Fintech

Como funciona o mercado de fintechs no Brasil? Entenda!

20 de July de 2023
Como funciona o mercado de fintechs no Brasil? Entenda!<

Desde 2013, o mercado de fintechs no Brasil vem em constante efervescência e se posicionando como um dos segmentos de mais protagonismo e inovação da nossa economia.

Para quem não sabe, fintech é o termo utilizado para designar startups do setor financeiro que buscam inovar no ambiente digital para oferecer serviços diferenciados aos seus consumidores.

Atualmente, o país consolida-se cada vez mais como o maior ecossistema de fintechs da América Latina. Para se ter uma ideia, em 2015, havia 414 startups de inovação financeira no Brasil. Já em 2021, esse número mais do que dobrou e atingiu a marca de 1264, segundo o Ecossistema Distrito.

E em um país onde ainda há cerca de 34 milhões de desbancarizados que movimentam cerca de R$ 800 milhões de forma paralela a essas instituições financeiras, segundo o Banco Central, podemos ver que ainda há muito espaço para crescimento nesse segmento.

Diante desse cenário, quer aprender mais sobre o mercado de fintechs no Brasil e conhecer todas as características que o notabilizam? Continue a leitura até o fim para mais!

Mercado de Fintechs no Brasil

Vamos começar nossa explicação sobre o mercado de fintechs no Brasil com uma introdução mais abrangente do que significa o termo fintech. Confira!

O que são fintechs?

A palavra fintech surgiu da junção entre os termos em inglês financial (financeiro) e technology (tecnologia). Dessa forma, como o próprio nome indica, seu conceito engloba as empresas que se utilizam da inovação tecnológica para oferecer serviços financeiros que solucionem dores e problemas dos consumidores.

Como fato histórico, podemos assinalar que essas startups identificaram que poderiam utilizar recursos surgidos com a transformação digital para solucionar antes demandas do público que as grandes instituições financeiras tradicionais nunca resolveram, por exemplo:

  • TED sem taxas;
  • fugir das filas de bancos;
  • flexibilidade para abrir uma conta corrente;
  • oportunidade de investimento sem taxa de corretagem;
  • soluções de pagamento diversificadas, entre outros fatores.

Foi essa conjunção de fatores que propiciou o crescimento do mercado de Fintechs no Brasil e no Mundo. Esse ecossistema foi se tornando tão complexo que atualmente existem até associações de representação dos interesses da categoria, como a ABFintechs.

Quais os benefícios do crescimento do mercado de fintechs no Brasil?

Esse segmento de mercado surgiu como o objetivo número de aprimorar a jornada dos clientes desse segmento e facilitar ainda mais a introdução de mais pessoas no universo financeiro por meio da digitalização.

Dentre as principais vantagens do crescimento do mercado de fintechs no Brasil, podemos enumerar a:

  • desburocratização de serviços financeiros diversos, desde bancários até pagamentos comerciais;
  • aumento da concorrência e, consequemente, da oferta de produtos e serviços de qualidade;
  • flexibilização e maior incidência de mecanismos que atuam para circulação da economia e introdução de mais pessoas no mercado financeiro.

O crescimento das fintechs foi tão importante para aquecer o mercado financeiro que até grandes bancos tiveram que se adaptar à nova realidade e disponibilizar produtos digitais que dialogassem com as atuais demandas do público.

Em especial, vale salientar que essa transformação digital no mundo financeiro também vem acompanhada do surgimento do open banking, fenômeno que vem levando as instituições financeiras a facilitar o compartilhamento de informação de seus clientes. 

Essa flexibilização vai permitir que os consumidores troquem de instituição com mais facilidade, o que incentiva ainda mais as empresas a qualificar os serviços para fidelizar mais o público. 

Quais os exemplos de fintech no Brasil?

O mercado de fintechs no Brasil e no mundo prima pela diversidade de negócios e de serviços especializados que cada uma entrega aos seus clientes. Há startups de pagamentos, serviços bancários, gestão fiscal, seguradoras, investimentos e muito mais.

O relatório Distrito Fintech, por sua vez, fez um apanhado geral com as tendências que mais estão em alta no contexto brasileiro. Confira:

  1. Crédito (15,66%)
  2. Meios de pagamento (15,58%)
  3. Backoffice (14,49%)
  4. Serviços Digitais (8,88%)
  5. Tecnologia (8,29%).
  6. Criptomoedas (7,04%)
  7. Investimentos (6,02%)
  8. Risco e compliance (8,36%)
  9. Fidelização (4,58%)
  10. Finanças pessoais (4,54%)
  11. Crowdfunding (4,35%)
  12. Dívidas (2,43%)
  13. Câmbio (2,06%)
  14. Cartões (1,68%)

Como podemos ver, o top 3 categorias e exemplos de fintechs no Brasil, que engloba Crédito, Meios de Pagamento e Backoffice, contemplam 47,5% de todas as startups de serviços financeiros digitais do país.

Quais as características do ecossistema de fintech brasileiro?

O relatório do Distrito Fintech ainda aponta algumas características importantes que nos ajudam a entender melhor o mercado de fintechs no Brasil. 

Por exemplo: 73,3% de todas as fintechs do país estão localizadas na região sudeste, tendo São Paulo como principal polo.

Já quanto ao top 10, que leva em conta diversos fatores (em especial, o crescimento em 2021), temos a seguinte ordem:

  1. Pagseguro
  2. Neon
  3. Agibank
  4. Ebanx
  5. Prevaler
  6. Nubank
  7. Fis Brasil
  8. Clearsale
  9. Omie
  10. Transire

Além disso, vale destacar mais dois pontos: grande parte dessas empresas atuam de modo transversal, oferecendo serviços diversificados que podem ser enquadrados em mais de uma categoria, assim como o modelo de negócio B2B prevalece em mais da metade sobre os B2C. 

E então, gostou do conteúdo? O que achou do nosso panorama geral sobre o mercado de fintechs no Brasil? Se você quer aprender mais sobre esse o mundo das finanças + tecnologia, continue acompanhando nosso blog! Até a próxima!