Investimento

Como começar a investir: 5 dicas para iniciantes

14 de November de 2019
Como começar a investir: 5 dicas para iniciantes<

Depois que a história da Bettina viralizou pelo Youtube, nunca se falou tanto em maneiras de como começar a investir. Discussões à parte, a ação promovida pela Empiricus Research despertou a necessidade de mais informações sobre investimentos e suas formas de rentabilidade.

Mesmo antes do infame viral estourar, como começar a investir já era um assunto que vinha sendo discutido. E não só entre financistas, mas pessoas comuns começaram conhecer outras oportunidades mais rentáveis para sair da poupança.

Antigamente, quando se falava em investimento, a primeira coisa que se pensava era que é um campo para gente rica e com dinheiro disponível.

Hoje, era mito caiu por terra e como começar a investir se tornou algo possível para a maioria das pessoas que desejam aumentar seu patrimônio. Você pode começar com R$ 100, se quiser. 

E se você também está interessado em saber quais são as formas de começar a investir, vamos dar algumas dicas esclarecer os primeiros passos nesse universo. Continue lendo!

Guia para iniciantes: como começar a investir

Está decidido a aprender como começar a investir, certo? Para qualquer objetivo novo é preciso reunir informações antes de partir para a ação.

Entender os quesitos básicos vai te ajudar a se organizar, entender melhor como funciona o mercado financeiro e a manter seus investimentos constantes. Afinal, você vai começar a investir no que é ideal para o seu perfil.

Então confira cinco dicas que separamos neste pequeno guia de como começar a investir para iniciantes:

1. Conheça os tipos de investimento

Sim, existe mais de um tipo de investimento e dentro deles subtipos com suas variáveis, de acordo com o volume de investimento disponível. 

A primeiro ponto de como começar a investir é saber que existem investimentos de renda fixa e variável

Vamos falar de cada tipo separado:

> Renda fixa

A renda fixa é um investimento que você faz em títulos públicos ou privados, nos quais seus dinheiro é “emprestado” para a instituição e investido para gerar retorno.

Esse retorno é regulado por uma taxa de rendimento que pode ser do tipo prefixada ou pós-fixada.

A taxa prefixada, como o próprio nome diz, tem uma porcentagem fixa de taxa de retorno, independe das variações do mercado. 

Isso permite ter uma rentabilidade predefinida, ou seja, você sabe quanto terá de rendimento desde quando começar a investir. 

É um investimento um pouco mais arriscado e pode perder para a taxa de inflação.

Já a taxa pós-fixada está ligada a um índice econômico como a taxa Selic, o IPCA ou o CDI. Isso significa que os rendimentos são variáveis. Se o índice aumenta, o retorno é maior e vice versa.

Nesse caso, você só saberá o rendimento no final, mas é um tipo mais seguro, onde é difícil haver perdas para a inflação. 

Entre os investimentos de renda fixa temos: 

  • CDB – Certificado de Depósito Bancário;
  • Tesouro Direto;
  • Fundos de Investimentos;
  • LCI /LCA;
  • Debêntures;
  • CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários)/CRA (Certificados de Recebíveis Agrícolas).

> Renda variável 

Agora, a renda variável envolve os investimentos na bolsa de valores. Os investidores compram ações de empresas e o rendimento varia de acordo com a expectativa do mercado. 

A economia geral do país e o potencial das empresas pelo olhar dos investidores, movimenta o mercado de ações e eleva ou diminui os ganhos.

Assim, não há garantia de retornos. Pode ser tanto um rendimento certeiro com 100% de retorno ou um investimento sem nenhum resultado.

Além das ações, os investimentos da renda variável englobam:

  • Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs);
  • Commodities;
  • Exchange Traded Funds (ETFs);
  • Contratos futuros;
  • COE.

2. Tenha um planejamento financeiro

O segundo passo de como começar a investir é ter um planejamento financeiro. Você já conheceu o mercado e agora tem uma visão geral do que existe.

Mas antes de sair por aí investimento em ações de alto risco ou colocando toda sua renda em CDBs, é importante planejar seus gastos.

O seu objetivo ao começar a investir seu dinheiro é fazê-lo render, é claro. Por isso, é importante analisar os seus ganhos atuais para definir um valor para investir.

Mencionamos rapidamente no início deste tópico que os investimentos devem ser frequentes. Ou seja, não é estratégico investir apenas um mês e não manter-se ativo.

Definindo um valor mensal que não prejudique os seus outros compromissos — contas de casa em geral, lazer, escola dos filhos, cursos, etc — você vai começar a investir de forma inteligente.

Então, se você está disposto a embarcar nessa jornada de como começar a investir, pegue papel e caneta e analise suas despesas. 

Essa definição vai ser crucial tanto para estipular o valor dos seus investimentos quanto de que tipo eles serão. Aprenda a se organizar assistindo ao vídeo abaixo: 

 

3. Perfil de investidor

Você já conhece os tipos de investimento e sabe da importância de fazer um planejamento financeiro.

O passo seguinte para iniciantes que querem aprender como começar a investir é se encaixar em um perfil de investir. E quais são eles, você deve estar se perguntando.

  1. Conservador: deseja investir, mas quer preservar seu dinheiro;
  2. Moderado: seu objetivo é ter mais retorno;
  3. Arrojado: quer um retorno extremamente alto.

Os conversadores não querem correr risco e por isso se encaixam bem em tipos de investimentos de baixo risco como Tesouro Direto, Fundos de renda fixa, Fundos DI e Renda fixa privada. 

Os moderados já trabalham bem com a ideia de correr um pouco mais de risco para obter ganhos maiores. Daí fazerem investimentos em Fundos de ações, Fundos multimercados, Debêntures e Fundos imobiliários.

Para os arrojados, o céu é o limite. Eles apostam em investimento de alto risco como Criptomoedas, Ações da bolsa, Derivativos e COE. 

Ainda pode-se falar de um quarto tipo de investidor que mescla os três perfis acima. É a pessoa que analisa o tipo de investimento que vai investir de acordo com o que tem em mãos e seus objetivos.

4. Estratégia de investimento

Outro ponto importante de como começar a investir é definir uma estratégia de investimento.

  • Qual será seu objetivo para investir?
  • Quanto dinheiro você precisa para alcançá-lo?
  • Em quanto tempo?

Suponhamos que você vai começar a investir para garantir uma aposentadoria confortável no futuro. Isso significa que você tem mais tempo e pode escolher objetivos que rendam a longo prazo.

Já se deseja comprar uma casa ou um carro à vista em um prazo de cinco anos, por exemplo, pode apostar em investimentos mais seguros, sem tanto risco.

5. Instituição financeira

Para começar a investir, você vai precisar do suporte de uma instituição financeira para assessorá-lo nos investimentos.

Atualmente, existem muitas startups no mercado financeiro brasileiro com sistemas facilitados para começar a investir sem mistérios.

Os bancos também são uma opção, mas suas taxas de rendimento costumam ser menos atrativas. 

Lembre-se de checar as credenciais da empresa para escolher a melhor corretora e tire todas as dúvidas sobre o serviço antes de começar a investir também. 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos que também querem saber começar a investir.

Este post foi escrito pela Xerpa, uma plataforma de Recursos Humanos que auxilia empresas a otimizarem as funções do departamento de RH e oferece benefícios para os funcionários como salário sob demanda, com a ferramenta Xerpay.