Quando uma pessoa resolve abrir uma conta digital, a primeira dúvida que surge é em qual banco abrir essa conta. Entre as principais fintechs, a escolha entre Nubank ou Next é a mais recorrente. A primeira, acaba de se tornar o maior banco digital do ocidente; a segunda conta com a expertise e segurança de pertencer a um banco conhecido: o Bradesco.

Sem tempo para ler? Aperte o play e ouça a narração completa desse conteúdo:

Apesar de serem digitais, os dois bancos são muito diferentes entre si. A escolha por um ou por outro dependerá do que você espera de uma conta digital e dos serviços que são importantes para você.

Para te ajudar nessa difícil escolha, fizemos um comparativo mostrando as características de cada uma, suas vantagens e desvantagens e qual disponibiliza o melhor serviço ou custo/benefício em cada quesito.

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Nubank ou Next?

Ambos os bancos possuem a principal característica dos bancos digitais: todos os serviços são realizados 100% online.

Assim, os usuários podem realizar o processo de abertura de contas pelo aplicativo. Toda a captura de documentos e informações é digitalizada e há coleta eletrônica de assinatura.

Os dois bancos também possuem acesso a canais eletrônicos para todas as consultas e contratação de produtos. A resolução de problemas é feita por múltiplos canais sem a necessidade do deslocamento do cliente até a agência.

Anuidade

Normalmente, quando uma pessoa opta por abrir uma conta digital, ela pretende baixar os custos das taxas pagas pelos serviços bancários. Se o ponto mais importante para você é esse, na escolha entre Nubank ou Next não existe dúvidas, o Nubank é o melhor!

O que fez o cartão de crédito Nubank se tornar o queridinho dos jovens é o fato dele não cobrar anuidade. E a conta digital criada pela marca, a NuConta, oferece transferências por TED/DOC ilimitadas para outros bancos sem cobrar nenhuma taxa.

O Next também disponibiliza um cartão de crédito para seus clientes sem anuidade. Em relação à conta digital, ele possui quatro planos: Na faixa, Na Medida, Tem Tudo e Turbinado.

O “Na Faixa” é uma conta grátis que oferece saques e transferências ilimitadas para Bradesco e contas Next. No entanto, ele só permite 1 transferência via TED/DOC para outros bancos por mês. Nas demais transferências, são cobrados valores a parte.

Agora, se o cliente optar pelo plano “Na Medida”, ele paga R$ 9,95 por mês e tem direito a realizar quantas transferências via TED/DOC quiser.

O plano “Tem Tudo” possui uma mensalidade de R$ 29,95 e além de oferecer o que o plano “Na medida” oferece, ele disponibiliza ao cliente um cartão Visa Gold com programa de fidelidade Livelo, que dá 1 ponto a cada dólar ou real gasto no cartão.

Já no plano “Turbinado”, o custo é de R$ 39,95 mensais e o cartão de crédito é Visa Platinum, contando também com o programa de fidelidade da Livelo, que oferta 1,5 pontos a cada dólar gasto ou 1 ponto a cada real gasto.

Programa de pontos e descontos

No quesito programa de pontos e descontos, na escolha entre Nubank ou Next, quem sai na frente é o Next.

O Next possui um programa de descontos chamado de Mimos que conta com mais de 40 parceiros e são válidos para os clientes de todos os planos, inclusive para os correntistas do “Na Faixa”.

Entre os parceiros do banco digital estão Lollapalooza (10% de desconto), Cinemark (50% de desconto no ingresso, pipoca e refrigerante), Uber (20 reais por mês em uma viagem) e 99 (até 20 reais de desconto).

Nos planos pagos do banco digital, os benefícios dos programas de pontos e descontos são ainda maiores.

Como esses clientes pontuam no programa de fidelidade Livelo, do Bradesco, eles podem trocar seus pontos por passagens aéreas, diárias em hotéis, pacotes de viagem, aluguel de carros, produtos eletrônicos, celulares, eletrodomésticos, artigos esportivos, entre outros.

