Fintech

À procura de empréstimo? Veja se o Peer to Peer lending é seguro para o seu propósito

28 de June de 2023
À procura de empréstimo? Veja se o Peer to Peer lending é seguro para o seu propósito<

Qual é o sonho da maioria das pessoas que busca empréstimo? Conseguir dinheiro pagando juros baixos. Para esta finalidade, será que o Peer to Peer lending é seguro? Afinal, esta nova modalidade de investimento tem atraído pessoas pela praticidade pouco vista nos bancos tradicionais. 

Uma coisa é certa: a pandemia do coronavírus fortaleceu a procura por empréstimo para equilibrar as finanças pessoas ou para abrir um novo negócio. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 6 milhões de pessoas solicitaram algum tipo empréstimo no último ano, o que representa uma média de 69 milhões de domicílios.

No entanto, apenas 7,5% (ou seja, 5,2 milhões) tiveram o serviço aprovado pelas financiadoras. Para acelerar o procedimento, o peer to peer resgata a ideia de “ajudar o próximo sem entrar em contato com instituições bancárias”, isto é, de pessoa para pessoa.

Mas este é um modelo confiável? Para responder essa dúvida, preparamos este artigo para você compreender se o peer to peer é seguro e se atende às suas necessidades. Vamos lá?

O que é Peer to Peer lending?

Antes de saber se o Peer to Peer lending é seguro, vamos entender o significado.

Com tradução direta do inglês, o Peer to Peer Lending (P2P) corresponde a “empréstimo de ponta a ponta”. O modelo foi fundado em 2005 no Reino Unido pela empresa Zopa, porém só ganhou dimensão com a crise mundial financeira de 2008. 

De modo geral, o P2P apresenta uma nova tendência. Baseado na economia compartilhada, ele permite empréstimo de dinheiro diretamente de pessoa para pessoa, sem o intermédio de relações de investimento e de crédito bancário.

Na prática, várias pessoas podem oferecer quantias que, em conjunto, geram um valor emprestado. Esse recurso atende em grande escala dois tipos de clientes: pessoas que desejam organizar suas finanças e empreendedores de pequeno porte que procuram fortalecer seus estabelecimentos a curto prazo.

Como funciona o P2P?

Com vimos, uma fintech P2P conecta os que emprestam e os que recebem dinheiro,  tornando-se então um processo rápido e sem burocracia.

Por exemplo, nas instituições bancárias você pega um empréstimo e o banco usa o dinheiro de outros clientes para realizar o financiamento. Desse modo, eles lucram com os juros das transações. 

Enquanto no Peer to Peer lending o processo é direto, pois os investidores selecionam quais empréstimos preferem financiar.

O Peer to Peer Lending é seguro?

Várias vantagens atraem os investidores, o que ajudam a decidir se o Peer to Peer Lending é seguro antes de fechar um contrato. Confira:

Agilidade

Como o processo é totalmente online, o empréstimo coletivo não é burocrático, pois não há necessidade de conversas longas com gerentes ou funcionários. Além disso, toda a análise de crédito conta com a ajuda da tecnologia, ganhando em agilidade e eficiência.

Praticidade

O investidor precisa de apenas um acesso à internet para o uso da plataforma, isto é, o processo pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer hora, de um computador ou de dispositivos móveis.

Redução de taxas

Pelo fato de ser um recurso coletivo, o cliente foge do pagamento de altas taxas comuns do spread brasileiro, considerando então o custo menor da operação.

A alternativa é relevante para pequenos empreendedores, pois ao pagar juros menores, eles poderão usar parte do dinheiro para outros benefícios.

Condições consideráveis

Ambos os lados saem ganhando com o P2P. Quem pede empréstimo paga menos do que no modelo tradicional, enquanto o financiador é remunerado com segurança. Esse benefício muito se deve à análise de crédito rápida e confiável, visto que ela é realizada em uma plataforma virtual.

Diminui o índice de inadimplência

Consideramos que a inadimplência impede que o empreendedor resolva seus problemas financeiros a curto prazo, pois as opções de crédito são escassas, quase inexistentes. Portanto, o P2P possibilita a reflexão sobre a diminuição de dívidas.

Em outras palavras, a análise de crédito e a redução dos custos na solicitação de crédito permitem que o empreendedor não tenha problemas quando necessitar de dinheiro.

Leia também: conheça 8 empresas Peer to Peer em atuação no Brasil

Então, o P2P vale a pena?

Agora ficou mais claro entender se o Peer to Peer Lending é seguro, afinal, são diversas vantagens apresentadas. Vale considerar principalmente a proteção bancária, visto que o procedimento é digitalizado e rápido.

Mas antes de chegar a uma decisão, avalie as taxas de transações, pois são elas que vão definir se o modo P2P atende suas necessidades.

Tenha em mente que todas as fintechs ganham em cima do cliente, isso é inevitável, e o retorno para elas vêm de cobranças de taxas de empréstimos e multas.

Neste caso, observe os tipos de empresas P2P no mercado e o custo das operações. Para ajudá-lo, assista a este vídeo onde o fundador da Nexoos, Daniel Gomes, explica como criou a empresa e por que as fintechs P2P geram retorno elevado para pessoas, empresas e microempreendedores individuais (MEI);

Gostou do nosso conteúdo? Então não se esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo das fintechs!