Se ganhar dinheiro já era importante antes, essa é uma preocupação ainda maior devido aos impactos da covid-19 na economia. Na realidade, nos últimos tempos passamos por diversas crises financeiras, obrigando as pessoas a usarem a criatividade para fazer uma grana extra.

Neste artigo, trazemos algumas dicas de como ganhar dinheiro na crise:

  1. Venda itens que já não têm mais utilidade para você;
  2. Faça uma produção artesanal de máscaras de tecido;
  3. Use aplicativos para ganhar dinheiro;
  4. Invista na produção alimentícia e entregas à domicílio;
  5. Aposte em franquias;
  6. Trabalhe como freelancer.

Quer conferir em detalhes cada uma dessas ideias? Continue lendo!

Como ganhar dinheiro na crise? 6 dicas práticas

A crise atual, provocada pela pandemia, demanda um alto nível de adaptação, principalmente de profissionais autônomos, comerciantes, empreendedores e pequenos investidores.

Para enfrentar a situação e ganhar dinheiro durante a crise, você não pode ficar parado. Pense em maneiras diferentes de se manter financeiramente e persista, colocando em prática todas que forem possíveis, afinal de contas, uma pode ajudar a outra a deslanchar.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Faça como milhares de empreendedores e receba os melhores conteúdos sobre o mundo Fintech em sua caixa de e-mail.

Veja 6 dicas práticas:

1. Venda de usados

Mais que nunca, esse é o momento de se desfazer daquilo que não tem mais serventia para você. Roupas, aparelhos eletrônicos, utensílios ou mesmo móveis. Faça um garimpo nas suas coisas, reunindo o que não usa mais e se encontra em bom estado.

Na hora de vender, existem algumas modalidades que você pode optar, algumas delas são:

  • Marketplaces: existem muitos marketplaces onde qualquer pessoa pode vender os seus itens online, sem precisar montar uma loja completa. Sites como a OLX, o MercadoLivre e o Enjoei.com são ótimas opções para vender itens usados para pessoas do Brasil todo. No momento, itens que ajudam a diminuir a distância, como celulares e webcams,estão em alta e podem garantir o seu lucro;
  • Redes sociais: montar uma loja de usados nas redes sociais, seja um perfil comercial no Instagram ou página no Facebook, é outra forma simples de vender itens usados, colecionáveis e afins. Lembre-se de criar um nome chamativo, uma marca e mostrar a sua motivação para os clientes, além de divulgar bastante a sua lojinha para os seus amigos;
  • Classificados: toda cidade tem um grupo de venda e troca no Facebook, basta pesquisar. Assim como os anúncios classificados dos jornais físicos, essa é uma boa forma de vender produtos usados. Faça essa pesquisa e ofereça seus artigos, você pode se surpreender com o bom resultado.

Um fator muito relevante para a sua venda ser um sucesso é oferecer um preço justo para o cliente e lucrativo para o seu momento. Uma breve pesquisa nos preços do produto novo e usado, seja o mesmo ou similar, dá uma boa base para comparar e acertar em cheio.

2. Faça máscaras de tecido

Máscaras faciais são essenciais para evitar a disseminação da covid-19. Na maioria dos locais públicos esse equipamento de proteção individual agora é de uso obrigatório. Além disso, é recomendado que cada pessoa tenha mais de uma máscara própria, para higienizá-la sempre que voltar para casa.

Uma boa maneira de aproveitar a situação é oferecer ao público um item útil, por isso, fazer uma pequena produção de máscaras de tecido e vender para conhecidos é uma boa aposta para ganhar dinheiro na crise.

Quem compra e fica satisfeito, logo se torna um divulgador do seu produto. Como a procura é grande, vale a pena aproveitar.

3. Aplicativos para ganhar dinheiro

Usar aplicativos para ganhar dinheiro na crise pode ser uma excelente alternativa para driblar as dificuldades sem a necessidade de investimento. Entre os aplicativos mais interessantes, podemos citar:

  • PiniOn: aplicativo para responder pesquisas sobre marcas e produtos em troca de recompensas em dinheiro;
  • Google Opinion Rewards: outro aplicativo para responder pesquisas por dinheiro na sua Google Wallet;
  • SlideJoy: veja notícias e anúncios no aplicativo e ganhe crédito em troca;
  • Méliuz: aplicativo de cashback, o Méliuz permite ganhar dinheiro de volta ao fazer compras nos sites parceiros;
  • PicPay: tudo em um só, o PicPay oferece cashback, organização financeira e permite pagar boletos com o cartão de crédito.

4. Ganhe dinheiro na cozinha

Alimentação é um dos setores que crescem nesse momento, afinal de contas, não dá para ficar sem comer. A comida é uma das formas possíveis de ter experiências diferentes durante a quarentena, sem falar na necessidade diária, com pacotes de refeições semanais ficando em alta.

Se você tem talentos culinários, vale a pena usar a nossa primeira dica, vender itens sem utilidade, para fazer um pequeno capital e investir em um pequeno negócio alimentício.

Fazer sobremesas, comidas típicas e atender restrições alimentares são diversas formas de se apostar no setor de alimentos e ganhar dinheiro na crise fazendo o que gosta. Quem sabe essa não é a chance que precisava para criar a própria empresa?

5. Seja um franqueado

Existem muitas opções de franquias que você pode investir em ganhar dinheiro na crise. Com um investimento inicial, o modelo de franquias permite que você tenha apoio para desenvolver um negócio dentro de uma fórmula com resultados já comprovados.

Seja no setor de alimentos, limpeza e muitos outros, são muitas as franquias que permitem trabalhar de casa e outras que se encaixam como atividades essenciais e se mantém em atividade mesmo em quarentena.

O youtuber Raphael Mattos, um dos maiores no mercado de franquias no Brasil, fez um vídeo bem legal sobre o tema, veja só:

6. Trabalhe como freelancer

O trabalho de freelancer é uma excelente maneira de se fazer dinheiro rápido e complementar a renda. Como o valor é pago por trabalho, a opção é interessante para empresas por ser mais barato que firmar um contrato.

Diversas áreas podem atuar remotamente como freelancer, como designers, fotógrafos, desenvolvedores web, redatores e muitas outras. Existem sites especializados em reunir empresas interessadas e profissionais, como é o caso do Workana, 99Freelas e outros.

Também é interessante apontar que dentro das vagas oferecidas para trabalho freelance, existe a procura por atuação remota em serviços administrativos, como atendimento (SAC), assistente de serviços, cadastro de dados e muitos outros.

Basta procurar por vagas remotas e ficar de olho nas oportunidades!

E aí, agora que você já sabe como ganhar dinheiro na crise, que tal investir o seu dinheiro extra no mercado das fintech? Aqui no blog você fica por dentro do assunto e descobre as fintech mais lucrativas do momento, além de descobrir novas maneiras de economizar e cuidar bem da sua vida financeira. Fique ligado!

Comentários