Transformação Digital

Descubra como selecionar um servidor de nuvem para o seu negócio!

1 de February de 2024
Descubra como selecionar um servidor de nuvem para o seu negócio!<

Para quem está em um processo de migração para a cloud, uma das principais dúvidas que surgem é: como selecionar um servidor em nuvem que atenda às expectativas do seu negócio?

Até porque essa é uma das decisões mais importantes em um processo de migração, dado que o servidor terá o papel de armazenar todos os dados da sua companhia.

Atualmente, existem grandes empresas que atuam nessa área, como o Google, que oferece uma enorme estrutura para organizações que queiram começar a migrar os seus dados.

Esse é o seu caso? Então continue lendo esse artigo e descubra como selecionar um servidor em cloud, de acordo com suas necessidades. Boa leitura!

O que é um servidor?

É um sistema computacional ou dispositivo designado para processar solicitações e entregar dados a outros computadores em uma rede local ou na internet. Diferentemente de computadores convencionais, servidores são configurados para tarefas especializadas e frequentemente possuem hardware e software robustos para garantir performance, confiabilidade e proteção.

Nesse sentido, para ser considerado um servidor é necessário que o computador tenha alguns elementos específicos, como uma interface de rede e um endereço IP. Afinal, é por meio deste endereço que os outros computadores poderão acessá-lo.

Em se tratando de nuvem, não é necessário ter todo esse poder computacional, dado que quem fará esse papel é a companhia que está oferecendo os serviços.

Por que ter um servidor em nuvem?

Como se trata de um sistema computacional robusto, é necessário um grande investimento em hardware, o que muitas vezes se torna inviável para pequenas e médias empresas.

Já, quando se opta pela nuvem, toda a hospedagem de websites, aplicações, arquivos e sistema de gestão é alocada em uma companhia terceirizada. Assim, não há a preocupação de investimentos em arquiteturas.

Esse fato permite maior crescimento e adaptação à demanda. Portanto, você só paga por aquilo que realmente usa, e poderá fazer upgrades de planos na medida em que necessita de mais recursos.

Quais são as vantagens de escolher um servidor em cloud?

A escolha correta traz muitas vantagens para seu negócio. As principais são:

  • menos custo com manutenção;
  • acessibilidade;
  • escalabilidade;
  • potencialização;
  • segurança.

1. Menos custo com manutenção

Com a nuvem, não é necessário gastar com a sua manutenção. Dessa forma, o investimento em atualização de componentes obsoletos, bem como reposição de peças que apresentam falhas, não existe.

Isso sem mencionar que também não é necessário contratar mão de obra qualificada para cuidar dessa arquitetura, nem se preocupar com ataques hackers contra ela. Tudo é feito pela organização que você escolher.

2. Acessibilidade

A acessibilidade é outra vantagem da computação em cloud, posto que os dados podem ser acessados por qualquer colaborador apenas usando um dispositivo móvel com acesso à internet.

Por conta disso, a organização pode contratar talentos em diversos pontos do Brasil, sem dizer que o gerenciamento de informações fica muito mais prático.

3. Escalabilidade

Quando se opta por uma alternativa interna, cada vez que é necessário aumentar o potencial, deve-se fazer um grande investimento em infraestrutura.

Já com um servidor em nuvem, você não tem essa preocupação. Desse modo, você pode escolher os planos mais adequados para sua companhia, e fazer upgrades na medida em que crescer o seu negócio.

4. Potencialização

Como os processos serão otimizados, isso gera mais tempo para os gestores de TI trabalharem em atividades mais importantes dentro da empresa.

Afinal, não será preciso que eles cuidem da arquitetura, apenas da parte de programação interna, fato que potencializa o crescimento do seu empreendimento.

5. Segurança

Por fim, garante-se mais proteção de dados, pelo fato de que as empresas que oferecem esse serviço são gigantes, como o Google e a Microsoft.

Assim sendo, tudo fica salvo e protegido de contaminações por vírus e invasões hackers, evitando até mesmo, que você tenha que se preocupar com um ataque no meio da madrugada.

Como selecionar um servidor em cloud?

Para fazer a escolha certa é preciso analisar suas políticas de segurança, os datacenters que ele possui, a escalabilidade que oferece ao negócio, a reputação da organização, o atendimento de suporte oferecido, o custo mensal, assim como o gerenciamento dos recursos.

Vamos falar sobre cada um desses pontos.

1. Políticas de segurança

No momento de fazer a escolha, é crucial saber se a organização conta com políticas de proteção robustas em relação ao controle de acesso. 

Afinal de contas, a sua aplicação ficará hospedada nele, e isso exige que seja oferecido ferramentas anti-DDoS e Firewall para prevenir ataques à infraestrutura. Em paralelo, isso garante proteção contra desastres naturais também.

2. Datacenters

É crucial saber onde ficam os data centers da companhia que você escolheu. Averigue se eles ficam dentro do país que você está, o que pode proporcionar custos menores.

O Google Cloud, por exemplo, conta com datacenters espalhados por vários países do mundo, e por isso, oferece soluções a um custo mais em conta que os concorrentes.

3. Escalabilidade

Mostramos no tópico anterior que escalar é uma grande vantagem na computação em cloud. Todavia, para usufruir dela, é crucial saber a capacidade operacional em aumentar recursos para seu negócio quando isso for necessário.

4. Reputação

É muito importante analisar a reputação da empresa que você está escolhendo. Veja quanto tempo faz que ela está no mercado, verifique o depoimento de clientes, entre em sites de reclamação. Enfim, certifique-se de que é uma organização séria e consolidada.

5. Suporte de atendimento

Ter um suporte de atendimento 24 horas é importante, principalmente se sua companhia opera em horários alternativos, pois pode acontecer de um cliente precisar tirar alguma dúvida ou fazer alguma migração no meio da madrugada.

6. Custo mensal

Quando você escolhe uma empresa que não opera no Brasil, pode ter um custo mais elevado, uma vez que o valor cobrado é em dólar ou euro. Por isso, é importante analisar se há organizações que atuam no país, e que cobram em reais.

7. Gerenciamento de recursos

Por fim, o último ponto a ser observado é entender como é feito o gerenciamento de recursos. Grandes companhias, como o Google, contam com um gerenciamento robusto, o que assegura mais proteção para você.

Agora que você já sabe como selecionar um servidor de nuvem para seu empreendimento, é só escolher aquele que melhor atenda as necessidades do seu negócio, e começar!

Este post foi escrito pela equipe da Safetec, que contribui para a inovação na forma de trabalhar das organizações, por meio de soluções de computação em nuvem focadas em comunicação, colaboração e produtividade