Finanças Pessoais

Afinal, cashback é seguro? Todas as suas dúvidas explicadas!

8 de June de 2021
Afinal, cashback é seguro? Todas as suas dúvidas explicadas!<

Em tempos de instabilidade econômica, cada Real ganho precisa ser muito bem investido. Melhor ainda se esse valor voltar para você depois de uma compra realizada. É exatamente isso que o cashback faz, retorna para seu bolso uma porcentagem do valor investido em uma compra. Mas afinal, cashback é seguro?

O termo é estranho para você e ainda não sabe bem o que é cashback? Leia nosso artigo e fique por dentro dessa vantagem econômica que está cada vez mais fazendo parte da vida dos brasileiros. Além disso, a produção da Band Jornalismo fez um vídeo explicativo sobre o tema. Confira.

O cashback veio para dar um alívio nas despesas do dia a dia e estimular a economia girar. Por exemplo, parte do que é investido em uma compra retorna para seu bolso em forma de desconto em uma próxima compra. Além disso, há opções em que você pode receber esse dinheiro de volta na sua conta.

Entretanto, consumidores mais tradicionais ainda sentem receio em fazer uma compra por meio de plataformas. A pergunta mais frequente é se o cashback é seguro e se vai devolver parte do dinheiro.

Você faz parte desse grupo mais resistente? Não tem problema. Continue lendo para esclarecer suas dúvidas.

Cashback é seguro, mas exige cuidado

Plataformas conhecidas, como Méliuz, Picpay, Ame Digital, Inter e BeBlüe possuem nomes consolidados no mercado e, certamente, são seguras. Inclusive, já as citamos em outras matérias, como a que explana sobre a melhor plataforma de cashback e o melhor cartão de cashback.

E por qual motivo elas seriam seguras, além da fama entre consumidores? Essas plataformas, possuem parceria com grandes lojas. Dessa forma, a proteção ao consumidor é garantida, já que dificilmente fechariam contrato com algo que pudesse manchar a reputação e afetar o relacionamento com os clientes.

Agora, se um aplicativo novo de cashback surgir e você quiser testar, preste atenção a esses itens:

  • verifique antecedentes, como avaliações no Google Play e no App Store;
  • vale a pena ver, também, se existem reclamações não atendidas no Reclame Aqui
  • investigue se há investimentos para essa fintech.

Aliás, falando em investimento, Picpay e Méliuz são uma das melhores fintechs para se investir. De acordo com o Jornal Contábil, em 2020 as fintechs brasileiras receberam uma injeção de US$ 1,9 bilhão, o que demonstra o quanto são seguras de se utilizar.

cashback é seguro.

Bom para você. Bom para economia.

De acordo com o jornal Gazeta do Povo, o professor de marketing, Silvio Laban, afirma que a dinâmica do cashback funciona como um  “incremento nas vendas ou, no caso de um mercado recessivo, uma forma de gerar negócios”.

Esse método de resgate de parte do valor parece mágica, mas não é. Entretanto, você sabe como funciona o sistema de cashback? As lojas parceiras pagam um valor para anunciar nas plataformas e parte desse dinheiro fica com você.

Ou seja, acaba fomentando a economia do país através do estímulo à comprar mais em troca de uma vantagem. Todavia, é preciso parcimônia na hora de fazer as suas compras.

Lembre-se de que esse dinheiro pode demorar um tempo para retornar para seu bolso e, em alguns casos, precisam de um valor mínimo para ser resgatado. Além disso, algumas empresas não têm essa modalidade de depósito em conta, oferecendo apenas descontos nas próximas contas nas lojas associadas.

É importante ficar atento a algumas situações para não sair perdendo:

  • cuidado para não realizar compras sem necessidade, apenas visando aquele desconto;
  • nem todos os produtos da loja parceira oferece cashback, ou seja, cuidado ao comprar mais de um produto;
  • alguns programas de indicação de amigos não oferecem o bônus apenas pela indicação. É preciso que o amigo realize uma compra para esse dinheiro chegar até você.

Agora que você já sabe que cashback é seguro e sabe se proteger de possíveis problemas, que tal conhecer algumas plataformas? Continue nos acompanhando.

Quais as plataformas de cashback mais seguras de usar?

Méliuz

A mineira Méliuz é a empresa do ramo mais consolidada e utilizada no Brasil. De acordo com o relatório da empresa, em 2020 eles estavam com 14 milhões de contas ativas, ou seja, 5 milhões a mais que no ano de 2019. Nem precisa questionar se esse cashback é seguro, não é mesmo?

Com site, extensão para o Google Chrome e aplicativo disponível tanto no App Store como no Google Play, a Méliuz oferece as seguintes vantagens:

  • tem custo: Não;
  • oferece cupons de desconto: Sim;
  • tipos de lojas parceiras: virtuais e físicas;
  • resgate: Direto para conta bancária e pode ser resgatado após acumular o mínimo de 20 Reais.
  • diferencial: Muitas lojas parceiras.

Picpay

O capixaba Picpay também ganhou o coração dos brasileiros e vem conquistando um público cada vez maior. Considerada uma das melhores fintechs para se investir, o Picpay tem aplicativo, site e promete ser um dos grandes adversários da Méliuz.

Essa é outra grande empresa que evidencia que cashback é seguro. Confira seus benefícios:

  • tem custo: Não;
  • oferece cupons de desconto: Sim;
  • tipos de lojas parceiras: virtuais e físicas;
  • resgate: Direto para conta bancária e não tem valor mínimo para resgate. Além disso, é possível transferir e pagar boletos com esse dinheiro;
  • diferencial: cashback costuma ser um dos mais altos do Brasil.

Ame Digital

Ame Digital, ao contrário do que muitos pensam, não é um aplicativo de cashback, apesar de oferecer o serviço. Trata-se de uma carteira digital que está conquistando mais usuários com suas vantagens. Conheça seus serviços:

  • tem custo: Não;
  • oferece cupons de desconto: Sim;
  • tipos de lojas parceiras: virtuais e físicas;
  • resgate: Desconto em novas compras. Segundo a própria Ame,  o cashback “só poderá ser utilizado na compra de produtos em lojas e/ou estabelecimentos parceiros da Ame, recarga de celular, gift card, posto Br e transferências em entre contas Ame”;
  • diferencial: permite o uso combinado com outros aplicativos de cashback, como por exemplo, a Méliuz.

BeBlüe

BeBlüe só não é a preferida por questões de comodidade, já que beneficia apenas lojas físicas (esperamos que seja algo temporário). Conheça mais dessa fintech:

  • tem custo: Sim. Uma pequena taxa única;
  • oferece cupons de desconto: Sim;
  • tipos de lojas parceiras:Apenas lojas físicas;
  • resgate: Desconto em novas compras de lojas afiliadas;
  • diferencial: cashback fica disponível quase que instantaneamente.

Tem alguma dúvida de que cashback é seguro? Agora basta escolher a plataforma que oferece mais vantagens para você e economizar!