Marketing

Qual a importância do planejamento online para marketplace?

23 de November de 2021
Qual a importância do planejamento online para marketplace?<

Quem faz vendas com base no “instinto” pode estar perdendo tempo e dinheiro. Para que o faturamento não seja afetado, é necessário ter um planejamento online assertivo.

Esse planejamento de vendas tem por objetivo organizar todas as etapas:

  • Definição de metas
  • Prospecção
  • Geração de leads
  • Negociação
  • Vendas
  • Pós-vendas

Com todas essas informações, fica mais fácil e rápido administrar seu e-commerce ou loja no marketplace. Além disso, as tomadas de decisões estratégicas serão fundamentadas nesse planejamento.

Parece complicado, mas é muito mais simples do que se imagina. Continue nos acompanhando para saber mais.

Por onde começar o planejamento online?

Com tantas mudanças acontecendo no comércio online, é preciso repensar estratégias e refazer planejamentos. Os clientes estão cada vez mais exigentes, como mostra a pesquisa de Tendências do Cliente, realizada pela Zendesk:

  • 65% dos consumidores tendem a fechar negócios em marketplaces e e-commerces que oferecem transações rápidas e fáceis.
  • 75% dos consumidores preferem gastar mais em uma compra desde que a empresa ofereça uma boa experiência.
  • 50% dos consumidores afirmam que a experiência do cliente é mais importante agora do que um ano atrás.

Dessa forma, muito além de fazer um simples anúncio, é necessário pensar em como proporcionar uma boa experiência. Outro fator importante é o aumento no fluxo de compras, uma consequência da pandemia do novo Coronavírus.

Segundo o InfoMoney, as vendas online cresceram 41% no país em 2020. Por isso, além de uma ótima experiência, você deve fazer o planejamento online do tempo e do estoque para atender seu público.

1º passo: defina suas metas

O que você deseja para a sua empresa?

Não existe resposta certa, assim como não há apenas uma meta. Você pode escolher todas, mas será que estará preparado para isso?

Nessas horas o planejamento online precisa ser muito bem pensado. Se o seu desejo é montar um e-commerce, precisará contratar um profissional que desenvolva a plataforma, cuidar da hospedagem, alimentar o banco de dados e não esquecer das atualizações constantes no sistema.

Acredita que tudo isso seja muito difícil? Atualmente, para a felicidade de muitos donos de empresas, existem várias soluções. Uma delas é o Olist Shops, indicado para quem quer criar seu próprio site de vendas por meio do uso do celular. Mais fácil, impossível.

Agora, se o seu planejamento envolve montar sua loja em um marketplace, o processo pode ser facilitado, por exemplo, por meio da solução Olist Store. Essa opção torna a sua inserção mais simples nos marketplaces mais famosos.

Qualquer uma dessas metas pode ajudar a conquistar as outras duas, que é o incremento de receita e aumento de consumidores. Basta apostar na melhor estratégia

2º passo: estratégia de prospecção e geração de leads

Parte do planejamento online é destinado à estratégia de prospecção e geração de leads. Nesse momento, você deve levar em consideração o quanto quer investir em marketing para fazer as conversões. 

Você pode criar uma landing page para anunciar o seu produto, encaminhando para sua loja no marketplace ou para seu e-commerce. Quer outras estratégias? Confira:

  • Parcerias
  • Feiras e eventos
  • Links patrocinados
  • E-mail marketing

3º passo: negociação e vendas

Negociação e vendas envolvem planejamento financeiro e, nessas horas, não pode haver falhas. Caso contrário, quem sairá perdendo é você.

Nem sempre oferecer aquele desconto ou um brinde caberá no seu orçamento. Sendo assim, busque outras alternativas para proporcionar uma boa experiência ao cliente.

Afinal, nem só de abatimentos e regalos se faz um ótimo atendimento.

Por isso, procure fazer boas descrições dos produtos, ofereça formas de pagamento atrativas e nunca demore ao dar uma resposta. Evite ao máximo cometer os erros mais comuns de quem anuncia na internet.

4º passo: pós-vendas

Há quem despreze essa prática, mas é uma das mais valiosas para quem trabalha oferecendo produtos ou serviços. Com o pós-vendas você pode realizar as pesquisas de satisfação, aplicar o NPS e estreitar laços com seu cliente.

Quando a empresa demonstra interesse e dá a voz para o consumidor se expressar, ele se sente valorizado. Ou seja, a possibilidade de fidelizar seu público é grande.

E não é só essa vantagem. Você pode cruzar as informações do pós-vendas e melhorar tanto o serviço oferecido quanto o produto.

Sendo assim, o básico do ciclo de planejamento online é feito em quatro passos simples. Quer saber mais? Acompanhe nossas dicas.

Dicas extras de planejamento online

Quanto mais dicas, melhor! Tudo isso para seu planejamento ser impecável e você aumentar as suas vendas. Listamos abaixo alguns itens que devem sempre ser levados em consideração.

Olhe para os números do passado

Eles mostrarão uma direção a ser seguida. Se um produto ou serviço não está vendendo muito, descubra o motivo.

Você vende muito bem outro produto? Analise o que fez com que seja um sucesso e tente replicar em outra mercadoria.

Não perca seu estoque de vista!

Uma das tarefas mais árduas é manter a gestão do estoque em dia. Mesmo sendo trabalhoso, é importante.

Assim, você garante que todos seus clientes sejam atendidos, evitando o constrangimento de vender e não ter produto o suficiente.

Preços competitivos

Por último, não se esqueça de analisar os preços praticados pela concorrência. Essa é uma maneira de se manter competitivo e no mercado.

Em datas especiais, como Dia das Mães, Black Friday e Natal, o preço é um fator decisivo para seu sucesso.

Finalizando, esperamos que essa matéria tenha ajudado no planejamento online de sua loja e e-commerce. Desejamos boas vendas!

Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.