Depois que a hist√≥ria da Bettina viralizou pelo Youtube, nunca se falou tanto em maneiras de como come√ßar a investir. Discuss√Ķes √† parte, a a√ß√£o promovida pela Empiricus Research despertou a necessidade de mais informa√ß√Ķes sobre investimentos e suas formas de rentabilidade.

Mesmo antes do infame viral estourar, como começar a investir já era um assunto que vinha sendo discutido. E não só entre financistas, mas pessoas comuns começaram conhecer outras oportunidades mais rentáveis para sair da poupança.

Antigamente, quando se falava em investimento, a primeira coisa que se pensava era que é um campo para gente rica e com dinheiro disponível.

Hoje, era mito caiu por terra e como come√ßar a investir se tornou algo poss√≠vel para a maioria das pessoas que desejam aumentar seu patrim√īnio. Voc√™ pode come√ßar com R$ 100, se quiser.¬†

E se você também está interessado em saber quais são as formas de começar a investir, vamos dar algumas dicas esclarecer os primeiros passos nesse universo. Continue lendo!

Guia para iniciantes: como começar a investir

Est√° decidido a aprender como come√ßar a investir, certo? Para qualquer objetivo novo √© preciso reunir informa√ß√Ķes antes de partir para a a√ß√£o.

Entender os quesitos básicos vai te ajudar a se organizar, entender melhor como funciona o mercado financeiro e a manter seus investimentos constantes. Afinal, você vai começar a investir no que é ideal para o seu perfil.

Então confira cinco dicas que separamos neste pequeno guia de como começar a investir para iniciantes:

1. Conheça os tipos de investimento

Sim, existe mais de um tipo de investimento e dentro deles subtipos com suas variáveis, de acordo com o volume de investimento disponível. 

A primeiro ponto de como começar a investir é saber que existem investimentos de renda fixa e variável. 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fa√ßa como milhares de empreendedores e receba os melhores conte√ļdos sobre o mundo Fintech em sua caixa de e-mail.

Vamos falar de cada tipo separado:

> Renda fixa

A renda fixa √© um investimento que voc√™ faz em t√≠tulos p√ļblicos ou privados, nos quais seus dinheiro √© ‚Äúemprestado‚ÄĚ para a institui√ß√£o e investido para gerar retorno.

Esse retorno é regulado por uma taxa de rendimento que pode ser do tipo prefixada ou pós-fixada.

A taxa prefixada, como o pr√≥prio nome diz, tem uma porcentagem fixa de taxa de retorno, independe das varia√ß√Ķes do mercado.¬†

Isso permite ter uma rentabilidade predefinida, ou seja, você sabe quanto terá de rendimento desde quando começar a investir. 

√Č um investimento um pouco mais arriscado e pode perder para a taxa de infla√ß√£o.

J√° a taxa p√≥s-fixada est√° ligada a um √≠ndice econ√īmico como a taxa Selic, o IPCA ou o CDI. Isso significa que os rendimentos s√£o vari√°veis. Se o √≠ndice aumenta, o retorno √© maior e vice versa.

Nesse caso, você só saberá o rendimento no final, mas é um tipo mais seguro, onde é difícil haver perdas para a inflação. 

Entre os investimentos de renda fixa temos: 

  • CDB – Certificado de Dep√≥sito Banc√°rio;
  • Tesouro Direto;
  • Fundos de Investimentos;
  • LCI /LCA;
  • Deb√™ntures;
  • CRI (Certificados de Receb√≠veis Imobili√°rios)/CRA (Certificados de Receb√≠veis Agr√≠colas).

> Renda variável 

Agora, a renda vari√°vel envolve os investimentos na bolsa de valores. Os investidores compram a√ß√Ķes de empresas e o rendimento varia de acordo com a expectativa do mercado.¬†

A economia geral do pa√≠s e o potencial das empresas pelo olhar dos investidores, movimenta o mercado de a√ß√Ķes e eleva ou diminui os ganhos.

Assim, n√£o h√° garantia de retornos. Pode ser tanto um rendimento certeiro com 100% de retorno ou um investimento sem nenhum resultado.

