Saúde

Xô olheiras, veja como se livrar da cara de cansaço

6 de February de 2023
Xô olheiras, veja como se livrar da cara de cansaço<

A olheira é uma grande inimiga da população brasileira e de muitas pessoas ao redor do mundo, afinal de contas, ninguém se sente 100% confortável ao conviver com círculos escuros ao redor dos olhos e que dão a elas uma cara cansada. 

 

Há quem aposte nas receitas caseiras, maquiagem e até mesmo procedimentos estéticos para amenizá-las, o que não é um erro desde que você receba a devida orientação médica e realize tudo com muito cuidado e consciência do que está fazendo. 

 

O fato é que as olheiras podem ser inevitáveis para as pessoas, independentemente de sua idade, e o caso se torna ainda mais delicado quando falamos daqueles que possuem familiares com olheiras escuras e bem marcadas. 

 

Por outro lado, não é errado que uma pessoa queira melhorar a sua aparência, pois as olheiras tendem a ser uma das coisas que mais incomodam quem as tem em excesso, e hoje, existem diversas maneiras de se fazer isso. 

 

Seja uma auxiliar de limpeza terceirizada ou até mesmo uma adolescente, é mais do que possível amenizar as olheiras de maneira simples e confortável, e hoje iremos conhecer algumas delas e muito mais sobre esse assunto. 

Entenda o que são as olheiras e como elas surgem 

Antes de qualquer coisa, é importante que você entenda o que são as olheiras, conhecidas por seu tom mais escuro que se localiza logo abaixo dos olhos e que, em alguns casos, também podem subir para a região de pálpebras. 

 

Dependendo do tom de pele da pessoa, as olheiras podem ser mais roxas, amarelas, marrom ou até mesmo alaranjadas. São diversas as causas do surgimento das olheiras, os mais comuns tendem a ser: 

 

  • Questões genéticas;
  • Vícios;
  • Má alimentação;
  • Falta de hidratação;
  • Insônia;
  • Alergias;
  • Problemas na pele;
  • Entre outras. 

 

Aqui, é importante frisar a importância de sempre procurar um médico especialista para te ajudar a entender mais sobre qual é a causa das suas olheiras e qual o melhor tipo de tratamento para tratá-las. 

 

Qualquer pessoa, de qualquer idade ou lugar, pode ter olheiras, desde o dono da maior empresa de carrinho de carga dobrável do mercado até mesmo uma criança que não dorme muito bem. 

Táticas para amenizar as olheiras 

Tendo em vista o que foi entendido até aqui, é normal que muitas pessoas queiram tratar as olheiras e diminuir a imagem de rosto cansado. Por isso, selecionamos algumas das táticas, tanto caseiras quanto profissionais para ajudar nesse processo, confira: 

Gelo 

A primeira delas é o uso do gelo, que pode ser utilizado direto na pele ou envolto a um pequeno pano, que é mais recomendado para que a pele não seja tão agredida, e a baixa temperatura dele acaba fazendo com que a pele “acorde”. 

 

Com o choque que há na região abaixo dos olhos, as células tendem a diminuir e, com isso, o inchaço pode ser diminuído imediatamente e, a longo prazo, o tom escuro das olheiras também pode começar a diminuir. 

Camomila 

A camomila, além de ser ótima para quem deseja relaxar após um treino pesado com equipamentos para academia, também é uma ótima opção para suavizar as olheiras devido a sua ação antioxidante e calmante. 

 

Existem pessoas que usam as folhas de camomila para esfoliar a região dos olhos e as que congelam o chá para passar, assim como ensinamos na dica anterior. Acontece que a camomila acaba sendo melhor se o seu principal objetivo é suavizar as olheiras. 

Pepino 

Quem nunca viu a famosa cena de filme com a mulher com duas rodelas de pepino nos olhos, não é mesmo? Pois bem, trata-se de um ótimo aliado para quem deseja um resultado imediato quando o assunto é tapear as olheiras. 

 

Você pode cortar duas rodelas de pepino e deixá-las ficarem bem geladas, após isso, coloque-as sobre os olhos e aguarde entre 15 e 20 minutos, você terá olheiras mais suaves e menos inchaço nessa região. 

Máscara facial 

As máscaras faciais também são grandes aliadas nesse processo, pois assim como uma boa pintura externa de prédios, ela deixa um resultado uniforme em toda a pele, ajudando não só no tratamento das olheiras, mas também de manchas e outros problemas de pele. 

