Investimento

Cartão de crédito vale a pena? Saiba como usar e os cuidados

7 de September de 2019
Cartão de crédito vale a pena? Saiba como usar e os cuidados<

Especialistas em finanças pessoais tentam nos impedir de usar cartões de crédito de todas as formas. E até que eles têm boas razões, já que muitos de nós abusamos e acabamos endividados. Mas saiba que cartão de crédito vale a pena se utilizado de maneira consciente.

Imagine que você quer comprar uma roupa que custa R$200 se você tem esse dinheiro investido, por exemplo, ele pode continuar rendendo por mais um mês caso você compre no crédito, ao invés de pagar no débito.

Esse é apenas um exemplo de que cartão de crédito vale a pena. Portanto, se você usar o dinheiro de plástico de maneira responsável, ele pode ser tornar um aliado da sua vida financeira. Veja outras maneiras de como utilizá-los e os cuidados que você deve ter ao usá-lo.

Cartão de crédito vale a pena: 6 motivos para usar

1)  Recompensas e Pontos

Muitos cartões oferecem programas de pontos os quais você ganha de acordo com o valor que você gasta e por isso esse é um dos motivos pelos quais usar o cartão de crédito vale a pena.

Quando você atinge uma determinada quantidade de pontos, pode resgatá-los como vales-presentes em algumas lojas ou comprar itens diretamente do “catálogo de produtos” do cartão de crédito.

Se você precisa comprar um tênis, por exemplo, em programas de pontuação, como o Mastercard Surpreenda, você pode comprar um e ganhar outro. Ou então pode usar os pontos acumulados para pagá-lo integralmente.

Suas opções de recompensas de cartão de crédito são quase infinitas.

2) Opção de cashback

Alguns cartões oferecem a opção de cashback, como o Trigg. Com esse tipo de cartão parte do seu gasto é reembolsado na sua fatura. 

Imagine gastar no cartão e ainda ter a possibilidade de receber o dinheiro de volta? Se você pagar no dinheiro isso pode até acontecer, mas vai depender da loja, se ela te der um desconto no produto. Caso contrário é só o dinheiro saindo.

3) Programa de milhas

Quem não gosta de viajar? E se for de graça melhor ainda, não é mesmo? Alguns cartões que possibilitam que você se cadastre no programa de milhas de companhias aéreas – como o Smiles e com isso você ganha passagens de graça.

Dependendo do seu gasto no cartão é possível fazer (pelo menos) uma viagem de graça por ano.

4) Segurança

Pagar com cartão de crédito torna mais fácil evitar perdas por fraude. Quando seu cartão de débito é usado por um ladrão, o dinheiro pode ser retirado da sua conta instantaneamente.

Por outro lado, quando seu cartão de crédito é usado de forma fraudulenta, você não está sem dinheiro – basta notificar a empresa do cartão de crédito sobre a fraude e não pagar pelas transações que não realizou enquanto a empresa de cartão de crédito resolve o problema.

Nessa situação o pagamento é de responsabilidade da administradora, se você contestar a transação não é preciso arcar com o prejuízo. Por isso, este é mais um motivo que cartão de crédito vale a pena.

5) Maior rendimento

Quando você faz uma compra com cartão de débito, seu dinheiro é perdido imediatamente. Quando você faz uma compra com cartão de crédito, seu dinheiro permanece em sua conta até que você pague sua fatura.

Reter seus fundos por esse tempo extra pode ser útil se você tem seu dinheiro investido. Se o seu dinheiro ficar por mais tempo em sua conta bancária ele pode render mais juros e assim você ganha mais.

6) Aceitação universal

Certas compras são difíceis de fazer com um cartão de débito. Quando você quer alugar um carro ou um quarto de hotel, você certamente terá mais facilidade se tiver um cartão de crédito.

Empresas de aluguel de carros e hotéis querem que os clientes paguem com cartões de crédito, porque isso facilita a cobrança dos clientes por qualquer dano causado a um quarto ou a um carro.

Então, se você quiser pagar por um desses itens com um cartão de débito, a empresa pode insistir por um caução, por exemplo.

Além disso, quando você estiver viajando para outro país, os comerciantes nem sempre aceitarão seu cartão de débito, mesmo quando ele tiver um grande logotipo do banco.

Cartão de crédito vale a pena, mas tome alguns cuidados

Pagar com cartão de crédito vale a pena desde que você possua bons hábitos. Usar um cartão de crédito pode não ser o certo para você nas seguintes circunstâncias:

– Você não pode pagar sua fatura integralmente e no prazo. Se isso tende a acontecer, fique com o cartão de débito (ou dinheiro) para evitar acumular juros;

– Você tende a gastar mais do que pode pagar;

– Exceder seu limite de crédito resulta em taxas caras, e isso também pode afetar a sua pontuação de crédito.

Se você se identifica com esse grupo, fique calmo. Veja no vídeo abaixo algumas razões que mostram que cartão de crédito vale a pena e como utilizá-lo da forma correta. Nunca é tarde para aprender e mudar seus hábitos:

Como você pode perceber, os cartões de crédito valem a pena e são melhor aproveitados pelos disciplinados, que conseguem permanecer cientes de sua capacidade de pagar a fatura mensal (de preferência na íntegra) até a data de vencimento.

Se você já sabe como usar um cartão de crédito de forma responsável, uma boa dica pode ser mudar suas compras para o cartão de crédito e não usar seu cartão de débito para outra coisa que não seja o acesso a caixas eletrônicos.

Dessa maneira, você ganha mais com as vantagens e está seguro contra fraudes e perdas.

Agora que você já sabe que cartão de crédito vale a pena, veja como pode começar a desfrutar dos benefícios:

Saiba como ganhar milhas com o cartão de crédito – Veja 7 dicas

Qual o melhor cartão de crédito para acumular milhas? Aprenda como escolher