Finanças Pessoais

O que é Méliuz? É confiável? Tudo o que precisa saber sobre o aplicativo que devolve o dinheiro que você gastou

8 de December de 2019
O que é Méliuz? É confiável? Tudo o que precisa saber sobre o aplicativo que devolve o dinheiro que você gastou<

Se você costuma estar antenado nas novidades do mundo da tecnologia e das finanças, provavelmente já ouviu falar de cashback. Esse modelo de compras, que devolve parte do dinheiro gasto em determinados produtos ou serviços, ganhou força no Brasil há 8 anos quando o Méliuz, a maior empresa de cashback do Brasil, entrou no mercado.

Eleito startup do ano em 2016, o Méliuz tem parceria com mais de 1600 lojas espalhadas em todo o Brasil, devolveu mais de 48 milhões de reais aos seus clientes só em 2018 e está no top 6 apps de compra favoritos dos brasileiros.

Mas, afinal, o que é Meliuz e como ele funciona? Será que é confiável? Explicamos abaixo tudo o que precisa saber sobre esse serviço, quais benefícios ele oferece e mais: te dizemos se é confiável e vantajoso utilizá-lo.

Ficou com vontade de saber como recuperar parte do dinheiro gasto? Então boa leitura!

O que é Méliuz

Méliuz significa “melhor” em latim. Apesar de ter tomado uma maior dimensão recentemente, desde o seu fundamento, em 2011, o Méliuz tem pretensão de melhorar os sistemas de fidelidade oferecidos atualmente no mercado.

O que é Méliuz? Diferentemente dos programas de pontuação e milhagens — que quase nunca são recuperados (e todo mundo sabe!), o Méliuz devolve parte do dinheiro gasto direto em sua conta.

O programa conta com parceiros das mais diversas categorias, desta maneira, você tem muito mais chances de recuperar seu dinheiro e, ainda, tem acesso a descontos exclusivos.

Veja abaixo quais são as categorias e, para descobrir quais são as lojas parceiras, clique aqui.

  • Alimentos e Bebidas
  • Eletronicos e Tecnologia
  • Moda e Acessórios
  • Beleza e Saúde
  • Esporte e Lazer
  • Móveis, Casa e Decoração
  • Celulares e Smartphones
  • Informática
  • Serviços
  • Cursos
  • Loja de Departamentos
  • Viagem e Turismo

o que é méliuz

Assista abaixo ao vídeo publicado no canal da empresa e saiba um pouco mais sobre o que é Méliuz:

Como o Méliuz funciona

Agora que você já sabe o que é Méliuz, talvez esteja curioso para saber como ele funciona.

O funcionamento do Méliuz é muito simples: você se cadastra na plataforma e já pode começar a desfrutar dos cupons de descontos e, claro, do sistema de cashback disponível em compras online e em lojas físicas.

O montante que você recebe de volta varia de acordo com a porcentagem de cashback oferecida pela loja parceira, que pode ficar entre 1% e 50% do valor total da compra.

Mas você deve estar curioso para saber como é possível fazer com que parte do dinheiro gasto em uma compra retorne para a sua conta sem nenhum custo — e nós te explicamos.

Você conhece a expressão “relação ganha-ganha”, ou “win-win” em inglês? Este termo é utilizado no mundo dos negócios para falar de uma negociação em que ninguém perde, ou seja, trata-se de uma relação ideal entre cliente e fornecedor na qual todos saem ganhando.

O Méliuz busca mais do que isso, trabalha com um sistema “ganha-ganha-ganha”, onde o portal ganha na prestação de serviços, você ganha como cliente e os parceiros também ganham.

As lojas parceiras que anunciam no Méliuz estão fazendo uma espécie de investimento em marketing, pois quando anunciam no portal, irão, de alguma forma, expor seus produtos em mais um ponto de vendas, gerar visualizações e aumentar a possibilidade de venda.

O portal, por sua vez, recebe uma comissão que é dividida com você, e transformada em forma de cashback. Vantajoso para todos, não é mesmo?

