Transformação Digital

O que é criptografia de dados?

22 de June de 2023
O que é criptografia de dados?<

Você conhece sobre criptografia de dados? Se não, é importante que você saiba sobre, afinal a segurança da informação tem se tornado cada vez mais essencial nas empresas, já que vivemos em um momento onde os dados são muito valiosos.

E uma das formas de proteger as informações da sua empresa é através da criptografia, ferramenta que tem a função de proteger os dados, fazendo com que apenas os portadores das chaves de acesso consigam visualizar os conteúdos.

Sendo assim, se você tem uma empresa de venda de containers, tornará seus dados muito mais seguros, evitando que qualquer invasor tenha acesso às informações importantes, tanto sobre o seu negócio como sobre os seus clientes.

Para que você consiga implementar o melhor sistema de dados, é fundamental conhecer e identificar os tipos de criptografias que são aplicadas e verificar qual delas se encaixa melhor às necessidades da sua empresa.

Afinal as informações de dados e necessidades de uma empresa de assistência técnica IBBL não são as mesmas de uma loja de computadores, e para te ajudar nessa missão, vamos apresentar quais são os principais, acompanhe neste artigo.

Por que a criptografia é tão importante?

Antes de identificar os tipos de criptografia, é fundamental que você conheça mais sobre o tema e entenda todo o conceito em torno dessa ferramenta.

Saiba que a criptografia é uma das principais barreiras para impedir que hackers tenham acesso aos dados durante o envio de mensagens, isso evita com que eles descubram informações importantes.

A criptografia é muito importante, principalmente para o cenário que estamos vivendo no momento, onde o roubo de dados é um dos crimes que mais vem crescendo, quando esses criminosos interceptam essas informações utilizam para inúmeros meios, como:

  • Golpes;
  • Fraudes comerciais;
  • Venda de informações para concorrentes;
  • Extorsão.

Entre inúmeros outros crimes, como já dito anteriormente, hoje em dia os dados valem tanto ou até mais que o dinheiro, afinal essa troca de informações é valiosa para os hackers, que são muito prejudiciais para uma empresa.

Também vale lembrar que desde 2018, com a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas, sejam elas universidades, de manutenção hidráulica, de eventos ou quaisquer outras, se tornaram responsáveis pela proteção das informações.

Sejam aqueles dados que circulam intensamente ou os que são obtidos do público, dessa forma se tornou imprescindível que as empresas comecem a investir em mecanismos para proteger os seus usuários.

Quais são os principais tipos de criptografia?

Agora que você já entendeu a importância de se ter um sistema de criptografia no seu empreendimento, saiba quais são os tipos dessa ferramenta.

Quando empresas de automação industrial, por exemplo, decidem utilizar essa ferramenta, precisa escolher o tipo de criptografia ideal para o seu negócio, isso evita que ocorram erros e que os dados fiquem desprotegidos.

Para te ajudar a fazer a escolha ideal, separamos os principais tipos de criptografias existentes no mercado.

Antes de mais nada, para escolher o tipo de criptografia para o seu negócio, é necessário levar em consideração que quanto mais bits, maior o número de chaves para decifrar em documento, ou seja, quanto maior o número, melhor será a segurança.

Chave simétrica

Vamos começar falando da chave simétrica, que é um dos modelos mais comuns e simples existentes no mercado. Nesse sistema, uma mesma chave é utilizada tanto pelo emissor como pelo receptor da mensagem.

Dessa forma, se uma empresa de conserto módulo injeção optar por esse tipo de criptografia, precisa saber que essa única chave será usada para a codificação e descodificação dos dados.

DES (Data Encryption Standard)

Assim como o modelo anterior, o DES é bem básico, até porque seu lançamento foi em 1977, então ele foi um dos primeiros a ser lançado e implementado, por isso ele é bem popular mundialmente.

O DES consegue fornecer a proteção básica com apenas 56 bits, oferecendo 72 quadrilhões de combinações.

Esse método é decifrado por meio de uma técnica chamada “força bruta”, que funciona da seguinte forma: o programa irá testar constantemente todas as possibilidades de chave de forma automatizada, por horas.

Como esse é um sistema de proteção básica, não espere muita coisa dele. Apesar de ser muito usado por empresas mundo afora, oferece uma segurança reduzida para o usuário.

IDEA (International Data Encryption Algorithm)

Criado em 1991, o IDEA é uma chave simétrica que opera em blocos de informações de 64 bits e utiliza chaves de 128 bits. A sua atuação é feita de uma forma que causa confusão para cifrar o texto.

Com isso, se uma empresa de pavimentação utilizar o sistema IDEA, terá suas informações protegidas, impedindo assim o realiamento para a leitura de forma correta, fazendo com que os invasores não decifrem as informações.

Ele possui uma estrutura bem semelhante aos DES.

SAFER (Secure and Faster Encryption Routine)

A criptografia do SAFER é feita em blocos de 64 bits, mas é importante ressaltar que o SAFER SK-64 é um modelo onde são encontradas inúmeras fragilidades, dessa forma são desenvolvidas novas opções complexas como o SK-40 e o SK-128 bits.

AES (Advanced Encryption Standard)

Um dos algoritmos de criptografia mais seguros que existem no mercado atualmente, o AES é usado até pelo Governo dos Estados Unidos, para você ter ideia do quanto ele realmente protege os dados das empresas.

Sua criptografia é feita em blocos de 128 bits, mas as chaves podem ser aplicadas também em 192 e 256 bits, o que a torna uma chave muito difícil de ser quebrada em ataques que são comuns aos cibercriminosos.

Chave assimétrica

Esse modelo também é conhecido como “chave pública” e trabalha no modo privado e no público. Sendo assim, no primeiro é uma chave secreta, já no segundo o usuários deve criar uma chave de codificação e encaminhá-la para o receptor, que terá acesso ao conteúdo.

Benefícios em seu usar a criptografia

Tenha você uma loja de móveis ou uma empresa terceirizada de limpeza, viu como é necessário ter um sistema de criptografia para proteção dos dados do empreendimento e dos clientes?

Além dessa necessidade, saiba que existem inúmeros benefícios que a sua empresa irá contar a implementar esse sistema, veja a seguir quais são eles:

Ajuda a manter a integridade dos dados

Quando ocorre uma invasão, além dos hackers saberem as suas informações, eles alteram os dados para cometer fraudes. Por mais que esses invasores consigam alterar os dados criptografados, os destinatários irão conseguir detectar essa corrupção.

Isso faz com que se tenha uma resposta rápida, fazendo com que o problema seja solucionado o quanto antes.

Ajuda as organizações a cumprir as regulamentações

Além da LGPD, existem inúmeras regulamentações que precisam ser seguidas por diversos setores, sejam prestadores de serviço ou até mesmo serviço financeiro de gráficas em Campinas, afinal os dados dos consumidores são usados e armazenados.

Nesse sentido, a criptografia auxilia as organizações a atenderem todos os padrões e com isso garantir o cumprimento de todos os regulamentos.

Protege os dados entre dispositivos

É comum que as pessoas utilizem diversos dispositivos em sua vida, e com isso faça a transferência de dados entre eles, o que pode acabar acarretando alguns riscos de invasão, tornando essas informações vulneráveis.

A criptografia serve justamente para proteger os dados entre os dispositivos, mesmo durante a transferência, com isso medidas de segurança adicionais são acionadas com autenticação avançada, que ajuda a deter esses invasores.

Ajuda ao mover dados para armazenamento em nuvem

Com o acúmulo de dados e informações, sejam elas documentos em texto, fotos ou vídeos.

As pessoas e empresas estão cada vez mais armazenando esses dados em nuvens, por isso é fundamental que se tenha uma proteção a mais para que esses espaços não sejam invadidos e com isso as informações caiam em mãos erradas.

Dessa forma o armazenamento criptografado mantém a privacidade desses dados, e para que isso ocorra da maneira certa, os usuários precisam garantir que os dados sejam criptografados:

  • Em trânsito;
  • Enquanto são usados;
  • Em repouso no armazenamento.

Isso garante a segurança de todas as informações armazenadas na nuvem.

Ajuda as organizações a proteger os escritórios

Nos dias atuais, muitas instituições possuem escritórios remotos, e como os dados estão sendo acessados de vários locais, pode acabar apresentando alguns riscos à segurança virtual dessas empresas.

A criptografia serve justamente para proteger contra roubo ou perda acidental desses dados.

Protege a propriedade intelectual

Além disso, a criptografia protege a propriedade intelectual, como o software, evitando dessa forma a reprodução não autorizada deste material, que é protegido por direitos autorais.

A criptografia realmente é o futuro e deve ser utilizada por todas as empresas a fim de garantir a segurança de todos os dados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, em parceria com o site Inscrição Fácil, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.