Tecnologia

Fintechs, Startups e Big techs: qual a diferença entre elas?

18 de August de 2022
Fintechs, Startups e Big techs: qual a diferença entre elas?<

Não é novidade que as fintechs, startups e big techs têm sido tecnologias inovadoras no mercado e muitas pessoas ainda não sabem do que realmente se trata. Assim, o protagonismo fica por conta delas.

O principal objetivo das três é trazer conforto e comodidade priorizando as necessidades reais dos clientes. Continue a leitura para saber mais sobre essas novas tecnologias que tem tomado conta de tudo e como elas funcionam.

 

Fintechs, Startups e Big Techs: qual a diferença?

Para melhorar o entendimento é preciso atentar aos conceitos individuais de cada uma. Então veja a definição delas e como elas se integram de forma a melhorar o desenvolvimento da empresa.

 

Fintech

Pensando em Fintech e “abrindo” a palavra, se tem duas origens: financeiro e tecnologia. É a junção desses dois temas. Sendo assim, pode ser definida como uma startup, que será explicada logo em seguida.

Os objetivos são desenvolver e atuar para resolver problemas que existem no mercado financeiro e coisas relacionadas a isso. E como elas fazem isso? Através de serviços e produtos inovadores cem por cento online. Veja alguns exemplos de soluções empregadas por elas:

– Contas digitais, cartões (débito e crédito), empréstimos, seguros e todos os outros que são relacionados às instituições financeiras.

Pode haver Fintechs que também são Startups e como exemplo tem-se o PagSeguro, PicPay, Nubank, Aarin, Credifit, Creditas e ZigPay. Com certeza você já ouviu falar de alguma delas e sobre as taxas burocráticas mínimas que elas têm. Isso que faz a fama de cada uma.

 

Startup

De acordo com o site Midi Tecnológico, que aborda o assunto há anos, as empresas startup também trabalham com o desenvolvimento de produtos com uso da tecnologia, só que visando o crescimento rápido, embora sejam empresas que estão começando agora e que demoram um pouquinho para gerarem lucros.

A diferença entre as empresas médias e pequenas é que não é preciso um capital para iniciar o negócio. Elas podem utilizar dos meios digitais em busca de financiamento e crescimento. As principais características são: ser escalável, ligação com tecnologia e baixo custo.

Ser escalável está relacionado ao aumento da produção e das vendas sem terem aumento de despesas. Ligação com tecnologia porque entendem que as tecnologias estão aí para ajudar na inovação atendendo as necessidades do mercado. E, baixo custo porque ele é bem menor.

De forma geral, então tem diferença entre fintechs e startups?

Apenas se destaca pela diferença no segmento de atuação. Enquanto a startup atua em qualquer setor existente no mercado (alimentação, vestuário, tecnologia…), a fintech atua apenas no mercado financeiro.

A aplicação da tecnologia por fintechs, startups e big techs não é novidade, como já dito anteriormente. O que ajuda a impulsionar o mercado é a tecnologia. Isso desde muito tempo atrás.

As novas empresas foram responsáveis apenas por digitalizar as relações de consumo. O que isso significa? Significa que elas que trouxeram o cem por cento online. A maior movimentação, hoje em dia, são em e-commerces. Eles conseguem vender muito mais que lojas físicas.

Com isso, os preços ficaram menores para o consumidor. Como por exemplo os bancos online. Por não ter agências bancárias espalhadas pelo Brasil inteiro, eles acabam economizando em taxas, refletindo no cliente. As tarifas bancárias estão praticamente extintas. Isso é muito bom.

Outro exemplo pouco mencionado é o Uber. O Uber é uma empresa com um novo modelo de compartilhamento de locomoção e que beneficia muita gente. O preço é em conta e por serem carros, são muito mais confortáveis. O crescimento dessa empresa foi muito grande.

Antes, eles não tinham sequer um carro próprio. Hoje, já são vários. E, são conhecidos mundialmente, principalmente por oferecem segurança aos usuários também. São fatores que geram menos burocracia para as startups, fintechs e big techs.

 

Big Tech

As grandes responsáveis por moldar a forma de trabalho, comunicação, compras e consumo das pessoas são as Big Techs. O grande objetivo é criar um modelo de negócio que seja ágil e escalável. A utilização das novas tecnologias também faz parte disso tudo.

Há misturas diversificadas de aplicativos e serviços em nuvem, acúmulo de dados e de produtos em cada big tech. Como exemplo, as maiores empresas atualmente como Apple, Alphabet, Microsoft, Amazon e Facebook tem controle sobre aproximadamente 80% do mercado.

As Big Techs costumam ser startups porque tem o modelo de negócio com as características de escalabilidade e inovação. Ambas começam pequenas e se destacam com grandes números, sejam financeiros ou com relação aos usuários.

Muito interessante esse tópico de fintechs, startups e big techs não é? Agora que já sabe do que se trata, não é uma má ideia colocar em prática na sua empresa ou no seu negócio. Não importa se é algo pequeno ou grande, um plano é criado especialmente para ele.

O melhor é que são estratégias que trazem resultados bons e rápidos.