O que é meliuz + o que é o aplicativo meliuz + meliuz é confiável

Fonte: Blog da Méliuz

Site, aplicativo e cartão de crédito: as 3 formas de usar o Méliuz

Ainda está se perguntando o que é o aplicativo Meliuz? Fique ligado, existem três maneiras com que você, consumidor poderá utilizar os serviços do Méliuz. São elas:

1. Site Méliuz

A primeira forma de usar o Méliuz é por meio do site. Para isso:

  • Acesse o site do Méliuz
  • Busque pela loja em que deseja fazer suas compras
  • Ative o dinheiro de volta (cashback)
  • Quando for direcionado para a loja desejada, poderá acessar os descontos exclusivos, e fazer suas compras regularmente

Para facilitar ainda mais a sua vida, através do site do Méliuz, você tem a possibilidade de adicionar uma extensão do portal em seu navegador (por enquanto somente disponível para o Google Chrome), ou seja, você pode buscar pelas lojas sem que precise antes acessar o site Méliuz.

Em até dois dias após a finalização da compra, o valor do cashback aparecerá no seu extrato do Méliuz.

Assim que completar 20 reais de crédito, você pode pedir o resgate desse valor diretamente em sua conta bancária, ou poupança, sem nenhum custo adicional.

2. Aplicativo Méliuz

O aplicativo é gratuito, está disponível para iOS e Android e, para comprar, basta seguir exatamente o mesmo passo-a-passo do site.

Além das vantagens oferecidas no site do Méliuz, utilizando o aplicativo você também pode encontrar as lojas físicas mais próximas de você, que oferecem o serviço de cashback. Só é preciso informar, na loja, o seu número de celular, que em alguns minutos o crédito aparecerá no extrato do aplicativo.

3. Cartão de crédito Méliuz

Serviço que entrou em vigor em 2019, o cartão de crédito que não possui anuidade (porém já tem fila de espera) te devolve até 1,8% do dinheiro gasto nas compras.

Nele o dinheiro será devolvido de acordo com o total da sua fatura mensal, veja as regras abaixo:

  • Gastando menos de 750 reais você não tem direito ao cashback
  • Gastando entre 751 e 1500 reais serão devolvidos 0,5% do valor gasto em todas as compras
  • Gastando acima de 1501 reais o cashback de todas as compras será de 0,8%

Além disso, toda vez em que utilizar o seu cartão de crédito Méliuz em compras nas lojas onlines parceiras, você ainda recebe 1% extra de cashback direto no seu extrato, e o resgate funciona da mesma maneira, completando 20 reais de crédito basta pedir a transferência.

Conheça a história do Méliuz

Após terem vendido a primeira empresa, uma gestora de investimentos, os sócios Ofli Guimarães e Israel Salmen decidiram abrir o Méliuz em 2011.

De acordo com a Forbes, a ideia surgiu devido às experiências negativas com programas de fidelidade oferecidos por empresas, onde a recompensa era feita em formato de pontos (com prazo curto de validade), e mercadorias quase nunca interessantes. Era hora de inovar.

Foi através de muito estudo, do mercado nacional e internacional, que os sócios chegaram ao conceito de cashback, e viram que havia grande oportunidade de explorar este mercado no Brasil. Porém, segundo entrevista dada ao site StartMeUp, apesar da ideia parecer simples e promissora, Ofli e Israel tiveram muita dificuldade em fazer com que o negócio crescesse no início.

Entre más decisões, e o receio com o futuro da empresa, os sócios foram convidados para o programa Startup Chile, onde receberam 40 mil dólares em investimentos. Um ano depois o faturamento da empresa era 80 vezes maior.

Desde então o Méliuz, além de crescer significativamente, em 2016 ganhou o prêmio de startup do ano, e passou a ser apoiada pela Endeavor, uma organização global sem fins lucrativos, que busca auxiliar empreendedores com o crescimento de suas empresas.

Hoje o Méliuz, que tem como regra lançar um novo serviço ou ferramenta a cada seis meses, sempre buscando a autossuperação e o crescimento contínuo. Neste ano, em parceria com o Banco PAN e a MasterCard, a empresa lançou o cartão de crédito cashback da marca.

“Estamos expandindo nossa atuação para o mundo físico agora. Mas percebemos que isso seria uma boa em 2011 (…) Sempre começamos aos poucos porque, nesses primeiros passos, não sabemos o que esperar”, disse Israel Salmen em entrevista para e Revista Reserva.