Para comprar uma passagem aérea do Rio de Janeiro para São Paulo, por exemplo, o cliente precisa de cerca de 3.000 pontos. Os pontos necessários para trocar por cada produto podem ser conferidos aqui.

Os clientes do plano “Tem Tudo” ainda contam com assistência viagem, seguro para veículo alugado e proteção de compra e preço. Nas compras a partir de R$ 500, o cliente ganha desconto que pode atingir 100% da anuidade.

Os clientes do plano “Turbinado” contam com todos os benefícios citados acima e ainda cobertura de emergências na Europa, benefícios em hotéis de luxo e emergência médica internacional. A partir de R$ 1 mil em compras, o cliente ganha desconto que pode atingir 100% da anuidade.

Já o Nubank conta com o programa Rewards Nubank. A cada R$ 1 gasto, o cliente acumula 1 ponto.

No entanto, é preciso pagar para participar do programa. É possível escolher entre dois planos: R$ 19 por mês ou R$ 190 por ano.

Outra desvantagem do programa é que os pontos acumulados servem apenas para apagar despesas do cartão de créditos. A cada 10 mil pontos, o usuário pode apagar R$ 100.

Ou seja, para valer a pena pagar pelo programa de pontos do Nubank, é preciso gastar acima de R$ 1.600 por mês no cartão de crédito.

Em breve, será possível transferir os pontos do Rewards para o Smiles, mas ainda não há data para o lançamento da parceria.

Tarifa de saque internacional e juros por atraso

Em se tratando de tarifa por saque internacional e juros por atraso, o Nubank leva vantagem por cobrar valores inferiores ao Next.

No Nubank, as taxas para compras internacionais é de PTAX + 4%, enquanto que o Next cobra R$ 20 mais encargos de 15,10%.

Os juros por atraso de pagamento de fatura no Nubank são de 3,75% a 15% ao mês e a multa é de 2% sobre o valor da fatura. Já o Next cobra juros por atraso de 15,1% ao mês, multa de 2% e mora de 1%.

Saques

Em se tratando de saques, na disputa entre Nubank ou Next, o Next dá nocaute! Isso porque apesar do Next não ter agência própria, dá para sacar dinheiro nos caixas eletrônicos do Bradesco e na rede Banco 24 Horas. O banco não cobra tarifas para saque.

Além disso, o Next tem conta poupança e limite de cheque especial compartilhado com empréstimos e cartão de crédito, que é disponibilizado na hora para o cliente na conta corrente. O correntista tem até quatro anos para pagar.

Já a conta digital do Nubank, a NuConta, ainda não disponibiliza a opção de sacar dinheiro nem de realizar pagamento de boletos.

Nesse caso, o cliente tem a opção de fazer saques do cartão de crédito Nubank. É possível sacar até 5% do valor do limite do cartão. Por exemplo, se o cartão tem o limite de R$ 1 mil, o cliente poderá sacar até R$ 50.

A vantagem é a possibilidade de utilizar qualquer caixa eletrônico que seja interligado à rede Cirrus MasterCard – cerca de 99% dos caixas eletrônicos são, inclusive de outros países.

O Nubank não cobra tarifa para saque, mas o caixa eletrônico pode cobrar. Esse valor é informado antes que o cliente confirme a operação e varia entre R$ 2,50 a R$ 15.

Atendimento

No quesito qualidade do atendimento ao consumidor, o Nubank tem se dado bem, já que é frequentemente elogiado por seus clientes. Diferentemente dos bancos tradicionais, os relatos sobre o atendimento do Nubank são sempre positivos.

Normalmente, os clientes conseguem conversar diretamente com um atendente, não precisando passar por nenhuma máquina e nem ficar longos minutos aguardando, ouvindo aquela musiquinha irritante. O atendimento é realizado 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O tratamento com os clientes é diferenciado, feito de uma forma mais humanizada. E muitos dos problemas podem ser resolvidos por meio do próprio aplicativo.

Há relatos de pessoas que, ao apresentar algum problema com o cartão, foram bem atendidas e receberam cartas dos atendentes escritas a mão e pequenos mimos. Além de terem os problemas atendidos rapidamente.

