Marketing

Como funciona o Google AdSense? Tudo o que você precisa saber!

19 de December de 2021
Como funciona o Google AdSense? Tudo o que você precisa saber!<

Uma das dúvidas mais recorrentes de quem deseja ingressar no marketing digital é entender como funciona o Google AdSense. Afinal, essa é uma das ferramentas mais dinâmicas e fáceis de usar e é muito útil  para quem deseja ganhar dinheiro com estratégias na web. 

Neste contexto, é válido destacar que, na economia digital, há diversos mecanismos de monetização que você pode utilizar tanto como mais uma fonte de receita para o seu negócio, como, caso você não tenha uma empresa, uma fonte extra de renda. 

De acordo com uma pesquisa da Statista, a publicidade digital na internet é o segundo meio de publicidade mais popular no Brasil, precedido apenas pela TV. 

Dentre essas possibilidades de rentabilização no ambiente digital, está o Google AdSense que, utilizado adequadamente, pode gerar somas significativas, especialmente agora que o dólar está super alto (o pagamento é realizado em dólar).  

Ainda de acordo com o estudo da Statista, a publicidade de pesquisa (search advertising) no Brasil é o maior mercado de publicidade em pesquisas da América Latina, com um gasto de quase três bilhões de dólares em 2021, seguido pelo México com 842 milhões e a Argentina com 200 milhões.

Com base nisso, é possível observar que a publicidade utilizando o Google AdSense se configura como uma oportunidade de rentabilização importante no ecossistema digital.  

Mas, calma, se você não sabe nada sobre isso, não se preocupe, pois nós te explicamos como funciona o Google AdSense. 

Após ler este artigo, você saberá não só o que é o Google AdSense e como funciona, mas também aprenderá sobre como funciona AdSense Youtube

O que é e como funciona o Google AdSense?

O  Google AdSense é uma ferramenta gratuita que possibilita ganhar dinheiro com conteúdo on-line. O Google Ads, como também é chamado, relaciona anúncios ao seu site com base nos visitantes e no conteúdo disponível. Esses anúncios são criados e pagos pelos anunciantes que querem promover produtos na sua página. 

Importante observar que como o valor pago pelos anunciantes não é sempre o mesmo, seus ganhos são variáveis. O Google AdSense repassa a você 68% do valor recebido. Por exemplo, se o anunciante definiu que pagará R$ 10 por cada mil impressões de seu anúncio, o criador de conteúdo receberá R$ 6,80 a cada mil impressões em seu blog.

Algo interessante de se saber é que a ferramenta exibe anúncios segmentados para seu conteúdo ou público-alvo automaticamente, você não precisa se preocupar em escolher quais anúncios serão exibidos no seu site. 

Essa seleção automática é realizada por meio de um leilão de anúncios, em que os anunciantes que pagarem mais terão suas peças publicitárias exibidas no seu site. Caso você veja algum anúncio que não lhe agrade, você pode removê-lo do seu site na página Controles de Bloqueio na sua conta do Google AdSense. 

Se você gostou do que leu até aqui e quer saber como implementar esse mecanismo de monetização no seu site, continue a leitura e aprenda com o passo a passo que preparamos!

Passo a passo para criar sua conta no Google AdSense

Para monetizar o conteúdo do seu site ou blog por meio do Google AdSense, primeiro é preciso criar sua conta no site da ferramenta. Para isso, você precisa ter um email “@gmail.com” e ser maior de 18 anos. Se você atende aos requisitos, siga esse passo a passo.

  1. Entre no site do Google AdSense e na página inicial, clique no botão “Inscrever-se agora”;
  2. Ao clicar neste botão, ele irá pedir acesso a uma de suas contas do gmail para prosseguir;
  3. Ao escolher o gmail ao qual você quer vincular sua conta do AdSense, a plataforma irá direcionar você para uma página em que pede para você informar a URL (endereço eletrônico) do seu site;
  4. Nesta mesma página, você ainda precisará assinalar no campo “Aproveite o Melhor do Google Adsense” se deseja ou não receber ajuda e sugestões de desempenho personalizadas (sugere-se que aceite), precisará indicar o seu país e aceitar os termos de uso; 
  5. Feito tudo isso, clique em “Criar conta” no final da página. 

Pronto! Sua conta no Google AdSense está criada. Agora, a plataforma irá solicitar a você outros dados e irá lhe guiar pelos primeiros passos para você configurar os anúncios no seu site. 

Como complemento do passo a passo, recomendamos que assista ao vídeo a seguir!

https://www.youtube.com/watch?v=2WBQy6vS100

Sabia que você também pode utilizar sua conta do Google AdSense para monetizar no Youtube? Continue lendo para aprender também sobre isso na sequência.

Leia mais:

Como funciona AdSense Youtube?

Para monetizar com seu canal na plataforma de compartilhamento de vídeos da Google, você precisará ingressar no Programa de Parcerias do YouTube e atender aos critérios de elegibilidade, que são esses:

Depois que você atende a esses requisitos, você precisa ativar a monetização em seus vídeos para começar a ganhar receita com o adsense. A monetização do YouTube é baseada no número de pessoas que assistem ao seu vídeo. As pessoas que ganham mais dinheiro são as que têm mais telespectadores.

Uma vez que você é aceito no Programa de Parcerias do Youtube, a receita de publicidade é a forma mais comum de monetizar na plataforma. Você dividirá a receita pela veiculação de anúncios de display, overlay e em vídeo com o YouTube (geralmente, os criadores recebem 55%).

As outras possibilidades de rentabilização no Youtube são:

  • Associações no canal: os assinantes podem optar por pagar uma assinatura mensal para seu canal para receber conteúdo exclusivo e vantagens;
  • Mercadoria: os assinantes podem comprar mercadorias diretamente no YouTube;
  • Super chat: os assinantes podem pagar para que seus comentários sejam apresentados em destaque na seção de comentários ao vivo durante uma live do canal;
  • Receita do YouTube Premium: você recebe parte da taxa de assinatura de um usuário do YouTube Premium quando ele assistir seu conteúdo.

Cada uma dessas cinco formas de rentabilização com o Youtube, exige requisitos próprios de qualificação. No caso da receita com publicidade (AdSense), os critérios exigidos são os seguintes:

Agora que você já sabe o que é e como funciona o Google AdSense, e também aprendeu como funciona AdSense Youtube, que tal colocar esses novos conhecimentos em prática? Crie sua conta no Google AdSense e comece já a monetizar com anúncios na internet!