Saúde

Como a psicologia pode ajudar no relacionamento com clientes e fornecedores

16 de May de 2023
Como a psicologia pode ajudar no relacionamento com clientes e fornecedores<

A forma como as pessoas enxergam seu negócio e a percepção que o público tem em relação aos valores da sua empresa são um dos principais responsáveis pelo sucesso e propagação no mercado, diante disso a psicologia tem um papel fundamental e deve estar sob destaque.

Por mais que a psicologia do consumidor não seja um assunto frequente diante do mercado de trabalho, ela é uma técnica fundamental que se baseia em todo o processo de vendas e o comportamento do público diante desse momento.

Para se ter ideia, cerca de 93% dos consumidores que estão em lojas físicas ou lojas digitais levam em conta a aparência que eles se deparam para tomar suas decisões e de fato realizar a compra.

Ou seja, diante desses dados e fatos evidenciados, fica claro que a psicologia das vendas está aí para facilitar seu negócio e auxiliar principalmente a sua empresa a entender os sinais que os consumidores transmitem.

Sendo assim, ao imaginar sua empresa por exemplo que trabalha com zincagem a frio é possível aplicar algumas ideias da psicologia das vendas sem se quer até mesmo que o público tome conhecimento disso.

Por isso, através das reações, comentários, sugestões e até mesmo os conteúdos que o público consome, tudo isso está associado à psicologia das vendas e tende a guiar seu negócio para que ações muito mais assertivas venham ser implantadas.

Logo, por mais que em alguns momentos a psicologia de vendas possa parecer um tanto complexo, desmistificá-la e realizar a sua aplicação tende a trazer para o seu negócio, resultados totalmente favoráveis e únicos.

Dessa forma, ao pensar e considerar esses fatores hoje iremos falar justamente sobre e psicologia do consumidor, fazendo com que você entenda sua significação, seus benefícios e como esse fator pode auxiliar no relacionamento com clientes e fornecedores. Vamos lá!

O que é a psicologia do consumidor?

A psicologia do consumidor está associada ao estudo da mente do consumidor com a criação de táticas de vendas, fazendo com que assim a empresa não só se antecipe aos desejos do público mas consiga entendê-lo de uma forma totalmente eficaz.

Ou seja, diante da proporção e toda a aplicação da psicologia do consumidor ela é um excelente aliado de marketing, pois agrega valor às campanhas publicitárias, tornando-as mais sutis e, portanto, mais eficazes.

Para que fique claro o quanto essa estratégia tende a ser fundamental para sua empresa de válvula de retenção, confira um exemplo prático desse conceito

Enquanto sem a psicologia do consumidor, a estratégia é um comando que geralmente é baseada no imperativo(Adquirir! Você tem! fazer!), com a ajuda da psicologia, a campanha ganha outro tom.

Isso porque é possível desencadear estímulos mentais para despertar impulsos no cliente sem o uso de coerção. Essa é a essência da psicologia de vendas: descobrir como entregar produtos de acordo com as necessidades do cliente.

Sendo assim, mesmo que de forma indireta as empresas que utilizam da psicologia do consumidor sabem exatamente onde tocar o público e os pontos que tendem a despertar seu interesse e fazer com que as compras sejam realizadas.

Por isso, mesmo em meio a um mercado onde a competição se faz presente praticamente a todo o tempo, a psicologia do consumidor se baseia em informações concretas para entender o interesse do público e todas as suas ações ao realizar suas compras.

Benefícios da psicologia do consumidor 

Nenhuma empresa tem sucesso sem conquistar consumidores. Além do mais empresas diante do mercado gastam fortunas para conseguir essa ação e tornar seu marketing mais eficaz.

Por isso, conhecer a opinião do público é fundamental para otimizar esse investimento e obter retorno suficiente para permitir o crescimento da empresa. O conhecimento nesta área traz diversos benefícios para o seu negócio. Sendo eles:

 

  • Aumento das vendas;
  • Satisfação do cliente;
  • Conquista de defensores da marca;
  • Melhoria nos indicadores de performance.

 

Logo, para que seu negócio de caldeira a lenha consiga entender ainda melhor a proporção e a relevância que a psicologia do consumidor possui, veja as características de cada ponto destacado e entenda ainda mais sobre a importância dessa técnica.

Aumento das vendas 

As pessoas não compram bens e serviços. Elas compram para que na verdade elas possam satisfazer suas próprias necessidades.

Uma empresa que conhece seu público-alvo tem mais chances de oferecer algo que atenda plenamente às expectativas de seus potenciais compradores. O resultado é o aumento das vendas. 

Consequentemente, a psicologia do consumidor desempenha um papel importante no sucesso de um negócio.

