Finanças Pessoais

Mobills é seguro? Como funciona o app para organizar finanças

18 de May de 2020
Mobills é seguro? Como funciona o app para organizar finanças<

Um dos principais aplicativos para quem busca organizar e poupar dinheiro, o Mobills afirma oferecer um “controle financeiro pessoal online descomplicado”.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Fundação Getúlio Vargas, em meio à pandemia da Covid-19, quase 30% dos brasileiros entraram em situação de “estresse financeiro”. Isso significa que as pessoas estão gastando economias ou criando dívidas para pagar as contas. Como resultado, o aumento entre março e abril, de 5,3 pontos percentuais, é o recorde da medição, que começou em 2009.

Esses números apenas reforçam o fato de que a população brasileira não se dedica ao controle financeiro e que ela sofre em momentos de crise.

Porém, utilizar um aplicativo de controle financeiro significa encontrar todos os seus dados em um único espaço. Portanto, você pode estar se perguntando: o Mobills é seguro? Continue lendo o artigo para descobrir!

O que é o Mobills?

Antes de entender se Mobills é seguro, entenda um pouco mais sobre o que é esse aplicativo. Com mais de 8 milhões de downloads em 138 países, o app oferece aos usuários recursos como a definição de metas e orçamentos para ajudar os usuários a organizar as finanças, controle de cartões de crédito, gráficos interativos de visualização de gastos e sincronização de dados.

O Mobills foi criado em 2013 pelos irmãos David Mosiah e Carlos Terceiro depois de ambos começarem a perceber que o mês sempre acabava antes do dinheiro – assim como outras pessoas – e não era possível saber com facilidade onde o dinheiro havia sido gasto.

Lançado inicialmente apenas para smartphones Android, ele cresceu para o sistema iOS, oferecendo dados “totalmente sincronizados e seguros utilizando tecnologia da nuvem”, segundo a empresa.

O aplicativo possui uma modalidade básica gratuita e, além disso, uma premium, com funcionalidades adicionais como a plataforma web, cadastro ilimitado de contas bancárias e de objetivos, assim como a importação de dados financeiros e filtros personalizados.

Ademais, no app também é disponibilizada uma ferramenta do Serasa Score para consultar o CPF, constando se há pendências financeiras no nome do usuário.

Não apenas a primeira startup de finanças pessoais brasileira a participar do programa Google Launchpad Accelerator, recebendo um investimento de US$ 50 mil, o Mobills é o aplicativo de finanças pessoais melhor avaliado no país por usuários de Android. Semelhantemente, ele também possui o selo de excelência da central de downloads do Android, concedido no início de 2018.

A fim de saber mais sobre as funcionalidades do Mobills? Assista ao vídeo a seguir:

Mobills é seguro? Como o aplicativo protege os dados dos usuários

Para que você saiba se o Mobils é seguro mesmo reunindo todas as suas informações financeiras, preparamos um guia simples. É provável que nele você encontrará os argumentos necessários para responder suas possíveis preocupações com o aplicativo.

Cadastro de contas e cartões

O Mobills não solicita o cadastro de suas contas bancárias nem pede números de cartões de crédito ou senhas deles para efetuar o controle de sua organização financeira.

A empresa preza que as pessoas cadastrem elas mesmas os dados no aplicativo, dessa forma permitindo que tenham total controle das informações. Todavia, é possível facilitar o processo com a importação de arquivos Excel e OFX, além da leitura automática de SMSs, cadastros por comandos de voz e notificações bancárias.

Veja abaixo como funciona a importação de dados bancários e dos cartões via OFX:

Ferramentas de segurança

Com a finalidade de descobrir se o Mobills é seguro, é importante checar quais as ferramentas de segurança que são utilizadas pela startup. A empresa afirma que “segurança é coisa séria para nós”, portanto são empregados mecanismos para garantir que os dados dos usuários estejam seguros.

Para armazenar as informações das pessoas, por exemplo, a empresa explica seguir os “parâmetros de segurança estabelecidos pela Lei 13.709/18, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, utilizando criptografia e o serviço do Microsoft Azure, descrita como “um armazenamento de grande confiança utilizada por várias empresas globais”.

Essa tecnologia é considerada por especialistas como uma das mais seguras atualmente, sendo usada não apenas pelo Mobills, como também por grandes companhias em diversos países. Além disso, por se tratar de um serviço da Microsoft, é possível afirmar que em caso de possíveis problemas, ela possui seguras e eficazes opções de suporte e auxílio.

Já para o usuário, o aplicativo permite a criação de uma senha ou o uso da identificação por digital para acessar as informações.

Experiência do usuário

Obviamente, olhar apenas dentro do site da empresa não é possível saber quão seguro o produto é. Então, para saber se o Mobills é confiável, uma dica que sugerimos é conferir sites de reclamações de consumidores ou fóruns do respectivo produto para saber as reais avaliações das pessoas.

Por exemplo no Reclame Aqui, onde o Mobills tem como 9,2 a sua nota de reputação (informação verificada no dia 11/5).

Não só com 100% das reclamações respondidas pela startup, como também com 93,8% de usuários dispostos a fazer negócios, o site considera ótima a avaliação.

Não apenas a Reclame Aqui, a rede social Facebook também permite a avaliação de empresas. Nesse caso, a nota 4,8 mostra que o Mobills é confiável na visão dos usuários.

Na Google Play, onde usuários do sistema Android podem baixar o aplicativo, a nota de avalição é de 4,5, com mais de 200 mil downloads. Além disso, na App Store, onde o app está disponível para o sistema iOS, a avalição é ainda mais alta: 4,7, com 51 mil downloads.

Afinal de contas, o Mobills é seguro ou não?

De acordo com a avaliação da Fintech, sim, o Mobills é seguro. O aplicativo chega até a pecar um pouco na praticidade, com todos os registros de gastos sendo manuais ou semiautomáticos, a fim de reforçar a importância que ele vê na segurança e em proteger as informações dos usuários.

Armazenar todas as suas informações financeiras em um único aplicativo pode parecer arriscado, contudo, é com o uso de sistemas como esse que é possível começar a se organizar financeiramente, fazer investimentos e evitar dívidas futuras.

Visto que você já sabe quais são os métodos de segurança que mostram que o Mobills é confiável, nos responda: você começará a usar o aplicativo?

Aproveite também para conhecer não apenas sobre esse aplicativo, como também outras ferramentas que possibilitam organizar ainda melhor sua vida financeira. Para isso, recomendamos a leitura do post Quais os melhores aplicativos para economizar dinheiro?.

E, para ficar por dentro de outras novidades do mundo das fintechs, assine nossa newsletter!