Al√©m das a√ß√Ķes, os investimentos da renda vari√°vel englobam:

  • Fundos de Investimentos Imobili√°rios (FIIs);
  • Commodities;
  • Exchange Traded Funds (ETFs);
  • Contratos futuros;
  • COE.

2. Tenha um planejamento financeiro

O segundo passo de como começar a investir é ter um planejamento financeiro. Você já conheceu o mercado e agora tem uma visão geral do que existe.

Mas antes de sair por a√≠ investimento em a√ß√Ķes de alto risco ou colocando toda sua renda em CDBs, √© importante planejar seus gastos.

O seu objetivo ao começar a investir seu dinheiro é fazê-lo render, é claro. Por isso, é importante analisar os seus ganhos atuais para definir um valor para investir.

Mencionamos rapidamente no início deste tópico que os investimentos devem ser frequentes. Ou seja, não é estratégico investir apenas um mês e não manter-se ativo.

Definindo um valor mensal que n√£o prejudique os seus outros compromissos ‚ÄĒ contas de casa em geral, lazer, escola dos filhos, cursos, etc ‚ÄĒ voc√™ vai come√ßar a investir de forma inteligente.

Então, se você está disposto a embarcar nessa jornada de como começar a investir, pegue papel e caneta e analise suas despesas. 

Essa definição vai ser crucial tanto para estipular o valor dos seus investimentos quanto de que tipo eles serão. Aprenda a se organizar assistindo ao vídeo abaixo: 

 

3. Perfil de investidor

Voc√™ j√° conhece os tipos de investimento e sabe da import√Ęncia de fazer um planejamento financeiro.

O passo seguinte para iniciantes que querem aprender como começar a investir é se encaixar em um perfil de investir. E quais são eles, você deve estar se perguntando.

  1. Conservador: deseja investir, mas quer preservar seu dinheiro;
  2. Moderado: seu objetivo é ter mais retorno;
  3. Arrojado: quer um retorno extremamente alto.

Os conversadores não querem correr risco e por isso se encaixam bem em tipos de investimentos de baixo risco como Tesouro Direto, Fundos de renda fixa, Fundos DI e Renda fixa privada. 

Os moderados j√° trabalham bem com a ideia de correr um pouco mais de risco para obter ganhos maiores. Da√≠ fazerem investimentos em Fundos de a√ß√Ķes, Fundos multimercados, Deb√™ntures e Fundos imobili√°rios.

Para os arrojados, o c√©u √© o limite. Eles apostam em investimento de alto risco como Criptomoedas, A√ß√Ķes da bolsa, Derivativos e COE.¬†

Ainda pode-se falar de um quarto tipo de investidor que mescla os tr√™s perfis acima. √Č a pessoa que analisa o tipo de investimento que vai investir de acordo com o que tem em m√£os e seus objetivos.

4. Estratégia de investimento

Outro ponto importante de como começar a investir é definir uma estratégia de investimento.

  • Qual ser√° seu objetivo para investir?
  • Quanto dinheiro voc√™ precisa para alcan√ß√°-lo?
  • Em quanto tempo?

Suponhamos que você vai começar a investir para garantir uma aposentadoria confortável no futuro. Isso significa que você tem mais tempo e pode escolher objetivos que rendam a longo prazo.

Já se deseja comprar uma casa ou um carro à vista em um prazo de cinco anos, por exemplo, pode apostar em investimentos mais seguros, sem tanto risco.

5. Instituição financeira

Para começar a investir, você vai precisar do suporte de uma instituição financeira para assessorá-lo nos investimentos.

Atualmente, existem muitas startups no mercado financeiro brasileiro com sistemas facilitados para começar a investir sem mistérios.

Os bancos também são uma opção, mas suas taxas de rendimento costumam ser menos atrativas. 

Lembre-se de checar as credenciais da empresa para escolher a melhor corretora e tire todas as d√ļvidas sobre o servi√ßo antes de come√ßar a investir tamb√©m.¬†

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos que também querem saber começar a investir.

Este post foi escrito pela Xerpa, uma plataforma de Recursos Humanos que auxilia empresas a otimizarem as fun√ß√Ķes do departamento de RH e oferece benef√≠cios para os funcion√°rios como sal√°rio sob demanda, com a ferramenta Xerpay.

Coment√°rios