Saúde

Estimulação da medula espinhal: veja como funciona

6 de February de 2023
Estimulação da medula espinhal: veja como funciona<

A medula espinhal é uma das partes mais importantes do corpo humano, ou a mais importante segundo alguns especialistas, isso porque ela faz parte do que conhecemos como a coluna, que controla todo o nosso corpo.

Infelizmente não são todas as pessoas que entendem como essa parte do corpo afeta diretamente ele por completo, desde o topo da cabeça até a ponta dos pés, sendo o principal motivo que sustenta o corpo.

A coluna é o que une os nervos e ligações de todo o corpo, levando informações para o seu cérebro, seja as que permitem a simples ação de segurar um copo até mesmo a de te falar que está sentindo dor em algum lugar do corpo.

Não é à toa que quando algumas pessoas sofrem algum tipo de acidente e machucam a coluna, tendem a ter alguma consequência trágica, como a perda dos movimentos das pernas ou de outras partes do corpo.

Isso porque a coluna controla tudo do corpo e por isso precisa ser muito bem cuidada, principalmente por quem trabalha com serviço de limpeza terceirizada ou qualquer outro que acaba exigindo muito do seu físico.

Nos últimos tempos, muitos problemas e doenças na região da coluna passaram a surgir no mundo e afetar muitas pessoas, inclusive ao redor do Brasil, e alguns dos mais comuns e procurados para tratamento no país são:

  • Hérnia de disco;
  • Bico de papagaio;
  • Artrose;
  • Hiperlordose;
  • Hipercifose;
  • Osteoporose;
  • Escoliose.

Talvez você sofra com algum deles ou conheça alguém que sofre, e só quem a possui sabe a dor quase insuportável que pode ser gerada quando ela taca ou quando a coluna é forçada em algum tipo de atividade.

Sentir qualquer dor no corpo já é algo horrível, mas na região da coluna é pior ainda, pois como mencionamos, ela controla todo o seu corpo e qualquer mínimo movimento que desejar fazer com ela doendo será um momento terrível.

Por isso, o incentivo para o cuidado com a coluna tem sido cada vez maior dentro de empresas que contam com uma boa assessoria segurança do trabalho e também através da internet com profissionais falando sobre o assunto.

Tendo em vista os grandes avanços da tecnologia na área da saúde nos últimos tempos, novos procedimentos foram criados para ajudar quem sempre sofreu com dores nas costas ou que pode sofrer devido a algo que possa acontecer.

Sendo assim, hoje iremos falar mais sobre o processo de estimulação da medula espinhal, que tem sido cada vez mais usado para o tratamento de alguns problemas nas costas e que pode ajudar quem sofre com essas dores.

Entenda o que é a estimulação da medula espinhal

Para começo de conversa, precisamos entender o que é a estimulação da medula espinhal, que como o próprio nome já diz, trata-se de um procedimento que visa estimular a medula para inibir sinais de dor que possam ser transmitidos ao cérebro.

É muito usado no caso de pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia nesta região, o que costuma ser bem caro, diferente de quem encontra uma boa cirurgia refrativa preço acessível na internet.

O fato é que esse procedimento se caracteriza pela implantação de um pequeno aparelho gerador de estímulos elétricos na medula espinhal, conhecido como neuroestimulador, que só pode ser colocado por especialistas.

Pense que se você sabe que está com dor nas costas, é porque alguém soube reconhecer essa sensação e te sinalizar, e esse alguém é o cérebro, que recebe o sinal de dor da medula espinhal e faz com que você tenha consciência de que está, de fato, sentindo dor.

Tendo isso em vista, o aparelho em questão trabalha justamente para que esse sinal não chegue ao seu cérebro, e se ele não chegar até lá, você não saberá que está com dor e poderá viver normalmente.

Os cuidados com a saúde e qualidade da coluna tem se tornado cada vez mais importantes, tanto que uma empresa de ginástica laboral tem sido mais requisitada do que nunca em alguns ambientes corporativos, pois o mercado entende a importância de tal cuidado.

E claro que os problemas gerados nas costas podem acontecer devido à falta de cuidado em alguns momentos da vida, o que pode ser evitado por pessoas mais jovens com a prática de exercícios físicos e o acompanhamento médico.

Entretanto, existem casos de pessoas que não tiveram acesso a bons médicos e acabaram desenvolvendo problemas ou até mesmo as que sofreram algum tipo de acidente, nesse caso, é algo que foge do seu controle, mas que hoje pode ser tratado de maneira simples.

Saiba como funciona esse tipo de estimulação

Agora que você já entende um pouco mais sobre o que é a estimulação da medula espinhal, chegou o momento de entender como esse aparelho neuroestimulador funciona e como age para melhorar a dor.

É sempre válido ressaltar a importância de procurar um profissional para te ajudar nesse processo, pois assim como é possível encontrar um ótimo escritório de contabilidade na internet quando preciso, também encontra-se um ótimo especialista desse setor.

Pois bem, tal aparelho libera estímulos elétricos que fazem com que a região da medula iniba sensações de dores nas costas que são enviadas para o cérebro, que é o responsável por fazer com que uma pessoa reconheça se está com dor ou não.

A medula espinhal é a região do meio das costas, não está tão em cima como a cervical e nem tão para baixo como a lombar, ela fica bem no meio das costas e é a responsável por gerar estímulos ao cérebro.

Ela emite tanto estímulos bons, como relaxamento quando você está recebendo uma massagem, quanto os ruins quando você está sentindo dor. Com o uso do neuroestimulador, você não sente dor, pois o aparelho bloqueia o envio de tal estímulo.

Pense que assim como funciona um protetor de portas para carros, que evita que o pior aconteça, o aparelho em questão trabalha para evitar que você sinta dores fortes que podem atrapalhar o seu dia a dia.

Logo a seguir iremos conhecer mais sobre para quais casos esse aparelho é indicado, pois não são todas as pessoas que sofrem com problemas na região da coluna que podem utilizá-lo, mas estima-se que seja algo mais acessível com o passar do tempo.

O aparelho é implantado por um profissional durante uma operação que acontece com o máximo de cuidado, afinal de contas, a região da coluna é uma das mais delicadas de todo o corpo, seja em qual parte for.

Conheça as indicações para esse procedimento

Como mencionamos, agora você irá conhecer quais são as indicações dos médicos para o uso desse aparelho e quais pessoas podem recorrer a ele para auxiliar no tratamento de dores na região. Confira:

Pessoas que passaram por cirurgias

O primeiro deles é o caso de pessoas que passaram por alguma cirurgia na região da coluna, seja o dono de uma empresa de locação de ônibus ou até mesmo uma criança que nasceu com algum problema na região.

A recuperação de um procedimento cirúrgico na coluna tende a ser muito dolorido, por isso o aparelho em questão auxilia nessa fase e permite que a pessoa se recupere sem sentir fortes dores na região.

Casos de problemas irreparáveis na coluna

Além disso, também existe o caso de pessoas que possuem problemas irreparáveis na coluna, ou seja, problemas que não podem ser curados e nem operados, pois uma cirurgia pode colocá-la em risco.

Nesse caso e tendo em vista as fortes dores que a pessoa está submetida por conta desse problema que não há o que se fazer na medicina, o aparelho também é recomendado para que o paciente em questão possa viver o resto de sua vida com o máximo de conforto.

Pessoas que sofreram lesões

Por último, mas longe de ser menos importante, pessoas que sofreram algum tipo de lesão na coluna também podem usar o aparelho, seja o dono de uma administradora de condomínios SP ou até mesmo um adolescente.

Lesões na coluna são comuns em pessoas que sofreram algum acidente, que praticam esporte ou que sofreram uma queda. Por isso, é sempre importante ir direto a um especialista para entender o seu caso e solicitar o aparelho.

Existem diversos outros casos nos quais o aparelho em questão pode ser usado, vale a pena procurar o seu médico e realizar exames que te mostrem se você pode ou não usar tal aparelho.

Considerações finais

Dessa maneira, você poderá ter mais qualidade de vida e conforto, vivendo com tranquilidade e mais disposição no dia a dia, vendo como os avanços da tecnologia na área da saúde podem mudar por completo a forma de uma pessoa viver.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.