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Franquias de fast food: 5 vantagens desse modelo de negócio

19 de December de 2023
Franquias de fast food: 5 vantagens desse modelo de negócio<

As franquias de fast food são modelos de negócio que tem como principais características a preparação de refeições rápidas, sistema produtivo sistematizado e cardápio bem definido, geralmente reduzido a poucos pratos.

 

É esse tipo de empreendimento que você deseja investir? Então, esse ramo de franchising é o ideal para você! Inclusive, já podemos adiantar que uma das vantagens das franquias de fast food é o fato de fazerem parte de um setor que segue em expressivo crescimento.

 

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias cresceu mais de 17% no primeiro trimestre de 2023. O segmento de alimentação, especificamente, teve um aumento de 21,2% de receita no mesmo período.

 

Outra boa notícia é que, também segundo a ABF, esse é o ramo com mais opções de franchising, incluindo marcas famosas e outras menos conhecidas que estão embarcando nesse universo agora. Conforme apontado no site da entidade, no ranking de distribuição de unidades das maiores franquias por segmento, o de alimentação fechou 2022 ocupando o primeiro lugar, com 36% de participação.

 

Achou esses números interessantes e quer saber tudo sobre esse tipo de franquia? Então, siga a leitura deste artigo e confira, agora mesmo, todos os detalhes.

Quais as vantagens de franquias de fast food?

As franquias de fast food trazem diversas vantagens para os franqueados. Entre as que mais se destacam, estão:

  • são modelos de negócio que têm uma estrutura consolidada;
  • a forma de atuação já foi testada e aprovada pelo público;
  • contam com marketing personalizado;
  • podem ter diferentes formatos;
  • fazem parte de um segmento em expansão.

 

Confira mais detalhes!

1. São modelos de negócio que têm uma estrutura consolidada

Quando falamos em estrutura consolidada, estamos nos referindo à organização da franquia, propriamente dita. Isto é, questões como espaço físico necessário para atuar, maquinários, matérias-primas e insumos, embalagens, entre outros.

 

Tudo já foi devidamente pensado pelo idealizador da marca, evitando que você precise se preocupar com essa parte inicial da abertura e estruturação de um negócio.

2. A forma de atuação já foi testada e aprovada pelo público

Outro ponto que já foi devidamente testado é a forma de atuação da franquia, o que engloba modelo de venda, definição do cardápio, cultura da marca, postura correta dos vendedores e atendentes, e outras características relacionadas a essas.

 

E mais um fator de extrema importância que toda empresa busca para conseguir, e que é um diferencial nas franquias: a aprovação do público. 

 

Como se trata do direito de uso de um negócio já conhecido e consolidado, você não precisa atrair os clientes do zero, mostrando, por exemplo, quanto os itens que vende são realmente bons.

3. Contam com marketing personalizado

Seguindo essa trilha, outra importante vantagem das franquias de fast food é que todas as unidades seguem uma estratégia de marketing única e padronizada, a qual é definida e implementada pela matriz. Essa característica elimina todo o trabalho e custos necessários para colocar essa abordagem em prática. 

4. Podem ter diferentes formatos

As franquias do setor alimentício são interessantes porque podem ter diferentes formatos, tais como:

  • lojas físicas;
  • quiosques;
  • food trucks;
  • containers.

 

Essa flexibilidade também reflete no custo, abrindo caminho para diferentes grupos de empreendedores abrirem franquias compatíveis com seus orçamentos.

5. Fazem parte de um segmento em expansão

E como comentamos logo na abertura deste artigo, o ramo alimentício é o que mais cresce no mercado de franchising — e as unidades de fast food estão inclusas!

 

Por conta desse cenário promissor, abrir uma franquia desse tipo eleva as chances de faturamento e de retorno de investimento em menos tempo.

Quais são as maiores franquias de fast food do Brasil?

