Empresas iniciantes estão sempre um passo atrás de seus concorrentes  diretos, uma vez que um posicionamento no mercado e na mente de seus  consumidores é essencial para que as vendas e o engajamento sejam  efetivados, com resultados marcantes.

Para isso, é inevitável que o tempo possui um fator de influência relevante, pois ele é capaz de fornecer o resultado de grandes investimentos, preparações e planejamentos. Entretanto, como desenvolver estratégias de marketing digital de posicionamento para pequenas empresas? 

Com a ascensão da tecnologia, popularização da internet e o fato de ser  acessível para a maioria dos indivíduos, suas funcionalidades e ferramentas se  desenvolveram, abrindo um leque de funções que atingem não somente  usuários de entretenimento, mas também os que procuram:

  • informações;
  • conhecimento;
  • publicidade;
  • espaço de promoção de sua marca/empresa/loja;
  • comunicação direta;
  • contato direto;
  • engajamento em seus setores de atuação, entre outros.

A tecnologia e a internet abriram um espaço totalmente oportuno para empresas e consumidores. O marketing digital é uma das áreas que desenvolveram-se com a  ascensão da internet, e desde então prosseguem se atualizando e fornecendo cada vez mais opções para os empreendedores, profissionais e também para os  consumidores, que estão inseridos na tecnologia.

No geral, o marketing digital trata-se de ações e posicionamentos de comunicação que empresas/marcas ou profissionais utilizam para divulgar, engajar, e conquistar consumidores para seus produtos e serviços, tudo em ambiente digital e virtual, através de tecnologias, internet, plataformas, redes sociais, entre outros.  

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Qual o poder do marketing digital para pequenas empresas? 

O poder do marketing digital é direto nos resultados referentes ao lucro que a empresa terá, ou seja, a ausência de estratégias e planejamento do marketing digital da empresa pode desenvolver prejuízos, ausência de impacto no público alvo, e a longo prazo, gerar a falência.

Atualmente uma empresa que não desenvolve sua publicidade em ambiente digital (ou seja, não possui  estratégias de marketing digital referente a tecnologias e internet), está  destinada a perder espaço para seus concorrentes diretos e indiretos.  

Quando trata-se de pequenas empresas, a influência do marketing digital é ainda maior, pois além de competir com seus concorrentes (que também  investem em seus próprios marketings), a empresa deve garantir seu espaço em seu nicho, criar sua identidade na mente dos seus consumidores, desenvolver uma forma de chamar a atenção do seu público alvo, competindo com seus concorrentes indiretos e diretos. São dois tipos de estratégias diferentes, para um mesmo destino.  

Existem regras para desenvolver estratégias de marketing digital para pequenas empresas? 

Não existem regras ou padrões para desenvolver as estratégias de marketing digital, o que é de extrema relevância para que haja um desenvolvimento das mesmas é que sejam baseadas na própria empresa, em seu contexto (ou seja, seu nicho de atuação, público-alvo, produtos ou serviços que serão oferecidos), que tenham um fundamento de estudos, pesquisas e profissionalismo, para que seja um investimento correto e possa garantir engajamento, posicionamento e consequentemente, lucro. 

É inútil desenvolver um marketing digital usando como base outras empresas, pois cada uma está em um nível, possui sua própria persona para se basear, seu público, seus produtos, sua identidade e suas metas, não há como utilizar outro contexto como base, os resultados não serão coerentes.

O indicado é contratar um profissional do marketing ou uma agencia de marketing digital  para que a mesma analise a situação da sua empresa, o contexto e as suas metas, para que então sejam desenvolvidas estratégias específicas, para a finalidade de chegar a um resultado eficiente. 

5 estratégias para posicionar sua empresa no mercado 

A seguir serão disponibilizadas dicas de estratégias essenciais para uma  empresa iniciar seu processo de posicionamento através do marketing digital, 

dicas que devem ser desenvolvidas e aplicadas de acordo com o contexto de  cada empresa. 

1. Esteja presente nas redes sociais

Não existe uma empresa que deseja se posicionar através do marketing digital, sem estar inserida nas redes  sociais. As redes sociais como: Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Whatsapp, entre outras possuem cada uma milhões de acessos e podem atingir até bilhões de usuários, além de oferecerem ferramentas destinadas ao marketing digital. É um espaço que une as funcionalidades da publicidade, o público e o engajamento.

2. Invista em links patrocinados e mídia paga

Os links patrocinados e mídias pagas trata-se de investimentos financeiros em promoções (o ato de promover) através de anúncios e buscas que geram resultados a  partir de palavras-chave em plataformas como: Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads, entre outros.

É uma agilidade superior à publicidade orgânica, possui um investimento acertado (diretamente no segmento) e além de ser mais prático, gera maiores resultados.

3. Esteja atualizado sobre as tendências relacionadas ao seu  público-alvo ou nicho de atuação e aproveite-as em suas redes  sociais

Uma forma de sempre ser atrativo, conquistar seu público e aumentar os resultados é “nadando” em tendências e novas atualizações da tecnologia e suas plataformas.

O público tende a focar atenção e  desejar tudo que está “na moda”, que é tendência. Sendo uma  oportunidade vital para a era da internet, no qual tudo é de fácil  comunicação, acesso, compartilhamento, entre outros.

4. Invista em Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo trata-se da estratégia de desenvolver conteúdos relevantes para o público-alvo, conteúdos que sejam atrativos, informativos, que agregam  positivamente para o consumidor.

Para isso, é importante focar na equipe criativa para desenvolver posts para as redes sociais, matérias e artigos publicitários, e-mails personalizados, vídeos interativos, curiosidades, entre outros. É uma estratégia que conquista o cliente,  torna-o um seguidor fiel, transmite confiança, profissionalismo e inovação.

5. Invista em profissionais do marketing

Os profissionais de marketing são os investimentos mais necessários, principalmente para empresas  pequenas, que procuram por se destacar, conquistar seu público e  garantir seu posicionamento em sua área de atuação.

Os profissionais de  marketing irão desenvolver estratégias profissionalmente pensadas, analisadas e focadas em cada situação no qual a empresa se encontra.

É um investimento que possui um retorno correto e que pode ser o passo de sucesso de uma empresa, só um profissional é capaz de fornecer estratégias de marketing digital focadas em cada empresa e suas características.

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