 2009), e com o passar dos anos foi chamando atenção por sua alta capacidade de valorização. É importante ressaltar que essa moeda não é tratada pelo Banco Central, é apenas virtual e ainda não reconhecida oficialmente.

Apesar disso, o Bitcoin é uma forma de investimento com cotação até na Bolsa de Valores. As moedas podem ser compradas em casas de câmbio, exchanges (plataformas especializadas na compra e venda de criptomoedas) ou minerando, que é um processo mais complexo e que envolve Blockchain.

Se está buscando como aprender a investir em Bitcoin, uma das primeiras coisas que deve saber é que essa moeda funciona como muitos outros investimentos: lei da oferta e procura. Isso é, quanto mais pessoas decidem investir nela, mais valorizada ela se torna.

Quais os riscos de investir em Bitcoin?

Quem está aprendendo como investir em bitcoins precisa saber que, apesar de oferecer possibilidades de grandes retornos, também há riscos sobre essas aplicações. Portanto, antes de começar esses investimentos é importante conhecer o que deve ser levado em consideração.

  1. Não regulamentado: como citado anteriormente, as moedas ainda não são emitidas por nenhuma autoridade monetária brasileira, e com isso, o risco fica unicamente para os donos delas;
  2. Sem valor real: por funcionar apenas no mundo digital, o valor do Bitcoin não pode ser medido de acordo com os movimentos econômicos de cada país;
  3. “Bolha financeira”: por conta do grande número de investidores atualmente, o retorno desse recurso costuma ser maior e mais rápido. Entretanto, esse crescimento também pode criar a chamada bolha financeira, que caso dê errado, causa prejuízos expressivos para muitos investidores;
  4. Sem garantias do FGC: diferente dos investimentos convencionais, onde em caso de falência do administrador, o investir consegue parte do dinheiro de volta. Neste, não há nenhum órgão regulamentador e que garanta a quantia de volta;
  5. Oscilações imprevisíveis: por seu preço imprevisível, o investimento também sofre muitas oscilações, aumentando tanto o risco de ganhos, quanto de perdas. Diferente da Bolsa de Valores, os Bitcoins não possuem limite de oscilação e já chegaram a um crescimento de 20% em um único dia.

Como aprender a investir em Bitcoins?

Se você chegou até aqui buscando como aprender a investir em Bitcoins, verá que, como em qualquer outro investimento, no caso do Bitcoins também é preciso pesquisar e estudar sobre o assunto.

Sendo assim, separamos algumas maneiras possíveis de como aprender a investir em Bitcoins. Confira a seguir:

Leitura em sites e blogs

A internet se tornou uma das principais fontes de informação da atualidade, isso é indiscutível. Com uma rápida pesquisa é possível encontrar diversos sites e blogs falando sobre o assunto que você busca. 

Portanto, quem está começando a estudar sobre os Bitcoins deve recorrer a leituras profundas disponibilizadas na internet sobre o assunto. Um canal para isso é aqui mesmo, na Fintech. Nosso site possui uma sessão completa para quem quer conhecer mais sobre Bitcoins. Confira!

Além disso, também vale acompanhar notícias sobre o assunto que saem em sites relevantes, como InfoMoney ou Economia Uol.

Cursos sobre como investir em Bitcoins

Aprender por conta própria é muito interessante para quem tem essa facilidade, mas também pode ser bastante arriscado. Contar com a ajuda de quem entende do assunto e já teve experiências nesse tipo de investimento é, sem dúvidas, a melhor maneira de aprender.

Para isso, existem alguns cursos disponíveis no mercado sobre como aprender a investir em Bitcoins do zero e com segurança. Investir um valor em um curso como esse pode diminuir os riscos para quem está começando, evitar cometer erros simples ou a perda de grandes valores.

Quer aprender agora a investir do zero e não perder dinheiro com Bitcoins? Conheça o Curso Invista do Zero!

Outra opção é apostar no curso Bitcoin Sem Medo, para aprender a investir em Bitcoins e outros criptoativos. Esse curso vai ensinar o passo a passo para alcançar bons resultados nos investimentos dessa moeda.

Se o seu interesse vai além do investimento em Bitcoins, conheça o curso Bitcoin Sem Medo!

Vídeos

Quando se fala de aprendizado, todos os formatos são válidos. Por isso, se você prefere otimizar o tempo e ter informações rápidas e visuais, aposte nos canais que falam sobre o assunto.

Separamos 3 opções que você encontra no YouTube:

Livros

Bons livros são sempre fontes de informação e, independente do seu nível de conhecimento, podem ser úteis para fazer investimentos cada vez mais assertivos. Veja algumas opções de livros sobre como aprender a investir em Bitcoins:

  1. Mastering Bitcoin, de Andreas M. Antonopoulos. O livro conta o conceito, o objetivo e como comprar a moeda;
  2. A era da Criptomoeda, de Paul Vigna e Michael J. Casey. Sobre como Bitcoin e Blockchain desafiam a ordem econômica global;
  3. Bitcoin: A Moeda na Era Digital, de Fernando Ulrich. Este é um dos únicos livros em português que explica o surgimento e o funcionamento da moeda.

Como aproveitar tanto conteúdo?

Pesquisar, ler e entender conceitos é sem dúvidas importante no momento de fazer qualquer investimento. No entanto, somente a prática pode mostrar de fato como o mercado funciona, seus riscos e ganhos.

Por isso, além de ler constantemente sobre o assunto, buscar um curso que o ajude a introduzir no mundo das moedas digitais é fundamental. Se o seu interesse é saber o que fazer e ter o suporte correto, escolha o Curso Invista do Zero e faça os seus primeira investimentos com mais segurança!