Por exemplo, uma empresa que vende vareta de alumínio ao aplicar a psicologia do consumidor, ela sabe exatamente o momento certo de oferecer as ofertas para o público e estabelecer essa necessidade em sua mente, gerando mais vendas e contatos muito mais impactantes.

Satisfação do cliente 

As empresas hoje não querem apenas atrair consumidores. Eles já entendem que essa ação exigiria um grande investimento e para não perder Consequentemente, é necessário fidelizar o cliente. 

Para isso, é necessário conhecer suas expectativas em relação a produtos e serviços para melhorar a experiência com sua empresa. Dessa forma, você consegue satisfazer e edificar relacionamentos comerciais recorrentes.

Afinal de contas, um cliente que ao comprar um tubo quadrado e ter uma experiência única diante desse momento ele se mostra muito mais próximo de estabelecer um relacionamento com a marca, fazendo com que assim se tenha um consumo frequente e até mesmo uma indicação para outras pessoas.

Conquista de defensores da marca

Clientes satisfeitos não só voltam para a empresa como também são responsáveis ​​por divulgar e atrair mais clientes.

Eles se tornam defensores da marca e podem tirar proveito disso na era das mídias sociais. Assim, as empresas obtêm lucro de várias maneiras. 

Em primeiro lugar, sua imagem melhora com o público e o retorno do investimento em publicidade se torna ainda mais importante à medida que você atrai compradores de vários canais.

Por isso, para que seu negócio, por exemplo, que trabalha com diligenciamento se destaque, utilizar a psicologia do consumidor é essencial para que os consumidores não só comprem mas estabeleçam um relacionamento único e decisivo com a marca.

Melhoria nos indicadores de performance 

Quem trabalha no mercado sabe que não basta uma percepção subjetiva de sucesso. Métricas devem ser postas para metrologia e melhoria contínua. O uso da psicologia do consumidor melhora esses indicadores. Um deles é o CAC (custo de Aquisição de clientes). 

Como já até mesmo destacamos, se a empresa cresce sua base por meio de indicadores, significa que ela tem que gastar cada vez menos com estratégias e ferramentas voltadas para atrair consumidores. Desta forma, também aumenta o retorno sobre o investimento (ROI) em marketing.

Outro indicador que apresentou melhorias significativas é o LTV (Lifetime Value). Ou seja, se a sua empresa de correia transportadora conseguir fidelizar o cliente e ele voltar, aos poucos haverá um aumento no valor que cada um deles conforme essa relação comercial. 

Vale destacar também o NPS (Net Promotion Score), indicador da probabilidade de o consumidor recomendar a empresa a conhecidos e traz resultados significativos diante desse processo e ações a serem executadas.

Como a psicologia pode ajudar nos relacionamentos 

Esses benefícios são sempre desejados por empresários, comerciantes e demais empresas quando nós tratamos da psicologia das cores e a sua relevância.

Consequentemente, você provavelmente está interessado em saber como a psicologia do consumidor ajuda a entender e implementar mudanças para obter bons resultados. Selecionamos algumas dicas que podem ser úteis. Continue lendo para descobrir!

Defina os fatores de influência 

A psicologia do consumidor mostra quais fatores motivam os consumidores a comprar, adiar sua decisão ou até mesmo os fatores que o fizeram desistir do negócio. 

Sendo assim, quando a empresa percebe esses motivos, você também pode desenvolver argumentos para atingir potenciais compradores e demonstrar que seu produto resolve seus problemas e atende suas expectativas.

Essa ação pode ser realizada independente do produto ou mercado, tendo a mesma relevância com um item tecnológico ou até mesmo com grelhas de ferro fundido.

Preveja tendências 

O consumidor segue algumas tendências.Ainda mais em um mundo VICA (Volátil, Inconstante, Complexo e Ambíguo). Ou seja, o que é relevante hoje pode estar desatualizado amanhã.

Consequentemente, grande parte do sucesso dessas organizações é ser capaz de prever tendências e estar preparada para entregar o que as pessoas desejam. Isso é possível por meio do acompanhamento do comportamento do consumidor, o que coloca a empresa em posição de destaque no mercado.

Monitore o posicionamento da marca 

Seu público enxerga os diferenciais do seu negócio que merecem um voto de confiança? Se isso não acontecer, ou seja, se o público entender que seus produtos, serviços e suporte ao cliente têm exatamente a mesma qualidade dos concorrentes, não precisa dar preferência à sua empresa. 

A psicologia do consumidor permite monitorar essa percepção e criar ações adequadas para mudá-la, conquistando liderança e provocando desejo em seu público-alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.