Fintech

Saiba como ganhar milhas com o cartão de crédito – Veja 7 dicas

9 de May de 2019
Saiba como ganhar milhas com o cartão de crédito – Veja 7 dicas<

Viajar é sempre muito bom e poder fazer isso sem pagar nada é melhor ainda né? Não é à toa que a startup MaxMilhas ganhou espaço no mercado e vem crescendo a cada dia. Pois não é só você que quer saber como ganhar milhas com o cartão de crédito e usá-la para viajar ou ganhar outros produtos! Confira 7 dicas para acumular milhas nesse artigo!

O que são milhas?

As milhas funcionam como um programa de fidelidade que algumas operadoras de cartão de crédito oferecem aos clientes como recompensa pelos gastos no cartão. A ideia é simples: o cliente acumula pontos que se chamam milhas toda vez que utiliza o seu cartão de crédito.

Por exemplo, um cartão de crédito pode recompensar um cliente com 1 milha para cada dólar gasto em seu cartão de crédito. E estas milhas acumuladas no cartão de crédito podem ser trocadas por produtos ou serviços das empresas parceiras do cartão.

Atualmente esta é uma das formas mais fáceis de ganhar milhas com o cartão, já que você pode acumular pontos simplesmente pelas compras diárias ou pagamento de contas.

Agora que você já sabe o que são milhas, confira abaixo como ganhar mais milhas com o cartão de crédito.

1 – Antes de tudo, escolha seu cartão de crédito

Antes de ter acesso as suas milhas, você precisa escolher um cartão de crédito que ofereça este programa.

E como não existe um cartão de crédito que seja o mais conveniente para todo mundo, nesta etapa a escolha do melhor cartão para você vai depender dos seus hábitos de consumo e preferências pessoais.

Por isso, invista um tempo para pesquisar as ofertas de cartões disponíveis no mercado e escolher qual está mais alinhada com o seu perfil de consumo e que tipo de benefícios este programa pode te oferecer.

Esta escolha deve também levar em consideração não só como ganhar milhas com o cartão de crédito, mas também qual o seu objetivo ao acumular milhas, ou seja, se seu foco é ganhar milhas para trocar por passagens aéreas, escolha o cartão de crédito com o programa de milhas mais conveniente para você neste sentindo. O mesmo vale para outros produtos e serviços que podem ser resgatados com milhas.

Confira a matéria “Compare 11 cartões de milhas e saiba qual escolher” para também te ajudar com esta decisão.

2 – Inscreva-se em um programa de fidelidade

Após escolher e receber seu cartão de crédito, você deve se inscrever no programa de fidelidade do cartão que permitirá que você tenha acessa aos benefícios. Esta inscrição é a garantia de que você ganhe milhas a medida de que utiliza seu cartão de crédito nas suas compras.

Uma dica importante de quando falamos de programas de fidelidade é que além de se inscrever no programa do seu cartão, você também pode se inscrever em outros clubes de fidelidade disponíveis no mercado. Fazendo isso, você pode transferir os pontos do seu cartão para estes clubes e utilizar da maneira que for mais conveniente para você.

Se tornar membro destes clubes é um bom negócio e uma ótima forma de ganhar milhas, já que o simples fato de utilizar os benefícios destes clubes também rende ainda mais pontos que se somam aos pontos das suas compras, o que vai deixar o saldo ainda maior.

Mas lembre-se, cada um destes clubes tem um convênio específico com as operadoras de cartão de crédito, com diferentes regras e uma quantidade mínima de pontos que podem ser utilizado na troca. Você pode conseguir estas informações nos sites de cada um destes clubes.

Atualmente alguns dos principais programas ou clubes de fidelidade do Brasil são:

  • Smiles – Gol
  • Multiplus – Latam
  • TudoAzul – Azul
  • Amigo – Avianca

Confira no vídeo abaixo um comparativo entre estes programas de fidelidade:

3 – Utilize o cartão de crédito para tudo

Esta dica de como ganhar milhas com o cartão de crédito é óbvia, mas sempre é bom reforçar!

Já que quanto mais você utilizar o seu cartão de crédito, mais ele acumulará milhas, comece a procurar situações em que você pode usar um cartão de crédito em vez de outro método de pagamento.

Mas este não é um convite para começar a gastar dinheiro em coisas que você não precisa, e sim um incentivo usar seu cartão de crédito em vez de dinheiro ou cartão de débito sempre que possível.

4 – Transforme seus pontos em milhas

Quando você decidir usar suas milhas, você precisará fazer um processo de conversão dos seus pontos em milhas, e isso leva um tempo que varia de acordo com cada programa.

Consulte esta informação no site do seu programa de fidelidade e planeje seu resgate com antecedência para que não tenha surpresas desagradáveis.

Saiba também que há empresas como a Nubank que permite que você utilize seus pontos em despesas como restaurantes, passagens aéreas, hotéis ou até mesmo para o pagamento de serviços como Uber, Food e Netflix. E o melhor, não tem data de vencimento para os pontos!

Confira também no vídeo abaixo mais detalhes sobre como usar os pontos do seu cartão de crédito:

5 – Escolha o melhor momento para utilizar seus pontos

No decorrer do ano estes clubes de fidelidade fazem diversas promoções, então fique de olho para utilizar seus pontos neste momento. Além disso, datas como o seu aniversário, Black Friday ou Natal por exemplo, podem fazer com que você ganhe uma quantidade muito maior de pontos ao utilizar o seu cartão de crédito.

Esteja atento e se planeje para valorizar seus pontos por meio destas promoções.

6 – Fique de olho em parcerias

É muito comum que os programas de fidelidade façam as mais variadas parcerias para ajudar o usuário a ganhar mais milhas. Neste sentido, o modelo de empresas áreas para a venda de passagens aéreas por milhas é o mais conhecido.

Mas diversos outros setores também oferecem este tipo de vantagem. Táxis, postos de gasolinas, restaurantes, redes de varejos, lojas de conveniência são alguns exemplos de estabelecimentos podem fazer você ganhar mais milhas.

Fique de olho nos sites dos clubes de fidelidade e acompanhe.

7 – Acompanhe seu saldo

Assim que você faz sua inscrição no programa de fidelidade e começa a utilizar o seu cartão de crédito para as suas compras, seus pontos já estarão acumulando até você troque por alguma coisa do seu interesse.

Mas é essencial que você fique de olho no seu saldo de milhas por meio da sua fatura de cartão de crédito e, principalmente, faça um planejamento para utilizá-las antes da data de expiração, para que você não perca os pontos. Lembre-se também que existe um prazo para que os pontos sejam convertidos em milhas e essa conversão também leva tempo.

Confira também Como organizar suas milhas aéreas para nunca expirar.

E caso os pontos do seu cartão estejam próximos de expirar, mas você ainda não decidiu como quer utilizá-los, você pode usar a estratégia de transferir os pontos dos cartão para o clube de fidelidade. Um novo prazo será calculado a partir da transferência.

Agora você já sabe tudo sobre como ganhar milhas com o cartão de crédito, confira notícias de bancos digitais que trabalham com programa de fidelidade e podem ser do seu interesse: