Startup

Entenda o que é uma empresa sustentável e como se tornar uma

17 de May de 2021
Entenda o que é uma empresa sustentável e como se tornar uma<

Se você está se perguntando o que é uma empresa sustentável é porque provavelmente almeja se tornar uma. Esse assunto é fundamental de ser debatido, pois as ações feitas hoje por pessoas e empresas em relação à preservação ambiental são determinantes para o futuro. 

Por isso, para te ajudar a entender o assunto, aqui vamos explicar o que é ser uma empresa sustentável, o que fazer para se tornar uma instituição ecologicamente correta e também alguns exemplos no Brasil e no mundo para você se inspirar. 

Confira!

O que é uma empresa sustentável

Ser uma empresa sustentável significa adotar ações que permitam o crescimento do negócio e também respeitem o meio ambiente e a sociedade. Ou seja, voltar o olhar para além da instituição e entender como a empresa pode ter um impacto ecológico positivo, mas ainda assim manter o foco no desenvolvimento da companhia.

O tema tem ganhado cada vez mais força a cada ano que passa e em um futuro próximo essa será uma característica determinante para que as empresas alcancem o sucesso, pois será esperado que as instituições de fato cresçam contribuindo para um desenvolvimento sustentável. 

Vale destacar também que a sustentabilidade em uma empresa está relacionada tanto às ações em prol do meio ambiente quanto para o fortalecimento da sociedade como um todo. Por isso, as ações sustentáveis vão além da preservação ambiental e também estão relacionadas ao respeito aos trabalhadores e às leis trabalhistas, por exemplo. 

Mas o que é sustentabilidade em si? 

Aqui vale uma explicação sobre o conceito de sustentabilidade, o qual está diretamente relacionado ao “desenvolvimento sustentável”. De acordo com a organização WWF-Brasil, “desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”

Essa definição foi proposta pela primeira vez na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas ao propor soluções que aliassem o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. 

É por isso que essa pauta é tão relevante e deve ser debatida. Afinal, ao pensarmos em desenvolvimento econômico, são as empresas que estão à frente disso, por isso ter clareza sobre o que é uma empresa sustentável é tão importante.

O que são práticas sustentáveis nas empresas

Para que seja possível de fato alcançar a sustentabilidade empresarial, é importante conhecer o que é necessário para uma empresa ser sustentável. As ações devem ir além do Marketing para moldar uma boa imagem no mercado: é preciso de fato implementar ações que resultem em um meio ambiente mais saudável e em uma sociedade melhor. 

Veja abaixo alguns exemplos de características de empresas sustentáveis, do mais básico ao avançado e que contemplem toda a cadeia produtiva:

  • Ter programas de reciclagem
  • Reaproveitar a matéria-prima sempre que possível
  • Utilizar recursos como água e energia com consciência
  • Criar sistemas que permitam o reaproveitamento da água
  • Implementar processos que não poluam o ar, rios e o solo
  • Utilizar fontes de energia limpa e renovável
  • Contratar produtos e serviços de outras empresas sustentáveis
  • Ter lideranças diretamente envolvidas com a sustentabilidade empresarial
  • Investir em tecnologias que reduzam os impactos ambientais
  • Ser uma empresa transparente e ética

Além disso, ações focadas no respeito e bem-estar dos colaboradores também fazem parte de uma empresa sustentável, tais como:

  • Seguir corretamente as leis trabalhistas
  • Garantir processos produtivos que mantenham suas equipes seguras
  • Proporcionar um ambiente de trabalho que estimule a criatividade
  • Respeitar a diversidade de colaboradores e clientes
  • Oferecer desenvolvimento profissional e oportunidades de crescimento
  • Fomentar programas educacionais em relação à preservação ambiental

Com esses pontos em mente você já consegue ter mais clareza sobre o que é preciso ser feito para alcançar a sustentabilidade empresarial. 

E mais: sabia que ser uma empresa sustentável está diretamente relacionado à inovação?

Veja aqui 4 dicas de como inovar na sua empresa.

Como se tornar uma empresa sustentável

Para se tornar uma empresa sustentável é preciso fazer uma análise minuciosa de todo o seu negócio para identificar quais ações podem ser implementadas com mais rapidez e quais precisarão de mais planejamento. 

De qualquer forma, o importante é dar o primeiro passo, mesmo que sejam pequenas ações no dia a dia, pois com o tempo elas alcançarão uma escala maior. 

Além disso, para que você tenha mais clareza sobre por onde começar, vale destacar que o crescimento sustentável de uma empresa tem como premissa três grandes pilares:

  • Econômico: investir na expansão dos negócios
  • Social: reduzir o impacto social
  • Ambiental: manter a preservação ambiental

Todas as escolhas devem ser feitas considerando que os três pilares sejam contemplados simultaneamente.

A seguir mostraremos algumas sugestões para te inspirar.

Invista na conscientização de todos os colaboradores

Para que as ações de fato funcionem é importante que todos estejam alinhados a respeito de qual é o propósito por trás das ações que serão implementadas. Por isso, invista na conscientização dos colaboradores da empresa e mostre porque a sustentabilidade é importante para a sociedade e para o mundo, não apenas para a instituição. 

Além disso, seja transparente para que esteja sempre claro o que será feito, quais são os resultados esperados e como isso será benéfico para todos. E mais: cada um dos colaboradores deve saber como é responsável para que a sustentabilidade de fato se torne parte da instituição.

Estimule ações sustentáveis no dia a dia

O caminho para se tornar uma empresa sustentável começa com pequenas ações no dia a dia, por isso incentive todos na companhia a mudarem hábitos, tais como:

  • Aumentar o uso de produtos descartáveis
  • Espalhe lembretes para que as luzes sejam apagadas em ambientes vazios
  • Reforce a importância de não desperdiçar água
  • Reduza o consumo de papel na instituição

Além disso, priorize os fornecedores e distribuidores que também são empresas sustentáveis, para que assim toda a cadeia produtiva passe a ser formada por companhias que prezam pelo cuidado ao meio ambiente.

Utilize fontes renováveis de energia

Existem diferentes tipos de geração de energia, de modo que as fontes de energia renováveis (também conhecidas como fontes de energia limpas) são aquelas que geram um menor impacto ambiental pois emitem menos poluentes, como a eólica e solar. 

Assim, ao adquirir energia de fontes como essas é possível caminhar rumo a se tornar uma empresa mais sustentável, pois haverá uma redução da emissão de gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa e, por consequência, do aquecimento global.

No Mercado Livre de Energia, por exemplo, as empresas podem negociar preços, prazo, volume e forma de pagamento diretamente com os fornecedores, conseguindo assim ofertas de energia mais vantajosas. Inclusive, é possível adquirir energia de fontes renováveis com mais facilidade.

Veja aqui quais são as vantagens e desvantagens do Mercado Livre de Energia.

Para migrar para o Mercado Livre de Energia o ideal é contar com o suporte de uma empresa especializada no assunto. A Esfera Energia, por exemplo, realiza uma consultoria completa para ajudar os clientes a fazerem a migração.

Três exemplos de empresas sustentáveis no Brasil e no mundo

Agora que você já sabe o que é uma empresa sustentável, abaixo elencamos três exemplos de companhias para te inspirar.

Natura Cosméticos

80% dos produtos da Natura são de origem vegetal, por isso a empresa tem como foco diversas ações para uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia. 

Além disso, a marca faz parceria com produtores rurais para a extração adequada de produtos naturais, é envolvida com causas como “Amazônia Viva” e “Menos Lixo”, e também tem diversos compromissos estabelecidos no documento “Visão de Sustentabilidade 2050”.

Unilever

A Unilever é uma multinacional que tem em seu portfólio marcas como Dove, Hellmann’s, Omo, Kibon e Simple. Em relação à sustentabilidade, é uma referência em todo o mundo. 

Por exemplo, tem um “Plano de Sustentabilidade no Brasil” com foco nos pilares “Melhorando a Saúde e o Bem Estar”, “Reduzindo o Impacto Ambiental” e “Melhorando as Condições de Vida e Trabalho”.

Além disso, em 2010 lançou o “Plano de Sustentabilidade da Unilever”, que tem como objetivo “provar que a sustentabilidade e sucesso do negócio estão ligados”.

Sanofi

A Sanofi é uma empresa farmacêutica francesa e considerada uma das maiores de seu setor em todo o mundo. Em relação às ações em prol do meio ambiente, a empresa criou o “Planet Mobilization”, uma série de metas que são compartilhadas globalmente e devem ser alcançadas até 2025.

As metas têm cinco pilares: consumo de água, resíduos, biodiversidade, produtos farmacêuticos no meio ambiente e pegada de carbono. 

Quer saber mais sobre o assunto e entender como a sustentabilidade está relacionada ao mundo dos investimentos? Leia o artigo sobre o que é ESG.

Esse artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre.