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Como criar um blog corporativo para o seu negócio

29 de November de 2021
Como criar um blog corporativo para o seu negócio<

Todos os tipos de negócios devem começar a fazer blogs. Seja para se estabelecer como uma autoridade em seu nicho, reunir informações para ajudar os seus leads a tomarem algumas decisões ou simplesmente para se comunicar com seus clientes e clientes potenciais, o blog é uma boa ideia.

Isso também está acontecendo, com cada vez mais empresas, que estão aprendendo a como fazer um blog corporativo, pode transformar a sua empresa em uma máquina de fazer dinheiro. 

Quer se trate de um novo produto para vender em seu site, um serviço relacionado ou simplesmente algo em que são especialistas (como escrever sobre algo que outras pessoas estão ansiosas para aprender), eles querem ensinar o que sabem a outras pessoas e monetizar este conhecimento.

Divulgar o site e os produtos é um dos maiores desafios para quem está começando no marketing digital. Muitas vezes, eles começam publicando um bom conteúdo e explorando maneiras de gerar tráfego qualificado para a empresa.

Se este é o seu caso, vamos mostrar o que todo iniciante precisa saber, ao criar o seu primeiro blog corporativo.

O que é um blog?

Um “blog” é um site que consiste em propagar um conteúdo, geralmente focado em um assunto específico, que você publica regularmente. Os blogs são diferentes de outros sites porque tendem a ter um tom mais pessoal, o que os ajuda a se conectar mais profundamente com seu público.

As pessoas começam blogs por todos os tipos de razões, incluindo:

  • Eles compartilham suas opiniões, paixões ou fragmentos de suas vidas.  
  • Ensinando aos outros o que eles sabem
  • Construindo uma lista de e-mail
  • Desenvolvendo sua marca pessoal como um especialista
  • Vender produtos ou serviços
  • Uma combinação de qualquer uma ou todas as opções acima

Quando estranhos começam a consumir seu conteúdo, pode ser muito gratificante, mas também gera um compromisso com o blog.

É importante ser o mais consistente possível, não apenas na frequência com que você publica, mas também no tipo de conteúdo que você escreve.

Para quem está iniciando um blog, é muito raro ver resultados imediatamente. Portanto, para se manter motivado nos estágios iniciais, é útil lembrar por que você está fazendo isso.

Se você não sabe como fazer um blog, nós vamos mostrar tudo o que você precisa saber para implementá-lo no seu negócio.

Como começar um blog corporativo

Se você deseja ter sucesso na redação e no marketing, precisa estar comprometido desde o início. Não se preocupe em não ser um especialista em marketing de conteúdo ou seguir qualquer fórmula em particular. Em vez disso, coloque toda a sua energia na criação de um ótimo conteúdo e se torne um especialista no seu segmento.

Para iniciar um blog corporativo, você precisa fazer o seguinte: Abordaremos esses pontos em detalhes.

  • Escolha um nicho para o seu blog
  • Escolha uma plataforma e o nome do seu domínio
  • Escolha uma plataforma e modelo de blog
  • Faça com que as pessoas leiam seu blog de forma consistente

1. Escolha um nicho para seu blog

Existe muito conteúdo online. Pode parecer difícil se destacar, mas existem duas maneiras de competir: escolhendo um nicho específico para se concentrar e criando conteúdo que os leitores não encontrarão em outro lugar.

Você só deve escolher um nicho que realmente tenha uma demanda reprimida para a sua empresa atender. Isso garantirá que você tenha ideias suficientes para continuar criando conteúdo e atraia novos compradores para a sua empresa. 

Você pode fazer isso de várias maneiras:

  1. Concentre-se em um local específico (por exemplo: São Paulo, Maceió,etc)
  2. Concentre-se em um segmento específico dentro de uma categoria maior (por exemplo: produtos e conteúdos para pessoas com alergia a lactose).
  3. Entregue seu conteúdo com o tom de voz da sua marca (por exemplo, humor)
  4. Crie um conteúdo de valor (por exemplo, conteúdo aprofundado sobre marketing para pequenas empresas, com soluções focadas para este perfil de consumidor).

O nicho que você escolher deve ser importante para seu público, caso contrário, eles não irão ler os seus conteúdos, tão pouco comprarão os seus serviços. 

Depois de ter uma ideia para um nicho, use ferramentas como o Buzzsumo ou Ahrefs para ver como você está se classificando para termos relacionados e para obter ideias para tópicos futuros. 

Por último, faça uma análise da concorrência, pois isso irá lhe ajudar a construir sua marca e criar uma voz única. É importante encontrar as fraquezas dos seus concorrentes e oferecer uma solução melhor para os seus leads.