 

No caso das olheiras, em específico, a máscara mais recomendada é a preta ou a vermelha, que pode ser misturada com água gelada, aplicada em todo o rosto e retirada após 10 minutos, a pele ficará bem mais uniforme. 

Procedimentos estéticos 

E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre os procedimentos estéticos, que também são ótimos quando o assunto é ajudar no tratamento das olheiras, pois eles são definitivos e entregam um ótimo resultados.

 

Existem diversos disponíveis no mercado, mas é sempre importante consultar o seu médico para entender qual o melhor para o seu caso e evitar problemas maiores, fazendo com que suas olheiras sejam tratadas da maneira correta. 

 

Tais táticas podem ser usadas para diferentes tipos de olheiras e são tão fáceis de se fazer quanto encontrar um bom tecido juta colorida na internet, mas o cuidado e o acompanhamento médico são ainda mais importantes nesses casos, lembre-se disso. 

Dicas de como prevenir as olheiras 

Agora que você já sabe como suavizar as olheiras, chegou o momento de também aprender a como preveni-las, pois como qualquer outro problema, elas podem ser evitadas. Confira abaixo como fazer isso: 

Tenha uma boa noite de sono 

Um dos principais motivos pelos quais as olheiras surgem em pessoas que não possuem problemas genéticos com isso, são as noites de sono mal dormidas e problemas como a insônia, que geram essa cara de cansaço. 

 

Por isso, se você é uma pessoa que dorme pouco ou possui dificuldades para isso, procure um médico que possa te ajudar a dormir melhor, pois isso irá te ajudar não só a prevenir as olheiras, mas também a ter mais qualidade de vida. 

Use protetor solar 

Além disso, o uso do protetor solar é extremamente importante e indispensável no dia a dia, seja você homem ou mulher que trabalhe na rua como distribuidor de cloro para piscina ou que trabalhe dentro de casa. 

 

A luz do sol e até mesmo a do computador emite raios que acabam matando algumas células do rosto e gerando espaços mais escuros nele, como as olheiras, e o protetor solar evita que isso aconteça, por isso, use-o todo dia. 

Evite fumar 

E é claro que os vícios no geral também influenciam na geração das olheiras, além de acabarem com a saúde de qualquer pessoa. Mas dentre eles, o cigarro tende a ser um dos mais agressivos quando o assunto é a formação de olheiras. 

 

Por isso, evitando fumar, seguindo as outras dicas de prevenção e procurando outras para te ajudar, será ainda mais fácil garantir que as olheiras passem bem longe dos seus olhos no dia a dia. 

Conheça os principais tipos de olheiras 

Para finalizar este conteúdo, nada melhor do que conhecer os tipos de olheiras que existem, pois assim como contamos com diversos tipos de projetos elétricos em empresas de projetos elétricos, também temos vários tipos de olheiras, Confira: 

Olheiras Vasculares/Sanguíneas

A primeira delas e uma das mais comuns são as olheiras vasculares ou sanguíneas, como também são conhecidas, e que se caracterizam por um tom mais arroxeado e pela marcação de pequenos vasos na região dos olhos devido à má circulação do sangue.  

Olheiras Pigmentares

Já as pigmentares tendem a seguir o tom de pele da pessoa e se destacar por ser apenas um espaço com um tom mais escuro, mas nada tão discrepante, tanto que muitas pessoas que as possuem costumam disfarça-las com um pouco de maquiagem. 

Olheiras Profundas

As profundas são as olheiras que, como o próprio nome já diz, se caracterizam por serem olheiras bem fundas e escuras, que não se limitam apenas no escurecimento da região, mas também no afundamento daquela área. 

Olheiras Flácidas

E por fim, temos as olheiras flácidas que se caracterizam por serem as que diminuem a produção de colágeno na região dos olhos e a deixa mais mole, podendo acontecer desde com quem trabalha em uma lavadora de alta pressão industrial ou com um jovem. 

 

Esses são os tipos de olheiras que existem, vale a pena procurar um médico para entender qual o tipo da sua e saber qual o melhor tratamento para ela, pois cada uma possui um caso que precisa ser respeitado e acompanhado. 

Considerações finais 

Dessa maneira, você saberá como tratar e evitar as olheiras, mas também saberá como fazer para que se sinta cada vez mais confortável com a sua imagem e saiba o que fazer para se sentir cada vez melhor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.