Já o atendimento do Next… bem, vamos dizer que os consumidores o consideram muito similar ao atendimento dos bancos tradicionais: horas de espera no telefone, demora no retorno, demora para solucionar problemas e todas essas chatices que estamos acostumados a ver por aí.

As formas de atendimento ao consumidor são por chat, redes sociais, e-mail e telefone.

Limite do cartão de crédito

Quando se trata de limite do cartão de crédito, o Next parece ter uma pequena vantagem, já que o aumento do limite é automático e o cartão costuma chegar ao consumidor com um limite maior que o oferecido pelo Nubank.

No Nubank, quando o cliente precisa aumentar o limite do cartão de crédito, ele não precisa falar com ninguém, basta pedir no aplicativo.

O Nubank pode aprovar ou recusar, mas o cliente tem a resposta imediata no aplicativo.

No entanto, uma reclamação constante dos clientes é a dificuldade em se conseguir esse aumento de limite. Normalmente, os cartões enviados pelo Nubank chegam com um limite baixo e muitos disseram demorar meses para conseguir ter um aumento no limite aprovado.

Investimentos

Em se tratando de investimento, o Next também está um pouquinho à frente do NuConta, a conta digital do Nubank.

Os correntistas do Next têm direito a aplicar dinheiro em um fundo de investimento de renda fixa com taxa de administração anual de 1% que tem títulos públicos atrelados à Taxa Selic, que hoje é maior do que o rendimento das poupanças.

Os clientes do NuConta também podem lucrar com títulos atrelados à Taxa Selic apenas deixando seu dinheiro na conta.

A vantagem do Next aqui está no fato de ser filiado ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que funciona como um seguro para os bancos e corretoras de investimentos.

O NuConta ainda não conta com a cobertura desse fundo, o que torna o investimento inseguro.

O que o Nubank tem que o Next não tem?

Na escolha entre Nubank ou Next é preciso também levar em consideração os diferenciais de cada um desses bancos. O Nubank oferece algumas vantagens que o Next não disponibiliza. São elas:

Descontos na antecipação de pagamentos

O cartão de crédito do Nubank dá descontos quando você antecipa o pagamento das parcelas de uma compra! Essa é uma vantagem importante, que faz muitas pessoas afirmarem que o Nubank vale a pena!

Ao comprar algo em uma loja que não oferece desconto nas compras à vista, o cliente Nubank compra parcelado e depois antecipa o pagamento dessas prestações, conseguindo um desconto de cerca de 4,5% ao ano.

Para antecipar o pagamento das prestações, basta clicar no item comprado no extrato da fatura e escolher a opção antecipar. As porcentagens dos descontos variam conforme a data de antecipação e outros fatores.

Cartão virtual

É possível gerar um cartão pelo aplicativo e usá-lo em compras pela internet. Assim que o cliente é aprovado no Nubank, o cartão virtual já está disponível, não precisa esperar o cartão de crédito chegar.

O cartão virtual é mais seguro pois não usa as mesmas informações que o seu cartão tradicional, como identificação e número de segurança.

Para saber sobre o Nubank vale a pena mesmo, leia este artigo sobre as vantagens e desvantagens desse cartão de crédito digital.

O que o Next tem que o Nubank não tem?

O Next também tem os seus diferenciais e oferece alguns benefícios que o Nubank não disponibiliza. São eles:

Flow

O Flow é um recurso para controlar como você gasta o dinheiro. É só separar um limite para cada categoria que o app te ajuda a acompanhar.

Vaquinha

O recurso Vaquinha é útil para quem quer juntar dinheiro com amigos para um objetivo em específico. Dá para ver quanto cada um mandou pela transferência ou manualmente.

Objetivo

Você define um desejo de consumo e quanto precisa economizar para conseguí-lo que o aplicativo te ajuda. O dinheiro é aplicado no fundo de investimento do Next.

Quer ter mais informações sobre o Next? Clique aqui.

E aí, conseguiu definir qual é o melhor banco para suprir as suas necessidades e atingir os seus objetivos? Conta para a gente nos comentários qual banco digital você prefere: Nubank ou Next?

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