2. Escolha um blog e um nome de domínio

Depois de identificar seu nicho, você deve considerar comprar um nome de domínio .Busque por nomes que tenham alguma relação com o seu negócio, assim ficará mais fácil para os consumidores assimilarem o nome com a sua marca.

Ao escolher um nome de domínio, é uma boa ideia pensar sobre como será o nome do seu site. Escolha algo que seja cativante, memorável, fácil de digitar e que ainda não seja usado por outra marca.

A menos que você tenha uma marca pessoal forte, não recomendo usar seu próprio nome como domínio personalizado. Você pode ser a cara do blog ou site, mesmo que seu nome não esteja na URL, e é muito mais fácil construir uma marca quando você cria um nome criativo que reflita a mensagem de sua marca.

Ao escolher um nome de domínio, procure torná-lo:

  • Memorável 
  • Fácil de soletrar
  • Único

Um bom nome de marca causa uma boa impressão nos leitores e permite que eles saibam o que esperar de sua empresa, mesmo que essa escolha seja difícil, este é um cuidado que vale a pena. 

3. Escolha uma plataforma e modelo de blog

Antes de escrever seu primeiro artigo, você precisa configurar o seu sistema de hospedagem e o sistema de gerenciamento de conteúdo.
  

No mercado há muitas plataformas de hospedagens de sites, algumas são de código aberto, e em alguns casos exigem um conhecimento técnico. Porém há plataformas mais fáceis de utilizar, que permitem que mesmo um usuário sem experiência em Web Design, apenas arraste e solte os elementos que deseja para construir o seu site.

4. Faça com que as pessoas leiam seu blog de forma consistente

É preciso agir de forma estratégica para atrair mais usuários para o seu site. Isso significa que você deve escrever conteúdos que sejam de interesse da sua audiência.

Então, vamos examinar algumas das maneiras pelas quais você pode planejar o crescimento e obter o máximo de cada artigo que você criar.

Comece a coletar emails o mais rápido possível.

Não importa em qual plataforma você esteja utilizando para criar o seu blog corporativo, você deve sempre estar focado em conseguir assinantes de email. Cada novo assinante é um sinal de que você está fazendo algo certo e é um futuro cliente.

Sua lista de e-mail sempre estará com você, e nenhuma plataforma poderá reduzir o seu alcance, como normalmente acontece nas redes sociais.

Não basta apenas ter uma lista de assinantes. Os e-mails precisam ser capturados a cada passo e você deve usar formulários de contato para fazer isso.

É uma boa ideia colocar formulários de contato em seu conteúdo ou página inicial com uma chamada para a ação, convidando as pessoas a se inscreverem. Você pode colocar um popup de saída para converter visitantes em assinantes. 

Muitas soluções de marketing por e-mail permitem que você crie e use esses formulários facilmente. Você pode até mesmo gerar um link que direcione para uma página de contato separada para a qual você pode criar um link em suas postagens de blog, mídias sociais e assinatura de e-mail.

Lembre-se de que as pessoas não vão assinar o seu blog se você não pedir e se você não facilitar o processo.

Cada vez que você clica no botão Publicar, deve enviá-lo por e-mail para sua lista – um processo que você pode automatizar em qualquer plataforma de criação de sites.

Procure oportunidades para atrair mais tráfego nas pesquisas

Usando a pesquisa de palavras-chave, você pode ter uma ideia de quanto volume de pesquisa existe para consultas de palavras específicas do seu nicho. Quanto maior o número, maior a demanda para um tópico e mais tráfego você poderá gerar no longo prazo.

A maneira mais fácil de fazer isso é usando o Ahrefs e inserindo termos de pesquisa que podem ser utilizados pelo seu público, para encontrar ideias de postagens interessantes. As consultas que começam com “como fazer” ou “melhor ..” são um bom lugar para começar.

Mesmo se você não conseguir conquistar a primeira página nos resultados de busca, você terá uma ideia de conteúdos com demanda comprovada. 

Comece a construir o seu blog hoje

Quer seja o seu primeiro blog ou você já fez isso um milhão de vezes, é o seu público que determina o sucesso da sua jornada. Concentre-se em aumentar esse público à medida que adiciona novos conteúdos regularmente, assim você verá o seu tráfego crescer exponencialmente.

Como você pode ver, criar um blog corporativo pode trazer inúmeras vantagens para o seu negócio, por um custo extremamente baixo. O conteúdo orgânico ainda é a melhor opção, quando comparamos com tráfego pago.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para conhecer 5 novas tendências no marketing digital para você acompanhar e começar a implementar no seu blog corporativo.

Conteúdo produzido por William Mendes, mercadólogo e que escreve conteúdos sobre marketing e tecnologia para diferentes portais.