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Como usar o tráfego orgânico de forma eficaz para seus negócios

8 de February de 2023
Como usar o tráfego orgânico de forma eficaz para seus negócios<

A principal forma de atrair potenciais clientes para uma loja online é utilizando o tráfego orgânico, e esse é um dos maiores desafios que os profissionais de e-commerce enfrentam.

Afinal, quanto mais pessoas visitarem um site de um produto específico e mais pessoas ficarem interessadas na qualidade dele, maior a chance de venda, o que aumenta sua renda e lucro.

Uma empresa de tecnologia que produz totem gerenciador de atendimento poderá utilizar este software nos computadores dos atendentes que estejam ligados ao atendimento do cliente.

Quais fontes de tráfego existem no mundo digital?

Em uma loja física, o lojista procura chamar a atenção dos clientes para que entrem no espaço e conheçam seus produtos para fazer uma compra. Esse processo é dividido em etapas, sendo a primeira a geração de tráfego, que atrai a atenção para a pessoa entrar na loja.

Um bom exemplo é a forma de divulgar um serviço de zincagem de parafusos. Poderia haver um vídeo demonstrativo que fosse visualmente atraente e mostrasse todo o processo de inserção do zinco sobre um metal para criar resistência contra a corrosão.

Se na loja física é possível adotar a localização e a organização da vitrine e promoções, a distribuição de letreiros, flyers e outras estratégias que visam gerar mais tráfego, nas lojas virtuais também é possível desenvolver táticas para isso.

5 tipos de tráfego disponíveis para qualquer tipo de site

Existem várias formas de conseguir aumentar o tráfego do seu site ou e-commerce, é necessário analisar as vantagens e desvantagens de cada um para saber qual melhor se encaixa para o seu empreendimento.

1. Tráfego pago

É quando acontece a compra de um espaço online que ajuda a divulgar uma loja para pessoas com perfis específicos ou pessoas que buscam palavras-chave relacionadas aos seus produtos.

As principais vendedoras desses espaços publicitários são Google Adwords, Bing Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads e Twitter Ads. 

Elas arrendam espaço para banners, mensagens, mensagens de InMail ou anúncios de texto em páginas de pesquisa. Os anúncios que geram mais receita para os vendedores de tecnologia aparecem com mais frequência.

Um exemplo prático seria uma empresa de soluções de tecnologia médica que oferece diversos produtos e deseja divulgar como funciona uma alça de polipectomia.

Esse é um produto que veio para atender uma demanda na área médica de biópsia, ressecção de tecido e hemostasia. A empresa pode utilizar espaços publicitários pagos em redes sociais da área médica para divulgar para um público mais amplo.

2. Tráfego orgânico

Consiste em pessoas que usam mecanismos de pesquisa como Google, Bing, Yahoo ou outros, ignoram anúncios e clicam em resultados de pesquisa gratuitos para acessar seu site.

Um exemplo seria uma empresa de acabamentos de superfícies, especializada em tratamento de metais (fosfato) e pintura eletrostática a pó.

Nos mecanismos de busca apareceriam empresas de pintura eletrostática em SP como resultado de pesquisa. Esse tráfego orgânico ajuda a reduzir custos de marketing e a aumentar sua margem de lucro.

3. Tráfego direto

Quantas vezes você digitou um endereço no navegador para visitar uma loja para visualizar ofertas, produtos e fazer uma compra? Inserir uma URL e ir diretamente para o site desejado é o que determina a natureza do tráfego direto.

Uma empresa que atua no desenvolvimento de soluções de treinamentos e quer oferecer o curso nr10 valor, por exemplo, teria seu produto apresentado em uma loja virtual.

4. Visitas de referência

É quando os usuários navegam em outros sites e encontram o seu empreendimento por lá. É necessário clicar no link que leva à loja virtual e entrar no site e funciona como uma referência online.

Ela utiliza a credibilidade deste site junto aos seus visitantes para gerar interesse em seus produtos. Um exemplo seria uma empresa que oferece soluções para coberturas na área de construção civil e quer divulgar uma porta de loja de enrolar preço em outro site.

5. Tráfego social

São visitantes que clicam em postagens em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e outras para chegar ao site, por isso a equipe precisa ser criativa para tirar as pessoas do tempo livre delas nas redes sociais e levá-las às compras em sua loja virtual.

