Fintech

O que são fintechs de crédito?

12 de April de 2022
O que são fintechs de crédito?<

Em momentos de sufoco, a única solução viável parece ser o empréstimo pessoal. No entanto, o processo de ir a uma instituição, separar documentos, passar pela análise de crédito e ter uma resposta podia ser mais rápido. Pensando em eliminar burocracias e facilitar o acesso do cidadão ao dinheiro, surgem as fintechs de crédito.

Ágeis e com diversas facilidades, as fintechs de crédito revolucionaram o mercado financeiro e ajudaram muitas pessoas a sair do sufoco. No entanto, é preciso se planejar para não criar mais uma dívida. Veja como funciona essa startup de financiamento.

O que são fintechs de crédito?

Antes de entender esse conceito, é preciso saber o que é uma fintech.

A palavra “fintech” é a contração das palavras “financial” e “technology” (tecnologia financeira). Em resumo, é uma empresa que cria produtos financeiros voltados ao mercado online, como bancos digitais, cartões de crédito sem anuidade, empréstimos e seguros.

Por funcionar sem uma estrutura física, uma fintech consegue oferecer produtos financeiros com valores menores. Por isso, tornou-se uma solução ideal para quem procurava por cartões sem anuidade e contas gratuitas.

Uma fintech de crédito é voltada para quem precisa de crédito pessoal. O empréstimo é feito com mais rapidez e sem tantas burocracias. Além disso, o potencial cliente não precisa levar documentos e comprovantes para nenhum lugar, tudo é feito digitalmente.

Como funciona o empréstimo feito por uma fintech de crédito?

Primeiramente, você deve entrar no site da fintech e fazer uma simulação de crédito. Coloque a quantia que pretende pegar emprestado e o número de parcelas nas quais deseja pagar. O site vai mostrar o valor de cada parcela e, com isso, é possível fazer o cálculo dos juros pagos em cada mês.

Assim como ocorre com qualquer empresa de crédito, é preciso cumprir alguns requisitos para conseguir o empréstimo:

Para pessoa física

Em geral, as fintechs de crédito solicitam RG, CPF, comprovantes de renda e residência. Ela também vai analisar seu comportamento financeiro em sua principal conta no banco.

Há também outras exigências que variam em cada instituição, mas são documentos e comprovantes fáceis de encontrar.

Quem está com CPF negativado pode usar o carro ou imóvel próprio como garantia de pagamento. Esse tipo de empréstimo, aliás, possibilita taxas mais baixas, já que as chances de pagamento são maiores.

Para pessoa jurídica

Quem tem uma empresa pode conseguir empréstimo para pagar dívidas da empresa ou tentar uma expansão. Para isso, é preciso ter:

  • faturamento maior que R$ 400 mil por ano;
  • nome da empresa e/ou do(s) sócio(s) limpo;
  • pelo menos 12 meses de CNPJ ativo.

Há também alguns documentos que devem ser solicitados, mas também variam conforme a fintech de crédito.

Quais os tipos de empréstimo?

Existem três tipos de crédito que podem ser solicitados em uma fintech:

Empréstimo pessoal

É o empréstimo mais popular, feito em nome da pessoa. Ela só precisa enviar os documentos citados e passar por uma análise de crédito.

O empréstimo pessoal costuma ter os juros mais altos, já que não cobra uma garantia de pagamento ao devedor. Além disso, os valores costumam ser mais baixos também, justamente por essa “incerteza” da instituição de ter a quantia de volta.

Empréstimo consignado

É reservado a servidores públicos, profissionais celetistas, aposentados e pensionistas. O indivíduo solicita o empréstimo e negocia o valor da parcela. Todo mês, a fintech desconta esse valor do salário ou da aposentadoria. A garantia de pagamento é praticamente certa, por isso o valor dos juros é consideravelmente menor.

Empréstimo com garantia

É um empréstimo em que o potencial cliente utiliza um bem em seu nome, como o carro e a casa, como garantia de que o pagamento será feito. Caso as parcelas não sejam pagas, a instituição pode tomar o bem. Embora as parcelas e os juros costumem ser os mais baixos do mercado, o valor do empréstimo e o prazo para pagamento são maiores.