Finanças pessoais é um assunto cada vez mais abertamente discutido. Com o intuito de aprender a importância de controlar os gastos, economizar e investir, as pessoas olham para os aplicativos de controle financeiro como uma opção mais viável para ajudar a se organizar.

Disponíveis atualmente para Android e iOS e com funcionalidades parecidas, você pode estar na dúvida de qual escolher: Mobills ou Guiabolso?

Neste post, vamos comparar essas duas opções de aplicativos de organização financeira que cada vez mais caem no gosto dos brasileiros para que você possa decidir qual é melhor.

Qual aplicativo escolher: Mobills ou Guiabolso?

Esses aplicativos estão mudando a forma de cuidar do nosso dinheiro. Com eles, as pessoas puderam não apenas descobrir a sua saúde financeira, como também entender quais passos devem ser tomados para começar a economizar e ter uma reserva para as emergências que podem aparecer ao longo da vida.

Mas qual dos apps oferecerá os melhores benefícios para seu estilo de vida? Com o propósito de te ajudar com essa pergunta, reunimos algumas informações sobre essas startups e como elas trabalham para você se organizar de maneira rápida e segura.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Faça como milhares de empreendedores e receba os melhores conteúdos sobre o mundo Fintech em sua caixa de e-mail.

Como é o Mobills?

Com mais de 8 milhões de downloads e o selo de excelência da central de downloads do Android, o Mobills afirma oferecer um “controle financeiro pessoal online descomplicado”.

De acordo com a empresa, o app foi criado em 2013 pelos irmãos David Mosiah e Carlos Terceiro pois ambos começaram a perceber que o mês sempre acabava antes do dinheiro – assim como outras pessoas – e não era possível saber com facilidade onde o dinheiro havia sido gasto.

Entre os recursos oferecidos pelo sistema estão a definição de metas e orçamentos para ajudar os usuários a organizar as finanças e controle de cartões de crédito. Além disso, também é possível ver gráficos interativos dos gastos.

Só para ilustrar, assista logo abaixo a um vídeo que apresenta alguns fatos sobre a startup:

Como usar o Mobills?

O aplicativo oferece uma versão básica gratuita, que oferece o acesso pelo smartphone Android e iOS, e, ademais, uma opção premium, que permite o acesso da plataforma web.

Não apenas os recursos citados acima, a versão premium também oferece cadastro ilimitado de contas bancárias e de objetivos, além da importação de dados financeiros e filtros personalizados.

Para usar o aplicativo, basta se cadastrar e registrar informações como datas de vencimento e limite de cartões de crédito, além de dados sobre suas contas bancárias, como dinheiro disponível na conta corrente e na poupança.

Vale destacar que o Mobills não solicita o cadastro de suas contas bancárias nem pede números de cartões de crédito ou senhas deles para efetuar o controle de sua organização financeira.

Toda a manutenção do app é feita de maneira manual. Todavia, é possível facilitar o processo com a importação de arquivos Excel e OFX, além da leitura automática de SMSs, cadastros por comandos de voz e notificações bancárias.

Mobills é seguro?

Agora que você já sabe o que é como usar, pode estar se perguntando: será que Mobills é seguro? O Mobills explica no próprio site que eles utilizam mecanismos para garantir que os dados dos usuários estejam seguros.

A empresa não apenas não pede o cadastro de contas e números e senhas de cartões de crédito, como também segue os “parâmetros de segurança estabelecidos pela Lei 13.709/18, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)” usando mecanismos de criptografia e o serviço do Microsoft Azure, que é descrito por eles como “um armazenamento de grande confiança utilizada por várias empresas globais”.

Além disso, no aplicativo, o usuário pode criar uma senha ou habilitar o uso da identificação por digital para ter acesso às informações financeiras.

Como é o Guiabolso?

Com uma interface intuitiva e o propósito de unificar contas de bancos e cartões de créditos em um único aplicativo, o Guiabolso é outra opção para quem busca se organizar financeiramente.

Criada em 2012 por Thiago Alvarez e Benjamin Gleason, essa startup é vista como uma das mais promissoras do Brasil e um possível unicórnio – empresas que alcançam US$ 1 bilhão de valor de mercado.

Além da plataforma organizacional, o Guiabolso também possui uma ferramenta de sugestões de créditos com juros mais baixos, com o intuito de apoiar os usuários que estão endividados. Ademais, eles também estão trabalhando com soluções de Inteligência Artificial para auxiliar o cliente a cuidar de suas finanças.

Conheça melhor a ferramenta no vídeo abaixo:

Como usar o Guiabolso?

Uma das principais diferenças entre os dois aplicativos é que o Guiabolso possui sincronização bancária, ou seja, não é necessário inserir manualmente todos os gastos.

Após se cadastrar, o usuário seleciona a instituição bancária e acrescenta as informações necessárias, usando a senha do internet banking. Com essa senha, o aplicativo só ganha acesso de visualização, portanto não é possível movimentar dinheiro.

Além disso, o usuário também pode acrescentar cartões de crédito na ferramenta, que organizará os dados e os apresentará categorizados automaticamente. Dessa forma, é possível visualizar todos os gastos mensais e buscar maneiras de economizar dinheiro.

Guiabolso é seguro?

Em dúvida se Guiabolso é seguro? Assim como o Mobills, o Guiabolso afirma no próprio site que “está adequado às normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e utiliza protocolos de segurança tecnológica de nível bancário”.

De acordo com a empresa, todos os dados identificáveis são armazenados criptografados. Além disso, as informações são “protegidas com a tecnologia SSL (Secure Socket Layer) para que os dados do usuário permaneçam em sigilo”. Por consequência, essa tecnologia impede que os dados sejam acessados por terceiros ou transmitidos para outros.

Hora de escolher: Mobills ou Guiabolso?

Tanto o Mobills como o Guiabolso oferecem um grande número de funcionalidades aos usuários, prezando a praticidade, agilidade e segurança. Entretanto, eles possuem uma grande diferença: o cadastro das contas bancárias e cartões de crédito pedido pelo Guiabolso para a atualização automática dos gastos.

Se a segurança das suas informações é sua maior preocupação, o Mobills pode ser a melhor opção para você. Já para quem quer praticidade e acredita que não criará o costume de registrar todas as compras manualmente, o Guiabolso é, sem dúvidas, a melhor recomendação.

Agora que você já sabe se escolherá Mobills ou Guiabolso, que tal se atualizar com outras ferramentas financeiras disponíveis? Para te ajudar, recomendamos o artigo 5 melhores aplicativos de finanças pessoais: economize e ganhe dinheiro!

Assine também nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do Fintech!

Comentários