Você sabia que apenas 42% dos brasileiros têm algum controle sobre suas finanças? Isso mesmo, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a maioria da população brasileira não faz nenhum tipo de gestão financeira em casa e, portanto, não tem ideia do paradeiro da grana no final do mês.

A falta de uma melhor distribuição de gastos e de uma gestão simples de patrimônio faz com que 60% dos brasileiros encerrem o mês sem nenhum dinheiro sobrando na conta e com que 17% da população tenha que recorrer aos cartões de crédito ou empréstimos para que possa quitar todos os gastos. 

Você gostaria de conhecer ferramentas que pudessem te ajudar (em poucos cliques) a redirecionar seus gastos, para que, por fim, possa fazer o tão sonhado pé-de-meia? 

Então entenda o que é a gestão financeira e veja quais são os melhores aplicativos de gestão financeira pessoal. Prepare-se para começar os downloads!

O que é gestão financeira e por que ela é extremamente importante

A gestão financeira nada mais é do que um planejamento, envolvendo análises e tomada de decisões relacionadas às finanças, ou ao dinheiro. Através de um orçamento mensal simples e do equilíbrio entre as receitas e as despesas, é possível economizar parte do seu seu salário e acredite, independentemente do quanto você ganha!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Faça como milhares de empreendedores e receba os melhores conteúdos sobre o mundo Fintech em sua caixa de e-mail.

Portanto, organizando melhor e realizando uma melhor distribuição de seus gastos você não só irá manter suas contas em dia, como poderá ter uma relação saudável com o dinheiro de uma vez por todas.

Assista ao vídeo do TEDx Talks São Paulo sobre por que ainda é tão difícil falar de dinheiro no Brasil:

Por que a gestão financeira é importante?

Imagine poupar mais e poder dar um melhor direcionamento para o seu dinheiro. Imagine conseguir fazer aquela viagem dos seus sonhos, abrir seu próprio negócio, comprar aquele automóvel que sempre quis ou ter a casa própria. Isso tudo é possível se dedicar um pouco do seu tempo para fazer sua gestão financeira pessoal.

Abaixo listamos alguns benefícios que podem ser alcançados através de uma gestão financeira pessoal: 

  • Você conhecerá seus hábitos de consumo e passará a executá-los com mais consciência;
  • Fim do empréstimo e do pagamento de juros e do desperdicio;
  • Poderá buscar o fim dos cartões de crédito e dos parcelametos desnecessarios;
  • Irá compreender melhor o que fazer com suas economias e as oportunidades de investimento do mercado;
  • Não será mais surpreendido com a falta de dinheiro ou com um gasto que não estava planejado;
  • E passará a ver o dinheiro como uma solução e viabilização de seus planos e sonhos, ao invés de vê-lo como problema e essa é a relação saudável que busca!

Veja o vídeo abaixo do canal App Renda Fixa mostrando 5 passos para organizar suas finanças:

Os 5 melhores aplicativos para a sua gestão financeira pessoal

Listamos abaixo os melhores aplicativos de gestão financeira pessoal para que você possa controlar seus gastos, começar a poupar e, claro, escolher o melhor para você.

  1. Mobills

    O Mobills é um aplicativo de gerenciamento de gastos pessoais gratuito com mais de 5 milhões de usuários e disponível para Android, iOS e Web.

    Além de permitir que você cadastre e gerencie suas contas de forma eficiente o aplicativo oferece lembretes sobre suas contas a vencer, permite que estabeleça metas e saiba onde reduzir seus gastos, que são inclusive, classificados por categoria.

    Você pode também sincronizar seus dados do aplicativo em nuvem e acessá-los no seu PC ou ate cadastrar seu cartão de crédito para que possa acompanhar sua fatura.

  2. Money Lover

    O aplicativo Money Lover também é gratuito (com algumas ferramentas disponíveis para usuários premium) e está disponível para Android, iOS e Web.

    Oferece, além de classificação de contas (inclusive personalizada), notificação de vencimentos, sincronização em diferentes aparelhos, planejamento de economias. É possível também escanear seus recibos e classificá-los como deseja, gerenciar suas dívidas e empréstimos em um só lugar e verificar a cotação de diferentes moedas caso esteja planejando uma viagem internacional.

  3. GuiaBolso

    O aplicativo do GuiaBolso serve como um organizador financeiro e está disponível para Android e IOS.

    Com este aplicativo de gestão financeira você não só classifica suas despesas como pode sincronizar sua conta bancária e seu cartão de crédito (ou quantas contas e cartões você quiser) e ele exporta todos os dados para o aplicativo, assim você não precisa anotar gasto por gasto. Maravilha, não é mesmo?

    O download do aplicativo é gratuito e também conta atualmente com mais de 5 milhões de usuários no Brasil.

  4. Wallet

    Este aplicativo tem como principal função se tornar uma carteira virtual. Porém disponibiliza também, ferramentas como: 

    • listas de compra
    • gestão de dívida
    • PIN de segurança
    • arquivamento de recibos
    • partilhamento de contas com a família
    • relatórios financeiros
    • e até orçamentos que você venha a precisar

    Através do uso da inteligência artificial, o Wallet permite a sincronização com suas transações bancárias e oferece até um “índice emocional”, onde você consegue parametrizar suas despesas, determinando se elas foram impulsivas ou realmente importantes.

    O aplicativo, utiliza a geolocalização para te informar onde foram realizados os seus gastos se perto de casa, do trabalho ou até em uma viagem (uma categoria a mais para você se organizar).

    O Wallet está disponível gratuitamente (oferece opções pagas) para Android e IOS.

  5. Organizze

    O Organizze é fácil de usar e tem foco principal na experiência do usuário. Se você é fã de um sistema prático e intuitivo e de um suporte que funciona, essa é a promessa do Organizze, um aplicativo em que você possa gerir seu dinheiro da maneira mais simples e rápida.

    Entre as principais funções encontradas no Organizze estão: 

    • controle de contas e metas
    • avisos de contas a pagar
    • relatórios
    • resumos e controle de seus cartões.

    Com mais de 2 milhões de usuários, o app está disponível gratuitamente para Android, IOS e desktop.

Agora que já pode escolher qual o melhor aplicativo para você, lembre-se: é importante manter um planejamento estável onde metas a longo prazo são estabelecidas, afinal estas ferramentas só funcionarão se alinhadas a uma gestão completa.

Para manter sua vida financeira pessoal saudável, confira abaixo outros posts da Fintech sobre o assunto. Além disso, inscreva-se na nossa newsletter para se manter sempre informado!

 

Comentários