Quem faz vendas com base no ‚Äúinstinto‚ÄĚ pode estar perdendo tempo e dinheiro. Para que o faturamento n√£o seja afetado, √© necess√°rio ter um planejamento online assertivo.

Esse planejamento de vendas tem por objetivo organizar todas as etapas:

  • Defini√ß√£o de metas
  • Prospec√ß√£o
  • Gera√ß√£o de leads
  • Negocia√ß√£o
  • Vendas
  • P√≥s-vendas

Com todas essas informa√ß√Ķes, fica mais f√°cil e r√°pido administrar seu e-commerce ou loja no marketplace. Al√©m disso, as tomadas de decis√Ķes estrat√©gicas ser√£o fundamentadas nesse planejamento.

Parece complicado, mas é muito mais simples do que se imagina. Continue nos acompanhando para saber mais.

Por onde começar o planejamento online?

Com tantas mudanças acontecendo no comércio online, é preciso repensar estratégias e refazer planejamentos. Os clientes estão cada vez mais exigentes, como mostra a pesquisa de Tendências do Cliente, realizada pela Zendesk:

  • 65% dos consumidores tendem a fechar neg√≥cios em marketplaces e e-commerces que oferecem transa√ß√Ķes r√°pidas e f√°ceis.
  • 75% dos consumidores preferem gastar mais em uma compra desde que a empresa ofere√ßa uma boa experi√™ncia.
  • 50% dos consumidores afirmam que a experi√™ncia do cliente √© mais importante agora do que um ano atr√°s.

Dessa forma, muito al√©m de fazer um simples an√ļncio, √© necess√°rio pensar em como proporcionar uma boa experi√™ncia. Outro fator importante √© o aumento no fluxo de compras, uma consequ√™ncia da pandemia do novo Coronav√≠rus.

Segundo o InfoMoney, as vendas online cresceram 41% no pa√≠s em 2020. Por isso, al√©m de uma √≥tima experi√™ncia, voc√™ deve fazer o planejamento online do tempo e do estoque para atender seu p√ļblico.

1¬ļ passo: defina suas metas

O que você deseja para a sua empresa?

Não existe resposta certa, assim como não há apenas uma meta. Você pode escolher todas, mas será que estará preparado para isso?

Nessas horas o planejamento online precisa ser muito bem pensado. Se o seu desejo √© montar um e-commerce, precisar√° contratar um profissional que desenvolva a plataforma, cuidar da hospedagem, alimentar o banco de dados e n√£o esquecer das atualiza√ß√Ķes constantes no sistema.

Acredita que tudo isso seja muito dif√≠cil? Atualmente, para a felicidade de muitos donos de empresas, existem v√°rias solu√ß√Ķes. Uma delas √© o Olist Shops, indicado para quem quer criar seu pr√≥prio site de vendas por meio do uso do celular. Mais f√°cil, imposs√≠vel.

Agora, se o seu planejamento envolve montar sua loja em um marketplace, o processo pode ser facilitado, por exemplo, por meio da solução Olist Store. Essa opção torna a sua inserção mais simples nos marketplaces mais famosos.

Qualquer uma dessas metas pode ajudar a conquistar as outras duas, que é o incremento de receita e aumento de consumidores. Basta apostar na melhor estratégia

2¬ļ passo: estrat√©gia de prospec√ß√£o e gera√ß√£o de leads

Parte do planejamento online √© destinado √† estrat√©gia de prospec√ß√£o e gera√ß√£o de leads. Nesse momento, voc√™ deve levar em considera√ß√£o o quanto quer investir em marketing para fazer as convers√Ķes. 

Você pode criar uma landing page para anunciar o seu produto, encaminhando para sua loja no marketplace ou para seu e-commerce. Quer outras estratégias? Confira:

  • Parcerias
  • Feiras e eventos
  • Links patrocinados
  • E-mail marketing

3¬ļ passo: negocia√ß√£o e vendas

Negociação e vendas envolvem planejamento financeiro e, nessas horas, não pode haver falhas. Caso contrário, quem sairá perdendo é você.

Nem sempre oferecer aquele desconto ou um brinde caberá no seu orçamento. Sendo assim, busque outras alternativas para proporcionar uma boa experiência ao cliente.

Afinal, nem só de abatimentos e regalos se faz um ótimo atendimento.

Por isso, procure fazer boas descri√ß√Ķes dos produtos, ofere√ßa formas de pagamento atrativas e nunca demore ao dar uma resposta. Evite ao m√°ximo cometer os erros mais comuns de quem anuncia na internet.

4¬ļ passo: p√≥s-vendas

Há quem despreze essa prática, mas é uma das mais valiosas para quem trabalha oferecendo produtos ou serviços. Com o pós-vendas você pode realizar as pesquisas de satisfação, aplicar o NPS e estreitar laços com seu cliente.

Quando a empresa demonstra interesse e d√° a voz para o consumidor se expressar, ele se sente valorizado. Ou seja, a possibilidade de fidelizar seu p√ļblico √© grande.

E n√£o √© s√≥ essa vantagem. Voc√™ pode cruzar as informa√ß√Ķes do p√≥s-vendas e melhorar tanto o servi√ßo oferecido quanto o produto.

Sendo assim, o básico do ciclo de planejamento online é feito em quatro passos simples. Quer saber mais? Acompanhe nossas dicas.

Dicas extras de planejamento online

Quanto mais dicas, melhor! Tudo isso para seu planejamento ser impecável e você aumentar as suas vendas. Listamos abaixo alguns itens que devem sempre ser levados em consideração.

Olhe para os n√ļmeros do passado

Eles mostrarão uma direção a ser seguida. Se um produto ou serviço não está vendendo muito, descubra o motivo.

Você vende muito bem outro produto? Analise o que fez com que seja um sucesso e tente replicar em outra mercadoria.

N√£o perca seu estoque de vista!

Uma das tarefas mais árduas é manter a gestão do estoque em dia. Mesmo sendo trabalhoso, é importante.

Assim, você garante que todos seus clientes sejam atendidos, evitando o constrangimento de vender e não ter produto o suficiente.

Preços competitivos

Por √ļltimo, n√£o se esque√ßa de analisar os pre√ßos praticados pela concorr√™ncia. Essa √© uma maneira de se manter competitivo e no mercado.

Em datas especiais, como Dia das Mães, Black Friday e Natal, o preço é um fator decisivo para seu sucesso.

Finalizando, esperamos que essa matéria tenha ajudado no planejamento online de sua loja e e-commerce. Desejamos boas vendas!

Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.

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