Finanças Pessoais

Como se livrar das dívidas ganhando pouco? 5 dicas de ouro!

27 de July de 2021
Como se livrar das dívidas ganhando pouco? 5 dicas de ouro!<

Chegou boleto de novo e as contas estão apertadas? Então, vem descobrir como se livrar das dívidas, mesmo se você ganha pouco. Afinal, mais de 70% das famílias brasileiras estão endividadas, o que é um cenário preocupante. E isso não tem a ver com o valor do salário, mas sim com a maneira de lidar com o dinheiro.

Por um lado, muitas pessoas acham complicado fazer sua gestão financeira pessoal. E, por outro lado, a crise da covid-19 continua trazendo impactos negativos para a sociedade. Sendo assim, é preciso “apertar os cintos” e buscar estratégias efetivas para superar essa fase.  

Logo, além de saber como se livrar das dívidas, também é importante pensar nos próximos passos. Por isso, selecionamos um vídeo que te ajuda a economizar e, também, guardar e ganhar mais dinheiro. 

Mas como se livrar das dívidas ganhando pouco?

Já ouviu alguém falar que o dinheiro pode “trabalhar” para você? De fato, parece conversa de gente rica, não é mesmo? Contudo, essa ideia serve como um ponto de virada para quem quer saber como se livrar das dívidas.

Em todo caso, não existe uma fórmula mágica para quem está pensando “como me livrar das dívidas”. Mas é possível, sim, fazer um plano de ação para começar hoje mesmo. Nesse sentido, vale fazer uma reflexão que faz toda a diferença para finalmente sair do endividamento.  

Como os brasileiros lidam com o dinheiro?

Antes de descobrir como se livrar das dívidas, você já pensou em qual é a sua relação com o dinheiro? A propósito, um estudo da ANBIMA traçou 5 perfis de brasileiros em relação às finanças, que são:

  • construtores: 30% dos participantes da pesquisa são realistas e perseverantes. Em geral, eles preferem crescer devagar e sempre, poupando pequenos valores;
  • despreocupados: 11% dos entrevistados são mais otimistas, sem pensar muito no amanhã. Aliás, muitos deles consideram que as conquistas acontecem por acaso;
  • camaleões: por sua vez, 29% das pessoas “se viram nos 30” em quaisquer situações. Ou seja, vão se “desdobrando” para pagar as contas, mês a mês;
  • sonhadores: para 6% do povo, os sonhos conduzem seus passos. Por sinal, esses idealistas são motivados pelo futuro, com uma expectativa mais emocional;
  • planejadores: por fim, 22% dos brasileiros calculam suas próprias metas de crescimento. Com objetivos racionais, eles ficam sempre atentos às novas oportunidades.   

Vale lembrar que apenas 2% dos mais de 3.000 entrevistados não se enquadram nesses 5 perfis. Pensando nisso, faça um teste para entender melhor como você mesmo lida com o dindim, ok?   

5 dicas de ouro: como se livrar das dívidas e poupar para o futuro?

Agora, chegamos à hora da verdade. Em outras palavras, como se livrar das dívidas na prática? Para tal, confira 5 dicas de ouro para manter a vida financeira em dia:

1. Coloque o orçamento doméstico na ponta do lápis

Equilibrar o orçamento não é tão difícil quanto parece. Entretanto, isso requer esforço, disciplina e colaboração da família. Nessa perspectiva, algumas ideias são:

  • faça uma planilha simples para comparar as receitas e despesas. Isto é, tudo que “entra” e “sai” de dinheiro a cada mês;
  • se preferir, use um aplicativo de finanças pessoais, como: Money Lover, Mobills ou GuiaBolso;
  • anote todos os gastos da família, desde as contas grandes (como aluguel) até os lanches.

2. “Passe a faca” naqueles gastos desnecessários

Até se livrar do endividamento, deixe de lado o que é supérfluo. Além disso, o consumo consciente é essencial, tanto para o bolso, quanto para o meio ambiente. E lembre-se: 

  • pesquise o custo-benefício antes de fazer compras de grande valor;
  • se a compra for necessária, verifique se existe a opção de cashback
  • opte por um cartão de crédito pré-pago, como o modelo da Proteste.

3. Troque uma dívida cara por uma mais barata

Por acaso, você já tentou renegociar a dívida com a sua instituição financeira? Nessa linha, vale considerar:

  • verifique as opções de negociação, incluindo o aumento do prazo de pagamento;
  • busque uma taxa de juros menor (como o empréstimo) para pagar um cartão atrasado;
  • outra opção é a portabilidade de crédito, transferindo a dívida para outra instituição. 

4. Busque alternativas para ter uma renda extra

Por falar nisso, sabia que você pode ganhar dinheiro em casa? E o melhor: essa renda extra também pode ser uma mão na roda para formar a reserva de emergência. Logo, se você quer empreender, aqui vão algumas sugestões:

  • baixe aplicativos para ganhar dinheiro, a exemplo do PiniOn e do Slidejoy;
  • cozinhe em casa e entregue por meio dos apps iFood, Rappi e UberEats;
  • faça a mentoria para ajudar os colegas de profissão que estão com dificuldades;
  • use o perfil no Instagram para começar a vender as suas criações artesanais;
  • lance seu próprio infoproduto (produto digital): e-book, videoaula, webinar etc.  

5. Faça um curso gratuito de educação financeira

Por último, mas não menos importante, chegamos à educação financeira. Sim, esse é o ponto-chave para descobrir como se livrar das dívidas (e não cair nessa cilada de novo). E aqui vão alguns exemplos de cursos online, na modalidade de educação a distância (EAD):

  • gestão de finanças pessoais: parceria do Banco Central com a Escola de Administração Fazendária. Nesse caso, você vai aprender sobre: relação com o dinheiro, crédito, endividamento e afins; 
  • como gastar conscientemente: formação da FVG, contando com o patrocínio da Icatu. Por sinal, o curso traz reflexões interessantes, como: “eu preciso ou eu quero isto”?

E mais: se você não tiver tempo para fazer um curso, que tal ouvir um podcast de finanças pessoais? Para isso, separamos um episódio do Serasa Ensina, que fala sobre filmes, séries e dinheiro.

Agora que você já sabe como se livrar das dívidas, que tal conferir mais posts da Fintech? Por aqui, temos vários conteúdos para te ajudar a ter uma vida financeira muito mais saudável: