Chegou boleto de novo e as contas estão apertadas? Então, vem descobrir como se livrar das dívidas, mesmo se você ganha pouco. Afinal, mais de 70% das famílias brasileiras estão endividadas, o que é um cenário preocupante. E isso não tem a ver com o valor do salário, mas sim com a maneira de lidar com o dinheiro.

Por um lado, muitas pessoas acham complicado fazer sua gest√£o financeira pessoal. E, por outro lado, a crise da covid-19 continua trazendo impactos negativos para a sociedade. Sendo assim, √© preciso ‚Äúapertar os cintos‚ÄĚ e buscar estrat√©gias efetivas para superar essa fase.  

Logo, al√©m de saber como se livrar das d√≠vidas, tamb√©m √© importante pensar nos pr√≥ximos passos. Por isso, selecionamos um v√≠deo que te ajuda a economizar e, tamb√©m, guardar e ganhar mais dinheiro. 

Mas como se livrar das dívidas ganhando pouco?

J√° ouviu algu√©m falar que o dinheiro pode ‚Äútrabalhar‚ÄĚ para voc√™? De fato, parece conversa de gente rica, n√£o √© mesmo? Contudo, essa ideia serve como um ponto de virada para quem quer saber como se livrar das d√≠vidas.

Em todo caso, n√£o existe uma f√≥rmula m√°gica para quem est√° pensando ‚Äúcomo me livrar das d√≠vidas‚ÄĚ. Mas √© poss√≠vel, sim, fazer um plano de a√ß√£o para come√ßar hoje mesmo. Nesse sentido, vale fazer uma reflex√£o que faz toda a diferen√ßa para finalmente sair do endividamento.  

Como os brasileiros lidam com o dinheiro?

Antes de descobrir como se livrar das dívidas, você já pensou em qual é a sua relação com o dinheiro? A propósito, um estudo da ANBIMA traçou 5 perfis de brasileiros em relação às finanças, que são:

  • construtores: 30% dos participantes da pesquisa s√£o realistas e perseverantes. Em geral, eles preferem crescer devagar e sempre, poupando pequenos valores;
  • despreocupados: 11% dos entrevistados s√£o mais otimistas, sem pensar muito no amanh√£. Ali√°s, muitos deles consideram que as conquistas acontecem por acaso;
  • camale√Ķes: por sua vez, 29% das pessoas ‚Äúse viram nos 30‚ÄĚ em quaisquer situa√ß√Ķes. Ou seja, v√£o se ‚Äúdesdobrando‚ÄĚ para pagar as contas, m√™s a m√™s;
  • sonhadores: para 6% do povo, os sonhos conduzem seus passos. Por sinal, esses idealistas s√£o motivados pelo futuro, com uma expectativa mais emocional;
  • planejadores: por fim, 22% dos brasileiros calculam suas pr√≥prias metas de crescimento. Com objetivos racionais, eles ficam sempre atentos √†s novas oportunidades.¬†¬†¬†

Vale lembrar que apenas 2% dos mais de 3.000 entrevistados n√£o se enquadram nesses 5 perfis. Pensando nisso, fa√ßa um teste para entender melhor como voc√™ mesmo lida com o dindim, ok?   

5 dicas de ouro: como se livrar das dívidas e poupar para o futuro?

Agora, chegamos à hora da verdade. Em outras palavras, como se livrar das dívidas na prática? Para tal, confira 5 dicas de ouro para manter a vida financeira em dia:

1. Coloque o orçamento doméstico na ponta do lápis

Equilibrar o orçamento não é tão difícil quanto parece. Entretanto, isso requer esforço, disciplina e colaboração da família. Nessa perspectiva, algumas ideias são:

  • fa√ßa uma planilha simples para comparar as receitas e despesas. Isto √©, tudo que ‚Äúentra‚ÄĚ e ‚Äúsai‚ÄĚ de dinheiro a cada m√™s;
  • se preferir, use um aplicativo de finan√ßas pessoais, como: Money Lover, Mobills ou GuiaBolso;
  • anote todos os gastos da fam√≠lia, desde as contas grandes (como aluguel) at√© os lanches.

2. ‚ÄúPasse a faca‚ÄĚ naqueles gastos desnecess√°rios

Até se livrar do endividamento, deixe de lado o que é supérfluo. Além disso, o consumo consciente é essencial, tanto para o bolso, quanto para o meio ambiente. E lembre-se: 

  • pesquise o custo-benef√≠cio antes de fazer compras de grande valor;
  • se a compra for necess√°ria, verifique se existe a op√ß√£o de cashback
  • opte por um cart√£o de cr√©dito pr√©-pago, como o modelo da Proteste.

3. Troque uma dívida cara por uma mais barata

Por acaso, você já tentou renegociar a dívida com a sua instituição financeira? Nessa linha, vale considerar:

  • verifique as op√ß√Ķes de negocia√ß√£o, incluindo o aumento do prazo de pagamento;
  • busque uma taxa de juros menor (como o empr√©stimo) para pagar um cart√£o atrasado;
  • outra op√ß√£o √© a portabilidade de cr√©dito, transferindo a d√≠vida para outra institui√ß√£o. 

4. Busque alternativas para ter uma renda extra

Por falar nisso, sabia que voc√™ pode ganhar dinheiro em casa? E o melhor: essa renda extra tamb√©m pode ser uma m√£o na roda para formar a reserva de emerg√™ncia. Logo, se voc√™ quer empreender, aqui v√£o algumas sugest√Ķes:

  • baixe aplicativos para ganhar dinheiro, a exemplo do PiniOn e do Slidejoy;
  • cozinhe em casa e entregue por meio dos apps iFood, Rappi e UberEats;
  • fa√ßa a mentoria para ajudar os colegas de profiss√£o que est√£o com dificuldades;
  • use o perfil no Instagram para come√ßar a vender as suas cria√ß√Ķes artesanais;
  • lance seu pr√≥prio infoproduto (produto digital): e-book, videoaula, webinar etc.¬†¬†

5. Faça um curso gratuito de educação financeira

Por √ļltimo, mas n√£o menos importante, chegamos √† educa√ß√£o financeira. Sim, esse √© o ponto-chave para descobrir como se livrar das d√≠vidas (e n√£o cair nessa cilada de novo). E aqui v√£o alguns exemplos de cursos online, na modalidade de educa√ß√£o a dist√Ęncia (EAD):

  • gest√£o de finan√ßas pessoais: parceria do Banco Central com a Escola de Administra√ß√£o Fazend√°ria. Nesse caso, voc√™ vai aprender sobre: rela√ß√£o com o dinheiro, cr√©dito, endividamento e afins;¬†
  • como gastar conscientemente: forma√ß√£o da FVG, contando com o patroc√≠nio da Icatu. Por sinal, o curso traz reflex√Ķes interessantes, como: ‚Äúeu preciso ou eu quero isto‚ÄĚ?

E mais: se você não tiver tempo para fazer um curso, que tal ouvir um podcast de finanças pessoais? Para isso, separamos um episódio do Serasa Ensina, que fala sobre filmes, séries e dinheiro.

Agora que voc√™ j√° sabe como se livrar das d√≠vidas, que tal conferir mais posts da Fintech? Por aqui, temos v√°rios conte√ļdos para te ajudar a ter uma vida financeira muito mais saud√°vel:

Coment√°rios