O que é conta PJ e como ela funciona? [Guia prático]
Abrir uma conta jurídica não é algo obrigatório, especialmente para quem é MEI, porém essa é uma importante medida para garantir sua saúde financeira, organizando o que é da pessoa e o que é da empresa, além de servir para outros propósitos interessantes.
Por isso, é hora de se informar e entender de vez o que é a conta PJ, para que serve e porque abrir a sua conta jurídica pode aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento. Boa leitura!
O que é conta PJ?
A famosa conta PJ é uma modalidade de conta bancária que reúne recursos e parâmetros específicos para a conduta formal de empresas. De modo geral, ela pode ser aberta por empresas de todos os tamanhos, das maiores até as microempresas e microempreendedores individuais.
Para solicitar a abertura de conta jurídica é necessário que o empreendimento tenha inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ. Esse registro garante que a empresa tenha sua atividade regulamentada e formalizada.
Assim como falamos anteriormente, não é obrigatório ter conta PJ para atuar formalmente como empresa, diferente do CNPJ, que é um requisito para tal.
No entanto, para empresas que atuam como fornecedores ou prestadores de serviço para terceiros, as contratantes podem exigir a conta bancária em nome da pessoa jurídica para realizar pagamentos, ou seja, isso afetará as oportunidades de negócio que estarão abertas para você.
Vale ressaltar ainda que a conta PJ pode contar com serviços exclusivos para a atuação empresarial ou prestação de serviços, como emissão de boletos e pagamento via PIX, por exemplo. Esses recursos variam de acordo com o banco de sua escolha, mas são muito interessantes para atender mais clientes, com maior qualidade também.
Diferença entre conta de pessoa jurídica e pessoa física
Sabendo o que é uma conta PJ, conseguimos compreender a diferença entre ela e uma conta-corrente de uso pessoal, aberta no CPF do usuário.
Em geral, isso se dá nas tarifas e funcionalidades oferecidas para cada modalidade. Afinal de contas, por que uma pessoa física iria precisar emitir boletos ou gerar extratos OFX (formato específico para armazenagem segura de dados financeiros)?
Da mesma forma, a movimentação diferenciada entre cada tipo de conta afeta a organização das finanças. Transações pessoais são bem mais imprevisíveis do que os pagamentos efetuados por uma empresa, além dos valores que costumam ser maiores para esta última.
Se você deseja saber mais sobre a diferença entre pessoa física e pessoa jurídica, assista o vídeo a seguir:
Como funciona a conta PJ?
É muito importante observar como funciona a conta PJ na prática. Além de contar com funcionalidades, tarifas e outras características específicas para empresas, ela serve para organizar os rendimentos do empreendimento, organizar aplicações e pagamentos, além de reinvestir parte do lucro no crescimento do negócio.
Uma das regras mais importantes do empreendedorismo é não misturar as contas pessoais do que é da empresa. Essa medida serve para ter uma noção mais realista da saúde financeira em cada âmbito e evitar complicações.
Nesse quesito, ao entender o que é a conta PJ também compreendemos que ela é a melhor opção para garantir essa organização, separando ganhos, gastos e aplicações de uma forma natural e simplificada.
4 motivos para abrir sua conta PJ
A partir do que for apontado até aqui, vamos listar as principais vantagens e motivos para abrir uma conta PJ. Confira nossa lista!
1. Acesso a linhas de crédito específicas
Essa modalidade pode garantir acesso a incentivos financeiros do governo e linhas de créditos dos bancos voltadas especificamente para empresas, com taxas de juros reduzidas e limites mais amplos do que os praticados para pessoas físicas.
Isso significa que você pode obter condições melhores nos serviços bancários que utiliza na sua empresa, reduzindo custos e garantindo mais recursos para investir no seu próprio negócio.
2. Separação de bens
Um fator interessante para a conta PJ é que ela registra os recursos e posses da empresa, que ficam separados do que é da pessoa física. Por conta disso, no evento de uma ação judicial, seus bens estão em posses diferentes e protegidos de acordo com a sua prioridade.
3. Organização financeira
Já falamos anteriormente, mas nunca é o bastante. O principal erro do MEI, das micro e pequenas empresas, é misturar as contas pessoais e jurídicas. Isso inclui, por exemplo, pagar a eletricidade da sua residência com os recursos da empresa e vice-versa.
Essa prática pode dificultar o monitoramento da saúde financeira e criar rombos nos ganhos. Dessa forma, abrir a conta PJ é essencial para o seu sucesso empresarial.
4. Praticidade
Ter uma conta PJ é muito simples e sua utilização garante facilidade no dia-a-dia da atividade empresarial. Fica mais prático manter o controle sobre o fluxo de caixa, além de planejar o futuro dos investimentos que fará no CNPJ.
Toda essa facilidade também influencia no desenvolvimento da sua inteligência emocional enquanto líder e empresário. Ela melhora sua capacidade de ler uma situação e agir de acordo.
Como abrir uma conta PJ?
Agora que você já sabe o que é uma conta PJ, resta saber como abrir a sua. Nesse ponto, muitas pessoas se perguntam se é mais interessante ter a conta jurídica em um banco tradicional ou em bancos digitais.
A abertura pode ser feita por dispositivos em ambos os casos, porém, os bancos digitais com conta PJ tendem a ser mais interessantes e apresentar tarifas menores. Isso deve ser verificado caso a caso, assim como as tarifas praticadas.
Faça uma pesquisa sobre as instituições que oferecem conta PJ, levantando os custos e serviços atrelados a essa modalidade, o que serve para identificar a que mais se adequa ao seu perfil e as necessidades do seu empreendimento.
Como abrir conta PJ no C6 Bank?
O C6 Bank é uma das grandes novidades entre os bancos digitais e conta com recursos especiais para empresários e empreendedores, inclusive você que é MEI. Para saber como abrir sua conta PJ no C6, siga o passo-a-passo:
- Baixe o aplicativo para Android ou iOS. Se preferir, acesse o site do C6 Bank;
- Clique no botão “Abra sua conta agora”;
- Siga as instruções, leia os termos de uso e confirme que está de acordo;
- Preencha seus dados pessoais;
- Defina sua senha de 6 dígitos;
- Preencha seu número de telefone para receber o SMS e autenticar o aplicativo;
- Preencha os dados e envie os documentos do seu CNPJ!
E pronto, agora é só desfrutar das vantagens de ter uma conta PJ em um dos bancos digitais mais interessantes para empreendedores. Aproveite as vantagens da conta C6 Bank PJ agora mesmo!