6 ideias de como ganhar dinheiro na crise causada pela covid-19
Se ganhar dinheiro já era importante antes, essa é uma preocupação ainda maior devido aos impactos da covid-19 na economia. Na realidade, nos últimos tempos passamos por diversas crises financeiras, obrigando as pessoas a usarem a criatividade para fazer uma grana extra.
Neste artigo, trazemos algumas dicas de como ganhar dinheiro na crise:
- Venda itens que já não têm mais utilidade para você;
- Faça uma produção artesanal de máscaras de tecido;
- Use aplicativos para ganhar dinheiro;
- Invista na produção alimentícia e entregas à domicílio;
- Aposte em franquias;
- Trabalhe como freelancer.
Quer conferir em detalhes cada uma dessas ideias? Continue lendo!
Como ganhar dinheiro na crise? 6 dicas práticas
A crise atual, provocada pela pandemia, demanda um alto nível de adaptação, principalmente de profissionais autônomos, comerciantes, empreendedores e pequenos investidores.
Para enfrentar a situação e ganhar dinheiro durante a crise, você não pode ficar parado. Pense em maneiras diferentes de se manter financeiramente e persista, colocando em prática todas que forem possíveis, afinal de contas, uma pode ajudar a outra a deslanchar.
Veja 6 dicas práticas:
1. Venda de usados
Mais que nunca, esse é o momento de se desfazer daquilo que não tem mais serventia para você. Roupas, aparelhos eletrônicos, utensílios ou mesmo móveis. Faça um garimpo nas suas coisas, reunindo o que não usa mais e se encontra em bom estado.
Na hora de vender, existem algumas modalidades que você pode optar, algumas delas são:
- Marketplaces: existem muitos marketplaces onde qualquer pessoa pode vender os seus itens online, sem precisar montar uma loja completa. Sites como a OLX, o MercadoLivre e o Enjoei.com são ótimas opções para vender itens usados para pessoas do Brasil todo. No momento, itens que ajudam a diminuir a distância, como celulares e webcams,estão em alta e podem garantir o seu lucro;
- Redes sociais: montar uma loja de usados nas redes sociais, seja um perfil comercial no Instagram ou página no Facebook, é outra forma simples de vender itens usados, colecionáveis e afins. Lembre-se de criar um nome chamativo, uma marca e mostrar a sua motivação para os clientes, além de divulgar bastante a sua lojinha para os seus amigos;
- Classificados: toda cidade tem um grupo de venda e troca no Facebook, basta pesquisar. Assim como os anúncios classificados dos jornais físicos, essa é uma boa forma de vender produtos usados. Faça essa pesquisa e ofereça seus artigos, você pode se surpreender com o bom resultado.
Um fator muito relevante para a sua venda ser um sucesso é oferecer um preço justo para o cliente e lucrativo para o seu momento. Uma breve pesquisa nos preços do produto novo e usado, seja o mesmo ou similar, dá uma boa base para comparar e acertar em cheio.
2. Faça máscaras de tecido
Máscaras faciais são essenciais para evitar a disseminação da covid-19. Na maioria dos locais públicos esse equipamento de proteção individual agora é de uso obrigatório. Além disso, é recomendado que cada pessoa tenha mais de uma máscara própria, para higienizá-la sempre que voltar para casa.
Uma boa maneira de aproveitar a situação é oferecer ao público um item útil, por isso, fazer uma pequena produção de máscaras de tecido e vender para conhecidos é uma boa aposta para ganhar dinheiro na crise.
Quem compra e fica satisfeito, logo se torna um divulgador do seu produto. Como a procura é grande, vale a pena aproveitar.
3. Aplicativos para ganhar dinheiro
Usar aplicativos para ganhar dinheiro na crise pode ser uma excelente alternativa para driblar as dificuldades sem a necessidade de investimento. Entre os aplicativos mais interessantes, podemos citar:
- PiniOn: aplicativo para responder pesquisas sobre marcas e produtos em troca de recompensas em dinheiro;
- Google Opinion Rewards: outro aplicativo para responder pesquisas por dinheiro na sua Google Wallet;
- SlideJoy: veja notícias e anúncios no aplicativo e ganhe crédito em troca;
- Méliuz: aplicativo de cashback, o Méliuz permite ganhar dinheiro de volta ao fazer compras nos sites parceiros;
- PicPay: tudo em um só, o PicPay oferece cashback, organização financeira e permite pagar boletos com o cartão de crédito.
4. Ganhe dinheiro na cozinha
Alimentação é um dos setores que crescem nesse momento, afinal de contas, não dá para ficar sem comer. A comida é uma das formas possíveis de ter experiências diferentes durante a quarentena, sem falar na necessidade diária, com pacotes de refeições semanais ficando em alta.
Se você tem talentos culinários, vale a pena usar a nossa primeira dica, vender itens sem utilidade, para fazer um pequeno capital e investir em um pequeno negócio alimentício.
Fazer sobremesas, comidas típicas e atender restrições alimentares são diversas formas de se apostar no setor de alimentos e ganhar dinheiro na crise fazendo o que gosta. Quem sabe essa não é a chance que precisava para criar a própria empresa?
5. Seja um franqueado
Existem muitas opções de franquias que você pode investir em ganhar dinheiro na crise. Com um investimento inicial, o modelo de franquias permite que você tenha apoio para desenvolver um negócio dentro de uma fórmula com resultados já comprovados.
Seja no setor de alimentos, limpeza e muitos outros, são muitas as franquias que permitem trabalhar de casa e outras que se encaixam como atividades essenciais e se mantém em atividade mesmo em quarentena.
O youtuber Raphael Mattos, um dos maiores no mercado de franquias no Brasil, fez um vídeo bem legal sobre o tema, veja só:
6. Trabalhe como freelancer
O trabalho de freelancer é uma excelente maneira de se fazer dinheiro rápido e complementar a renda. Como o valor é pago por trabalho, a opção é interessante para empresas por ser mais barato que firmar um contrato.
Diversas áreas podem atuar remotamente como freelancer, como designers, fotógrafos, desenvolvedores web, redatores e muitas outras. Existem sites especializados em reunir empresas interessadas e profissionais, como é o caso do Workana, 99Freelas e outros.
Também é interessante apontar que dentro das vagas oferecidas para trabalho freelance, existe a procura por atuação remota em serviços administrativos, como atendimento (SAC), assistente de serviços, cadastro de dados e muitos outros.
Basta procurar por vagas remotas e ficar de olho nas oportunidades!
E aí, agora que você já sabe como ganhar dinheiro na crise, que tal investir o seu dinheiro extra no mercado das fintech? Aqui no blog você fica por dentro do assunto e descobre as fintech mais lucrativas do momento, além de descobrir novas maneiras de economizar e cuidar bem da sua vida financeira. Fique ligado!