Fintech

Fintechs argentinas: top 11 startups do setor

27 de June de 2023
Fintechs argentinas: top 11 startups do setor<

O mercado de fintechs argentinas dobrou nos últimos dois anos e se tornou o terceiro com maior participação na América Latina, segundo relatório da Korefusión.

Hoje existem 268 fintechs na Argentina, o que marca o desenvolvimento de 135 novas empresas em relação a 2018, com 20% criadas na pandemia. A indústria de fintech cresce desde 2017, marcando 40% ao ano. As áreas que mais cresceram foram: 

  • Tecnologia (40%); 
  • Produto digital (12%); 
  • Atendimento ao cliente (10%); 
  • entre outras.

Os três segmentos principais da FinTech na Argentina são: 

  • pagamentos e remessas com 28% 
  • empréstimos 18% 
  • gestão financeira empresarial 16%

Os dados são do Estudo Fintech 2020: Ecossistema argentino, promovido pela Câmara Argentina de Fintech em parceria com BID, Afluenta e Deloitte.

O destaque vai para a categoria de pagamentos digitais, que representa um valor transacional total de cerca de US$ 18,68 bilhões. Das fintechs argentinas, 27% pertencem a esta vertical.

Um dos fatores que influenciaram esse crescimento é que o setor FinTech argentino tem como alvo a população sem banco que atinge 50% da população adulta do país.

A exemplo, a Fintech argentina Ualá tem 2,5 milhões de clientes com seu cartão. Com a pandemia, os argentinos tiveram que recorrer aos meios digitais para pagar suas contas. 

Desde então, o serviço de pagamento digital de contas da Ualá, que tem a Western Union como parceira, disparou. As carteiras digitais do Mercado Pago, Brubank e o Nubank são os principais rivais da fintech por lá.

O futuro unicórnio latino-americano tem um cenário favorável para crescer em seu país de origem. De acordo com o estudo Global Findex do Banco Mundial em 2017, quando Ualá nasceu, apenas 48% dos argentinos tinham conta em banco. 

Recomendamos a leitura: O que é fintech unicórnio e quais fazem parte desse grupo

Por meio da inovação e do uso de novas tecnologias, as FinTechs melhoram o acesso aos serviços financeiros. A Argentina tem seis unicórnios se tornando cada vez mais relevantes no mercado FinTech.

“Na opinião das empresas pesquisadas, os benefícios que essa tecnologia apresenta são menor custo, maior segurança e melhor experiência do usuário em relação aos sistemas tradicionais”, disse o BID em seu estudo.

Existem 268 fintechs na Argentina. Aqui está uma lista das 11 mais incríveis! 

Top 11 fintechs argentinas

1. Agilis

Fundada em 2017 por Manuel Mauer, a Agilis é uma fintech argentina que criou uma plataforma digital para empréstimos garantidos por ativos para pessoas físicas. 

Ao usar um imóvel como garantia de empréstimo, os clientes podem acessar taxas mais baixas e prazos mais longos do que com um empréstimo pessoal online ou cartão de crédito.

2. Apperto

Atualmente disponível em 14 cidades da Argentina e 1 no México, a Apperto foi criada em 2018 e hoje é um super aplicativo com funções sociais e transacionais. 

A fintech ajuda a digitalizar pequenas cidades e contribuir de forma colaborativa para desenvolver suas comunidades na América Latina. 

Os usuários podem se conectar com lojas e amigos de sua cidade para comprar comida, pagar com o celular, bater um papo e ter tudo o que precisam em um só lugar. 

3. Auth0

Utilizada por grandes e pequenas empresas e startups, a Auth0 foi criada em 2013 e oferece uma plataforma de gerenciamento de identidade para criadores e desenvolvedores de aplicativos. 

A aplicação fornece uma solução de nuvem em escala da web que inclui APIs e ferramentas que permitem aos desenvolvedores remover o atrito de autenticação e autorização de seus aplicativos e APIs. 