O Méliuz aposta também em seus funcionários, em uma política de trabalho de incentivo, e em estratégia de gestão de pessoas. Ao invés de escolherem os novos sócios da empresa, os próprios funcionários que se candidatam ao posto. O método, chamado de participação acionária, foi inspirado em startups do Vale do SIlício, e é onde o funcionário passa a ter direito a ações ou cotas do negócio.

“Essa é uma forma de recompensá-los. Eu acredito muito que é dividindo que fazemos nosso bolo crescer”, disse o CEO Israel Salmen para a Exame.

Será que vale a pena? Confira as vantagens e desvantagens do Méliuz

Se, mesmo depois de saber o que é Méliuz, você ainda está em dúvida se vale a pena usar essa ferramenta de cashback, trazemos abaixo as principais vantagens e desvantagens para comparar.

Vantagens do Méliuz

  • Extrato de créditos pode ser acompanhado por site, aplicativo ou até por email
  • Cupons de desconto são cumulativos com o cashback oferecido por lojas parceiras
  • Saldo de créditos que não expiram, ou seja, você tem o tempo que quiser para pedir que o valor seja depositado na sua conta
  • Lembrador: toda vez que entrar no site de um parceiro você recebe um lembrete para ativar o dinheiro de volta, assim, não perde nenhuma oportunidade (ou dinheiro)
  • Canal no YouTube com conteúdos explicativos sobre as ferramentas do Méliuz e sobre como usar os cupons de desconto
  • Possibilidade de receber de volta parte do dinheiro gasto com corridas de Uber e 99
  • “Indique e ganhe”, promoção em que você pode adquirir ainda mais créditos para o seu cashback. Indicando 5 amigos, são mais 175 reais para gastar como quiser. Dez amigos confirmaram? Você ganha 500 reais. Confira as regras da promoção vigente aqui.

Dica extra

Em entrevista dada para Forbes, o cofundador e CEO do Méliuz, Israel Salmen, disse que as maiores porcentagens de cashback, ou os parceiros mais vantajosos, são os hotéis — então não deixe de ativar o seu “lembrador” ou utilizar seu cartão de crédito Méliuz nas próximas férias!

Desvantagens do Méliuz

  • Só é possível resgatar o dinheiro e solicitar o depósito em conta quando você tiver pelo menos 20 reais de crédito
  • O valor do cashback de seu cartão de crédito Méliuz pode demorar até sete dias para ser depositado em sua conta corrente ou poupança
  • O saldo cashback de seus gastos no cartão só serão confirmados no extrato Méliuz após pagamento da fatura
  • As lojas online geralmente confirmam as compras (e o valor do seu cashback) em até 48 horas, porém possuem prazo de até 90 dias, então pode demorar mais do que o previsto para ver seus créditos no extrato Meliuz
  • O cashback de aluguéis de carro, hospedagens ou passagens aéreas só estará disponível após o uso desses serviços.

O Méliuz é confiável?

Por fim, talvez você esteja se perguntando: será que Méliuz é confiável?

Se esse é o seu caso, saiba que, no momento de efetuar sua compra online, você será automaticamente redirecionado para o site da loja que procura, ou seja, o Méliuz não é responsável por efetuar nenhum tipo de pagamento — você irá efetuar suas compras normalmente. O site do Méliuz também possui os protocolos de segurança de dados.

Além disso, até o momento, não existem casos de pessoas que solicitaram o cashback e deixaram de receber. Todos os valores de seu extrato Méliuz serão depositados, conforme a promessa da empresa, diretamente em sua conta corrente ou poupança e sem custos adicionais.

A empresa tem 100% de suas reclamações respondidas no Reclame Aqui, nota geral de 8.8, e um índice de solução de 91,2%. Portanto, são mais de 4,8 milhões de usuários, e, dentre eles, todos os que reclamaram receberam respostas.

Concluímos então que o Méliuz, e seu sistema de cashback, são confiáveis e ainda oferecem ferramentas que auxiliam na utilização do serviço, além de possuírem plataformas seguras e índice de atendimento ao cliente elevado.

Gostou de conhecer tudo sobre o Méliuz, de descobrir se ele é confiável e, de quebra, receber esse monte de dicas sobre como poupar dinheiro gastando? Então inscreva-se em nossa newsletter para receber em primeira mão outros conteúdos como esse direto no seu e-mail!