Conforme apontado pela Associação Brasileira de Franchising, o ranking com as maiores franquias de fast food do Brasil, em 2022, conta com nomes como:

  • McDonald’s: 2.595 unidades;
  • Subway: 1.861 unidades;
  • Burger King: 1.255 unidades;
  • Bob’s: 997 unidades;
  • Giraffas: 365 unidades.

 

Os custos de investimentos nessas franquias variam entre R$ 2,6 milhões e R$ 490 mil, em média.

Como abrir franquia de fast food? 7 passos

Para abrir uma franquia voltada para o ramo de fast food, os principais passos são:

  • decida de qual marca será um franqueado;
  • estude o sistema de franquias oferecido;
  • avalie sua capacidade de investimento;
  • analise a relação entre investimento e lucratividade;
  • pesquise sobre a região onde pretende abrir a franquia;
  • elabore seu plano de negócios;
  • use bons sistemas para ajudar na sua gestão.

1. Decida de qual marca será um franqueado

Em meio a tantas opções de franquias, uma forma de escolher a ideal para você é considerando critérios como afinidade com a marca, preferências e experiência com o público-alvo.

 

Afinal, não é porque está abrindo uma empresa sob o direito de uso de uma marca já consolidada que você não pode alinhar esse investimento aos seus gostos. Quanto mais se identificar com a franquia, maior será seu comprometimento e melhor será sua gestão.

2. Estude o sistema de franquias oferecido

Cada rede de franquias tem suas particularidades e regras. Por isso, antes de fechar negócio, é fundamental você avaliar o sistema oferecido, considerando questões como direitos e deveres, taxas, comissões, entre outras.

 

Para não deixar nenhum ponto passar, o ideal é contar com um bom suporte jurídico e contábil nessa etapa.

3. Avalie sua capacidade de investimento

Ao analisar o sistema de franquia oferecido, você verá todos os custos necessários para abrir e manter a empresa. Para evitar entrar em dívidas ou, pior ainda, ir à falência, compare esses números à sua capacidade de investimento, preferencialmente deixando uma margem para eventuais surpresas financeiras.

4. Analise a relação entre investimento e lucratividade

Todo empreendedor tem o mesmo objetivo: obter lucro com a empresa que está abrindo, concorda? No caso das franquias, isso não seria diferente. Portanto, avalie o custo-benefício do investimento, potencial de lucratividade e, principalmente, tempo médio necessário para reaver o valor que foi aplicado e gerar receita.

5. Pesquise sobre a região onde pretende abrir a franquia

Dificilmente você terá o lucro esperado se, na região onde pretende instalar sua franquia, tiver outros comércios que oferecem alimentos similares. 

 

Ainda sobre isso, outro ponto que precisa ser avaliado é o perfil e as preferências do público que pretende alcançar. Isso porque, dependendo do custo médio dos seus produtos, alguns locais podem não ser interessantes para montagem de um fast food.

6. Elabore seu plano de negócios

Como toda empresa, as franquias do ramo de fast food também requerem um bom plano de negócio. Ainda que seja um modelo de negócio replicado, é fundamental você ter um bom plano de ação próprio, que inclua desde o momento ideal de participar dos treinamentos para franquias, até como deve ser sua gestão financeira. 

7. Use bons sistemas para ajudar na sua gestão

E por falar em gestão financeira, um gerenciamento monetário eficiente é fundamental para promover a redução de custos e elevar a lucratividade. Nunca se esqueça que o faturamento da sua empresa é individual e que sua margem de lucro independe de outras unidades.

 

A melhor maneira de fazer uma administração financeira eficiente é utilizando softwares próprios para isso, que oferecem diferentes recursos e funcionalidades que facilitam o seu dia a dia e dos seus funcionários.

 

Este artigo foi escrito pela F360, plataforma de gestão de financeira para lojas e franquias que torna o gerenciamento desses negócios muito mais eficiente, seguro, fácil e automatizado.