4. Brubank

Esta fintech argentina oferece um aplicativo de mobile banking no qual você pode economizar em pesos e dólares. 

Basta associá-lo a um cartão de débito, fazer uma mudança entre Dólares americanos e pesos argentinos, depósitos a prazo e contratação de empréstimos pessoais.

5. MercadoPago

Mercado Pago é uma fintech argentina antiga (2004) que faz parte do Mercado Livre, a maior (ex) startup argentina do país e da região. 

A startup oferece uma plataforma de pagamentos digitais que está presente em vários países da América Latina.

Em 2020, o MercadoPago terá quase 11,5 milhões de usuários. Além disso, no segundo trimestre cresceu 95% e processou 404 milhões de transações no valor de US$ 11 bilhões, mais da metade delas fora do Mercado Livre.

6. Nubi

Por meio de parcerias com PayPal, Visa, Transferwise e Ripple, a Nubi é uma fintech argentina que permite comprar ou vender em qualquer parte do mundo sem cartão de crédito. 

Além disso, oferece a todos a possibilidade de acessar diversos produtos financeiros de forma simples, segura, rápida e transparente. 

7. Ripio

Ripio, antiga Bitpagos, é uma fintech argentina que oferece uma gama de produtos financeiros na tecnologia Blockchain, desde o comércio de criptomoedas até microcréditos e processamento de pagamentos para empresas. 

A inicialização ajuda os comerciantes a processar transações internacionais de cartão de crédito ou bitcoin por uma fração do custo, e os consumidores compram bitcoin instantaneamente com dinheiro. Atualmente, possui clientes na Argentina, Brasil, México, Uruguai e Espanha.

Talvez lhe interesse: Conheça as fintechs de blockchain, startups que têm transformado o sistema de transações financeiras

8. Siembro

A Siembro é uma Fintech da Argentina que se define como a primeira plataforma de financiamento online para o setor agrícola do país. A sua solução permite oferecer financiamento aos seus clientes para potenciar as vendas de produtos ou serviços agrícolas.

Esta fintech agrotech oferece 2 tipos de serviços: por um lado, um sistema simples de pagamento e financiamento no ponto de venda para vendedores e fabricantes venderem mais. Por outro lado, a Siembro concede crédito a PMEs agrícolas de forma simples e ágil, com planos de pagamentos, amortizações e um sistema de acompanhamento online que permite ao cliente ter todas as informações claras.

9. Technisys

Fundada em 1999, a Technisys é uma fintech argentina que oferece soluções como Cyberbank Omnichannel e Digital Core para digitalizar bancos tradicionais e capacitar fintechs e neobanks. 

A fintech está presente em 16 países em todo o mundo e em 2019 levantou uma Série C por US $ 50 milhões da Riverwood Capital.

10. Ualá

Ualá é uma fintech bancária digital argentina que oferece um aplicativo para facilitar o controle de despesas e pagamentos, além de um cartão de débito Mastercard internacional. 

A startup já conta com mais de 2 milhões de usuários naquele país e, em setembro de 2020, anunciou sua entrada no mercado mexicano. 

11. VU Security 

A VU é uma fintech de cibersegurança argentina que oferece software desenvolvido para proteger a identidade, prevenir fraudes, gerenciar riscos e autorizar pagamentos móveis. 

Seu produto é capaz de autenticar voz e gerar evidências por meio de algoritmos, análise de comportamento e tecnologia de aprendizado de máquina.

As fintechs argentinas já são parte do futuro!

As Fintechs serão uma parte importante do futuro dos negócios na Argentina.

A tecnologia financeira representa uma parte significativa da economia argentina e aumenta o número de pessoas que têm acesso ao financiamento em geral.

As empresas que procuram firmas de fintech inovadoras devem considerar a Argentina e seu próspero mercado consumidor.

Ficou interessado em saber mais a respeito do mercado de fintechs na Argentina e no mundo? Para ficar por dentro das novidades, acompanhe o blog da Fintech!