Um exemplo interessante seria a divulgação de painel modular, que pode ter sua estrutura demonstrada em vários tamanhos e formatos de acordo com a necessidade do cliente, que navegaria pelas redes sociais para encontrar as postagens.

O que é tráfego orgânico e por que ele é importante?

O tráfego orgânico é gratuito e pode ser considerado baseado no interesse do usuário em determinados termos de pesquisa, o que exige que a página de comércio eletrônico esteja no topo das sugestões do mecanismo de enquete para suas palavras-chave.

Estudos mostram que 71,33% das consultas de enquete geram cliques apenas nos resultados apresentados na primeira página do mecanismo.

Uma forma de conseguir um bom posicionamento nas páginas dos buscadores é otimizar as páginas para essas ferramentas.

Quais são os benefícios do tráfego orgânico?

O consumo orgânico deve ser uma prioridade da empresa. Além de atrair o que o mercado chama de “hot leads”, pessoas genuinamente interessadas no produto, também aumenta o relacionamento com o seu público.

E a melhor parte é que pode ajudar a aumentar as conversões a curto e longo prazo.

Uma porcentagem mínima das pessoas que pesquisam no Google clicam em um anúncio e geram tráfego custeado para o site, a grande maioria dos cliques são resultados gerais, que geram os seguintes benefícios:

  • Mais rentável;
  • Maior custo-benefício;
  • Maior escalabilidade;
  • Maior duração;
  • Mais relevância;
  • Edificação de relacionamento.

E esses são apenas alguns dos benefícios que você pode conseguir ao utilizar a estratégia de tráfego orgânico na sua empresa.

Como começar a usar estratégias de SEO?

Existem alguns passos que podem ser seguidos se você quiser investir mais nessa estratégia de tráfego para o seu site, então separamos alguns deles para que você possa tirar suas dúvidas.

Tenha conteúdo exclusivo e relevante

Criar descrições de produtos ou publicar artigos usando os termos que o cliente em potencial está usando é essencial. Além disso, evite copiar e colar texto que já se sabe que está sendo usado em sites concorrentes ou fabricantes de produtos.

Um exemplo interessante seria um site que reúne diversas empresas de conserto de balança eletrônica, sendo possível comparar os preços e fazer um orçamento virtual com todas as indústrias da área, que estariam descritas conforme o cliente estivesse buscando.

Otimize a página

Não deixe as páginas sem um bom subtítulo ou descrição que aparecerá nos buscadores, atributos de imagem com uma descrição clara e completa, URLs sem os códigos e links para outras páginas internas do seu site.

Todos esses fatores recontam quando os mecanismos de pesquisa decidem a qualidade de suas páginas e a melhor posição para elas nos resultados da pesquisa.

Crie links externos para o site

Links de outros sites com boa autoridade aumentarão a reputação de uma loja online, além de obter tráfego de menções. Pesquise quais sites são mais importantes para o público e faça links para eles dentro de seu site.

É necessário abordar os gerentes recomendando artigos, pesquisas e postagens que permitem que seja indicado a loja virtual.

Otimizar o comércio eletrônico para gerar mais tráfego orgânico é uma maneira interessante de reduzir os custos de aquisição de visitantes e clientes a longo prazo.

É também a melhor maneira de aumentar o reconhecimento da marca sem pagar por anúncios, aumentando a receita sem investir em campanhas pagas.

Crie diferentes tipos de conteúdo

A produção de conteúdo em diversos formatos, tais como infográficos, podcasts e vídeos, ajuda a aumentar o alcance e gera tráfego orgânico para eles.

É também uma forma de entender que tipo de conteúdo o público prefere e, consequentemente, produzir mais e atrair mais cliques, e aumentar o tráfego orgânico reduz as despesas e aumenta os lucros da empresa.

Como visto, é um processo que envolve o uso de diversas técnicas, mas o mais interessante de tudo é que quanto mais for usada, maior o aprendizado. Isso faz todo o sentido quando se trata de estratégias online para aumentar o tráfego orgânico.

É possível usar esse tipo de tráfego de forma eficaz nos negócios, além de gastar menos, responder melhor às necessidades do público e os resultados terem mais durabilidade.

É importante lembrar que, mesmo que o tráfego orgânico aumente a sua reputação nos mecanismos de busca de forma inteiramente grátis, os resultados não aparecem do dia para a noite, é necessário algum tempo até ver os resultados, então tenha paciência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.