Saúde

Exercícios físicos podem provocar lesões que merecem atenção

20 de December de 2023
Exercícios físicos podem provocar lesões que merecem atenção<

Saiba como a fisioterapia e as massagens podem ajudar na recuperação muscular.

A prática regular de exercícios físicos está associada ao bem-estar e à melhoria da qualidade de vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca, com frequência, os benefícios físicos e mentais que as atividades proporcionam. Para isso, é necessário que a execução seja realizada de forma correta. Caso contrário, podem ocorrer graves lesões.

 

A rapidez na realização dos exercícios, a falta de descanso do músculo e o aumento inesperado de carga são as principais causas de lesões, como distensões musculares, fadiga muscular, entorses nas articulações de ombro, joelhos e punhos, inflamação dos tendões e problemas de coluna.  

 

Dependendo da gravidade da lesão, é preciso afastar-se dos treinos e seguir um tratamento de recuperação, indicado por um médico ortopedista. Quando o problema não recebe o devido cuidado, corre-se o risco de o quadro agravar para uma doença crônica. 

 

O ortopedista da AltaCasa Clínica Médica, Vitor Trazzi, destaca a importância do acompanhamento profissional para os exercícios. “A realização de atividades físicas sob supervisão, com a execução correta dos movimentos e sem sobrecarga – tanto no número de repetições em cada série, quanto no peso utilizado – ajuda na prevenção de doenças das articulações e da musculatura, além de todos os outros benefícios decorrentes de atividades físicas”, informou em entrevista à imprensa.

 

Durante a pandemia da Covid-19, as pessoas precisaram se adaptar à rotina de treino em casa, sem a orientação presencial dos treinadores. O resultado foi o aumento dos relatos dos médicos sobre pacientes com lesões nos músculos e articulações. 


Riscos de lesão

As lesões podem ocorrer com a prática de qualquer atividade, principalmente, se a pessoa não apresentar um bom condicionamento físico. Mas, no geral, os relatos são mais frequentes em exercícios de maior intensidade, como a musculação e o Crossfit.

 

De acordo com o estudo “Possíveis lesões musculares e ou articulares causadas por sobrecarga na prática da musculação”, publicado pela Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde (RBAFS), mais da metade dos entrevistados já sofreram com dores no corpo após a musculação. 

 

Nesse tipo de caso, a massagem é uma das alternativas recomendadas para aliviar o problema. No entanto, quando a pessoa apresenta uma lesão, a orientação é a realização de exames de imagem para investigar o quadro e receber o tratamento adequado, que pode incluir medicamentos e, em alguns casos, intervenção cirúrgica.

 

Ainda segundo o estudo publicado na RBAFS, 36% das pessoas ouvidas pela pesquisa informaram que sofreram algum tipo de lesão e tiveram que abandonar os treinos. 

Tratamento e tempo de recuperação das lesões 

A recuperação de uma pessoa lesionada varia conforme a gravidade do quadro. De acordo com especialistas em ortopedia, os procedimentos recomendados após uma lesão são repouso, gelo e compressão local. 

 

Durante a reabilitação, pode ser necessário estimular os músculos. Nesse caso, além do acompanhamento com o ortopedista, é necessário o trabalho de um fisioterapeuta, responsável por fazer o tratamento correto das lesões, promovendo a regeneração e o fortalecimento da musculatura da região machucada. É possível buscar pelo trabalho de um profissional autônomo ou um estúdio de fisioterapia São Paulo ou em outras regiões do país. 

 

Os massagistas também podem desempenhar um papel importante para a recuperação das lesões. Os movimentos mecânicos sobre a área lesionada ajudam na circulação, estimulam o processo de cicatrização e relaxam os músculos.  Por isso, outra opção de tratamento que pode ser procurada é a massagem relaxante em São Paulo e outros estados. 

Além disso, após o período de tratamento, os músculos podem ficar mais sensíveis. Dessa forma, a orientação médica é a volta gradual às atividades físicas para evitar que o problema se repita.

Como evitar lesões 

Os exercícios físicos exigem o trabalho constante dos músculos. Para prevenir qualquer tipo de lesão, existe uma série de condutas recomendadas para preservar a saúde dos músculos e das articulações. As práticas podem estimular todo o funcionamento do corpo e ativar o condicionamento físico para execução das atividades. 

Aquecimento 

Reúne atividades físicas de baixa intensidade que preparam o corpo para a realização dos exercícios. Normalmente, o aquecimento promove o aumento da frequência cardíaca e estimula o metabolismo, sendo possível melhorar o rendimento e evitar lesões. 

Alongamento 

É responsável por promover a flexibilidade muscular. Com o alongamento, os músculos podem se tornar mais resistentes, possibilitando uma melhor amplitude para os movimentos.  

Uso de carga adequada 

O volume excessivo de carga está associado às lesões. O uso adequado, indicado por um profissional, não sobrecarrega os músculos e evita fadiga muscular, dores e outros problemas. 

Orientação profissional 

O acompanhamento de um educador físico auxilia na execução correta dos exercícios, evitando os erros que podem comprometer a qualidade do treino, os resultados e, principalmente, a saúde.