Investimento

Investimentos em renda fixa não são todos iguais; entenda as diferenças

16 de October de 2023
Investimentos em renda fixa não são todos iguais; entenda as diferenças<

Rendimentos, liquidez e finalidade são fatores que se destacam na renda fixa

 

Para quem está começando a investir, conhecer todos os detalhes e as tendências de mercado é muito importante. Geralmente, a renda fixa é o tipo de investimento mais indicado para quem está começando. Muitos investidores iniciantes pensam que todos os investimentos de renda fixa funcionam da mesma forma, mas não! Aqui, vamos te explicar as diferenças e peculiaridades de cada um. 

 

Vale frisar que para o investidor é importantíssimo entender bem sobre o funcionamento do mercado de renda fixa. Isso porque, apesar de o risco ser baixo, você pode perder dinheiro ou ter um retorno menor, caso invista sem entender como os investimentos funcionam. 

 

As principais diferenças entre os investimentos de renda fixa são relacionadas aos tipos de investimentos e às finalidades. Confira abaixo mais detalhes sobre os principais investimentos de renda fixa.

Tesouro Direto 

O Tesouro Direto é um programa de investimento criado pelo Tesouro Nacional que disponibiliza títulos públicos para investimento. Nele, o investidor aplica capital em títulos e recebe o valor investido acrescido de juros, de acordo com o período de aplicação do investimento. 

CDBs

Os CDBs (certificados de depósito bancário) funcionam de forma semelhante ao Tesouro Direto. A principal diferença é que os CDBs são títulos de bancos privados que estão disponíveis para investimentos. Neles, os investidores aplicam dinheiro e recebem no vencimento do título o valor acrescido de juros. 

LCI e LCA 

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) têm a mesma lógica dos CDBs, mas com finalidades definidas. O valor captado com investimentos é usado para crédito ao setor imobiliário e ao agronegócio. Um destaque desse tipo de investimento é que eles possuem isenção de Imposto de Renda (IR). 

Poupança 

A poupança é o tipo de investimento mais tradicional para os brasileiros. Esse tipo de investimento não desconta taxas nem imposto de renda. Além disso, o valor da poupança fica em conta e pode ser sacado a qualquer momento. O rendimento da poupança depende da variação da Taxa Selic e da TR (taxa referencial). 

Quais são os tipos de rendimentos e liquidez em renda fixa? 

Uma das principais diferenças entre investimentos de renda fixa diz respeito à rentabilidade e à liquidez. Confira abaixo quais são os tipos de rendimentos e de liquidez na renda fixa.

Rendimentos 

  • Prefixado: Tesouro Prefixado e alguns CDBs possuem rendimento prefixado. Nesse modelo, o investidor sabe o quanto vai receber no vencimento do título, já que a porcentagem de rendimento é definida na hora da compra do título. 
  • Pós-fixado: a maioria dos investimentos de renda fixa tem rendimento pós-fixado. Esses títulos acompanham a variação da Taxa Selic e do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Com isso, o rendimento pode variar ao longo do tempo. 
  • Híbrido: os investimentos híbridos combinam os dois modelos citados acima. Há uma porcentagem de rendimento pré-definida e o acréscimo da inflação do período. 

Liquidez 

  • Liquidez diária: a liquidez diária permite que o investidor possa retirar o capital investido a qualquer momento. Com isso, os títulos de liquidez diária, como CDBs e o Tesouro Selic, têm rendimento e valor de aplicação mínima menores.
  • Liquidez no vencimento: a liquidez no vencimento indica que o valor investido só pode ser retirado na data de vencimento do título. Nesses casos, a rentabilidade é maior. 

 

Vale ressaltar que em títulos com liquidez no vencimento também é possível retirar o valor investido antes da data. O problema é que a retirada deve ser solicitada e pode demorar dias ou semanas, além de prejudicar os rendimentos, então é importante prestar atenção para não sacar antes e perder dinheiro. 

Quais taxas são cobradas nos investimentos de renda fixa? 

As taxas mais comuns nos investimentos em renda fixa são o imposto de renda, o IOF (imposto sobre operações financeiras), a taxa de custódia e a taxa de administração. 

 

No caso do imposto de renda, o imposto só incide no rendimento do título. Então, quando o investidor retira o dinheiro investido, o valor já sai descontado de IR. Já o IOF só é cobrado quando o investidor tenta resgatar o investimento em até 30 dias de aplicação. 

 

Em títulos como o Tesouro Direto e CDBs, geralmente há cobrança de taxa de custódia, que serve para proteção dos dados do investimento. Já a taxa de administração pode ser cobrada em alguns ativos de renda fixa, por isso é importante saber se o seu banco cobra essa taxa. Fique ligado. 

 

Os investimentos de renda fixa são excelentes opções de investimentos. Os ativos unem o baixo risco com bons rendimentos, mas é importante aprender a investir nesse mercado para potencializar o retorno e minimizar ainda mais os riscos.